Seção

Dicas e Aplicações

Quais as ferramentas necessárias para uma instalação de box de vidro?

Com boas ferramentas em mãos o trabalho fica mais fácil de executar, preciso e com bom acabamento. Confira a lista de itens e esteja bem equipado para qualquer projeto

20/04/2018

Primeiramente é preciso ter uma gama completa de equipamentos de medição, pois cada um tem uma função. Entre eles está o metro tradicional de nylon, a trena, seja ela manual ou a laser, nível a laser, nível de mão, esquadro, mangueira de 3/8 para conferir o nível do piso, e prumo de centro e encosto utilizados para colocar o perfil no prumo. Também a outros itens que devem estar em sua maleta para anotação dos dados, como uma prancheta, caderno, lápis, caneta comum e caneta adequada para sinalizações no vidro, além de uma fita crepe para proteger o local dos traços na hora da marcação.

 

Depois de tudo medido, orçamento aprovado, materiais e produtos adquiridos, é hora de começar a instalação. Mas antes, fique atento à sua segurança também e certifique-se de que possui todos os equipamentos de segurança (EPI). Você vai precisar de luvas para proteger as mãos – há luvas que permitem que as pontas dos dedos fiquem livres para permitir uma movimentação precisa; óculos de proteção para os olhos e se necessário óculos para laser que identificam o laser em locais muito claros; mangote para proteção dos braços em caso de quebra do vidro; e roupas adequadas para seu conforto e limpas, para causar boa apresentação.

 

Para a instalação as ferramentas manuais são materiais imprescindíveis. A caixa de ferramentas de um vidraceiro deve conter: brocas de aço rápido 7/64, 9/64, 11/64, 3/16, 1/8, 3/8 e ¼ para furar os perfis de alumínio e brocas de vídea 5/32, 3/16, ¼, 7mm, 8mm, 10mm, 12mm, 13mm e 14mm; chave Philips e fenda; jogo de chave allen em milímetros e jogo de chave allen em polegadas para se adaptarem a diferentes tipos de ferragens e roldanas; alicate universal e alicate de pressão para segurar as peças com segurança; alicate pop para fixar arrebites pop; limas chata bastarda para desbastar o perfil de alumínio e limas chata murça para dar melhor acabamento do perfil de alumínio; e chave de roldana e gabarito de furação, utilizados para regular as roldanas excêntricas e fazer a marcação dos furos na alvenaria; e aplicador de silicone.

 

Para furação e corte serão necessários alguns equipamentos manuais e automáticas, como furadeira de impacto para furos na alvenaria; máquina de furar sem martelete para perfis de alumínio; parafusadeira; serra meia esquadria e arco de serra para corte do alumínio; e estilete. Outros itens como uma mesa dobrável para apoio, martelo para colocação das buchas na parede e martelo de borracha para pequenos ajustes, coletor de pó para quando estiver furando a parede e demais itens como papelão ondulado para forração, vassoura, pano e álcool para garantir a limpeza do local.

 

Todos estes materiais somam um investimento de aproximadamente R$2 mil. Você pode encontrar empresas que comercializam alguns destes produtos em no Guia de Fornecedores da revista Vidro Impresso.

Deixe seu comentário