Primeiro dia de palestras do GPD debate os benefícios do vidro insulado

Primeiro dia de palestras do GPD debate os benefícios do vidro insulado

Capa: Primeiro dia de palestras do GPD debate os benefícios do vidro insulado

Ambrogio Mastrodomenico, gerente de exportações da empresa italiana de máquinas e equipamentos para o processamento do vidro Forel SpA Italy, explicou os benefícios do vidro insulado ou duplo. O produto é produzido a partir de  duas unidades de vidro, separadas por um selante, composto de distintos materiais que definirão as propriedades do vidro. “A combinação de componentes podem determinar diferentes características para este tipo de vidro”, afirma.
 
O vidro insulado, de acordo com o executivo, proporciona maior conforto térmico, acústico, economia de energia e proteção solar. “A insolação é absorvida pelos móveis, carpetes e cortinas, que podem perder a coloração”, acrescenta Mastrodomenico. “Uma boa vedação evita a influência da temperatura externa no ambiente, a entrada de ruídos e controla a umidade”, completa.
 
O executivo da Forel SpA Italy disse que a espessura de 16mm é considerada ótima e recomendada. Já o espaçamento usual é de 10 a 16mm.  O especialista ressalta que não deve haver economia de selante na hora de produzir um vidro insulado, pois a quantidade e o tipo do selante são essenciais para que o vidro alcance a performance desejada. A temperatura do ambiente também é de extrema importância e deve estar abaixo de 24º C. A umidade ideal do ar é de 62%. O vidro insulado é excelente para grandes construções, pois é pesado e também age como membro estrutural do prédio, provendo proteção.
 
As palestras do Glass Performance Days terminam amanhã. Começou agora o Glass Solar Expo, que abordará as principais experiências, tendências, soluções e inovações para o setor fotovoltaico. A Glass South America, maior feira do setor vidreiro, encerra sábado, dia 24 de maio. Confira a cobertura completa do evento na próxima edição da revista Vidro Impresso.