Seção

Arquitetura e Vidro

Saiba quando as sacadas de vidro são permitidas

O mercado, que é promissor, requer grande atenção dos profissionais, pois nem todos os empreendimentos possuem autorização para a aplicação de vidro

20/02/1948

Uma das grandes tendências do mercado imobiliário atual, especialmente em grandes metrópoles como o Rio de Janeiro e São Paulo, são as varandas estendidas – também chamadas de varandas gourmet. A chegada desses espaços abertos nos apartamentos modernos alia o desejo dos compradores e ter uma grande área para receber pessoas, com o barateamento do custo da obra para as construtoras.

Naturalmente, com a compra dos apartamentos com varandas, muitos moradores optam por realizar o fechamento do espaço com lâminas de vidro, para garantir um pouco mais de privacidade e até mesmo reduzir o barulho e a sujeira nessa parte do imóvel. Entretanto, o que era visto como uma solução, pode se tornar um problema para os futuros moradores.

Antes de tomar a decisão de fechar qualquer sacada com vidro é preciso, primeiramente, se certificar que a estrutura do prédio foi preparada para receber esse peso extra. É sempre importante conferir com o engenheiro responsável pela obra se a estrutura do prédio é capaz de suportar sacadas de vidro não planejadas.

Outro problema pode ser o regulamento do condomínio, onde muitos deles não permitem o fechamento das varandas – por questões estéticas e estruturais – podendo ser punido o morador que opta por realizar essa compra mesmo sem a autorização da administradora e do grupo de moradores.

 

 

Mais preocupante, entretanto, do que a liberação do condomínio e o estudo das estruturas do prédio, é a aprovação da prefeitura da cidade para o fechamento desse espaço que, inicialmente, era considerado aberto. Como varandas e jardins não têm sua metragem cobrada no IPTU, fechá-las sem autorização prévia é considerado uma infração pela prefeitura.

Ter uma sacada com vidro é um dos grandes desejos de proprietários de apartamentos com esse grande espaço aberto no imóvel, entretanto, vale a pena orientar seu cliente a se assegurar dessas questões para evitar que o sonho se torne uma dor de cabeça desnecessária no futuro.

A melhor maneira de oferecer mais segurança ao seu cliente é buscando conhecimento profissional. A Vidro Impresso oferece diversos cursos profissionalizantes para o setor vidreiro, um deles específico para o envidraçamento de sacadas. Conheça os cursos Vidro Impresso e seja um profissional graduado.

Fonte: Terra

Deixe seu comentário