Seção

Mercado

Setor de esquadrias traz novas soluções e acompanha tendências do mercado vidreiro

As principais novidades deste setor serão apresentadas na maior feira de esquadrias e componentes - Fesqua 2018, de 12 a 15 de setembro

27/08/2018

 

As esquadrias representam de 5% a 20% de uma obra e é um mercado que cresce diretamente ligado ao da construção civil, assim como o mercado vidreiro. Como uma das principais tendências mundiais é o uso da luz natural para reduzir o consumo de energia e proporcionar mais qualidade de vida, as esquadrias, assim como os vidros, tem um grande importância no mercado da construção e grande potencial de crescimento.

 

O mercado de esquadrias têm evoluído muito nas últimas décadas, e especialmente há cerca de cinco anos, e está agregando novas funções juntamente com o desenvolvimento das soluções no segmento do vidro. Produzidas com novas matérias-primas, ganharam tecnologias que oferecem conforto térmico e acústico, para além das funções estéticas e estruturais.

 

Algumas dessas evoluções e principais novidades e soluções para o mercado de esquadrias serão apresentadas na maior feira de esquadrias, componentes e ferragens da América Latina, a Fesqua, que ocorre a cada dois anos em São Paulo. A edição de 2018 será de 12 a 15 de setembro e a Vidro Impresso destaca alguns produtos que serão apresentados.

 

Uma delas é a solução do software Builtek para empresas da indústria de esquadrias. A A empresa de tecnologia Alliare  atuou em parceria com a Bosch para desenvolver a funcionalidade da Trena Inteligente. O Builtek, que já está no mercado, tem incorporado as mais novas tecnologias de conectividade e gestão adaptativa, segundo o sócio da empresa, Carlo Borsoi Moura, também professor de qualidade de processos da PUC-SP.

 

“Será possível rastrear o produto e analisar sua instalação”, explica. “Se houver algum problema na obra, por exemplo, o aparelho enviará mensagem para os responsáveis e, dependendo do caso, até mesmo apontar soluções para os problemas detectados”, garante. Além disso, Moura afirma que o fabricante poderá fazer um monitoramento de seu produto em tempo real, seja na produção, transporte, armazenagem ou instalação.

 

“Vamos atuar dentro do conceito da indústria 4.0, onde os processos e equipamentos estão interligados e conversando entre si na busca por mais eficiência, reduzindo problemas e dando agilidade nas soluções necessárias”, diz. Os equipamentos usados no desenvolvimento do projeto são os Medidores Bosch GLM 50 e GLM 100. “Estamos na fase final de desenvolvimento, por isso levaremos os equipamentos para a feira, pois pretendemos colocá-los em breve no mercado”, explica Moura.

 

 

A Q-railing  também preparou alguns lançamentos como o Easy Glass Smart, guarda-corpo autoportante com nova tecnologia para uma fixação do vidro no perfil ainda mais fácil e rápida. O Easy Glass Smart é o primeiro guarda-corpo de vidro sem moldura que inclui o Q-disc System, recurso que permite prender o vidro com um único movimento. Também elimina a necessidade de usar sistemas de ancoragem complicados e oferece uma grande variedade de métodos de fixação para montar o perfil de base.

 

A empresa vai ainda expor seu versátil sistema de iluminação inteligente de LED para guarda-corpos de vidro. A linha exclusiva inclui soluções de iluminação focal e linear, o que a torna ideal para qualquer tipo de projeto. Martin Mittelstaedt, diretor operacional da Q-railing Brasil, explica o que torna um sistema de iluminação único:

 

“A linha Q-lights Spotlight apresenta uma tecnologia extremamente prática de “1 clique”, permitindo que as lâmpadas pré-preparadas para instalação sejam facilmente colocadas no corrimão. E também tem a linha Q-lights Linear Light, com revestimentos para corrimões, cubos de encaixe e perfis de base de guarda-corpos de vidro que podem ser fornecidos com uma linha contínua de luz LED em diversas cores”

 

Também estarão presentes diversos sistemas de guarda-corpos de vidro, incluindo o Easy Glass Hybrid, com perfis de base de alumínio praticamente invisíveis (apenas 43 mm de altura) e um preço muito atrativo; e o robusto Easy Glass Max, guarda-corpos auto-portante mais robusto para cargas até 5kN, com 4 perfis de base diferentes (2 para montagem superior e 2 para montagem lateral), ideal para estádios, aeroportos e shopping centers.

 

A dormakaba vai lançar duas soluções, o HSW Easy e o UNIQUIN, um sistema de perfis de alumínio e vidros para interiores, utilizado como divisórias de salas, composto por portas acionadas por fechadura com controle de acesso, que também permite a utilização de molas hidráulicas embutidas e sistemas deslizantes.

 

Já o HSW Easy é um sistema de perfis de alumínio composto por painéis deslizantes para abertura e fechamento de grandes vãos. Os painéis possuem travas e fechaduras mecânicas que se deslizam recolhendo a um estacionamento, sem, contudo, utilizar trilhos inferiores.

 

Essa solução atende agências bancárias, separando o autosserviço da agência para os horários fora comercial; fachada de lojas, seja em comércio local ou Shopping Centers; aeroportos, nas lojas “Duty Free” ou salas de embarque/desembarque, isolando voos domésticos ou internacionais; salas de reuniões em escritórios; ambientes internos e externos de restaurantes; coberturas de apartamentos; dentre outras aplicações e soluções.

 

 

Com mais de 350 anos de existência, a francesa Saint-Gobain vai lançar, durante a Fesqua 2018, o adesivo acrílico dupla-face de alta performance para Envidraçamento Estrutural Norbond SG3200. Trata-se, segundo a empresa, de produto com alto poder de adesão, especialmente desenvolvido para aplicação em envidraçamento estrutural.

 

“Nossa capacidade de inovação cresce a cada ano e o Centro de P&D (primeiro centro transversal de pesquisa & desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain no Hemisfério Sul) permite oferecer novas soluções ainda mais adaptadas às necessidades dos nossos clientes”, afirma Thierry Fournier, presidente da Saint-Gobain para o Brasil, Argentina e Chile. O lançamento oficial do Norbond, no estande da Saint-Gobain, terá demonstração de instalação e detalhamento técnico da “Tecnologia em Envidraçamento Estrutural”.

 

Já a GE Silicones fabricante de acessório de silicone estrutural, usado para afixar vidros nas fachadas de pele de vidro, apresentará suas soluções que não utilizam primer em nenhum tipo de tratamento de alumínio.

 

“Temos um produto que tem adesão a partir de 3 horas e com um procedimento por não utilizar primer no processo. Esse ponto é importante não só pela economia com material e mão de obra, mas principalmente pela segurança que esta etapa a menos no processo de colagem estrutural gera”, explica Mauro Medeiros, gerente de Negócios de Silicone para Construção Civil da empresa.

 

Mauro explica que a colagem de vidros em esquadrias é muito sensível e exige atenção sobre a aplicação adequada para a fixação e vedação. “Não existe junta padrão. Quando um vidro é maior, se faz necessário usar mais silicone para uma adesão adequada e segura.”

 

Para minimizar o risco de falhas de aplicação, a GE realiza treinamentos “in loco” com seus clientes e distribuidores. “Desta forma, além de conhecerem bem nossos produtos também passam por um treino de aplicação adequada”, afirma Medeiros. Uma experiência que será oferecida aos visitantes da Fesqua.

 

O gerente da GE alerta ainda para que todo produto também passe por testes de adesão e compatibilidade em laboratório antes da aplicação. “Também é preciso fazer o acompanhamento da colagem, um controle de qualidade do serviço, pois grande parte das empresas de construção opta por terceirizar essa fase sem aferir como é realizada”.

 

A Hydro apresentará suas linhas de esquadrias residenciais, comerciais e complementos de arquitetura para a construção civil em seu estande, localizado na rua: 600/700 - estande: 613/714. Algumas soluções da empresa serão apresentadas pela primeira vez no evento, como as Linhas Mirante e Produtiva.

 

 

A linha Produtiva 25 combina três características, que garantem um novo conceito e são indispensáveis para uma esquadria: Estética, Desempenho e Produtividade. É o sistema mais competitivo do segmento com o número de perfis e peso otimizados, produtividade na fabricação e montagem, além do desempenho de estanqueidade. Seu desenvolvimento foi focado na otimização do trabalho do fabricante de esquadrias, trazendo inovações como: o marco telescópico, que se ajusta para corrigir a variação na altura de vãos em obras; a roldana clicada, que aumenta a produtividade na fabricação e na manutenção das esquadrias; e as usinagens, que são feitas de maneira simétrica e em menos etapas.

 

 

A Mirante consiste em um fechamento de sacada deslizante-giratório, envidraçado sem perfis verticais e fácil de instalar. O sistema reduz os ruídos externos, protege os ambientes dos raios solares e ventos, diferenciando-se por sua flexibilidade, e possibilita instalações sobre o gradil ou sobre o piso e em varandas de geometrias variadas.

 

 

12ª Fesqua - Feira Internacional da Indústria de Esquadrias

 

Horários: de 4ª a 6ª, das 14h às 21h, e no sábado, das 11h às 19h

Data: 12 a 15 de setembro de 2018

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP

 

Faça seu credenciamento aqui.

 

 

 

Deixe seu comentário