Seção

Por que você precisa saber cálculos e projetos?

Pergunte ao professor com Jotanael Moreira

02/06/2017

Muitos vidraceiros acreditam que já sabem fazer as medições e não entendem a importância deste conhecimento de forma mais aprofundada. Grandes vidraçarias costumam ter profissionais para cada função, um para projetar, outro para instalar. Entretanto, a realidade mais comum é aquela vidraçaria menor em que o proprietário faz tudo, atendimento, orçamento, medição e instalação. São recorrentes projetos e especificações erradas que atrasam o trabalho do vendedor da fabricante ou distribuidora, adiam a obra do vidraceiro e deixam o cliente final insatisfeito com o não cumprimento dos prazos, todo um retrabalho e transtorno que pode ser evitado.

Para um pedido não voltar o profissional tem que, primeiro, fazer as medições e cálculos corretamente. É importante ter a mão as ferramentas de medição – metro, trena, trena a laser, nível a laser (mangueira de nível para casos em que o nível a laser não alcança), transferidor de grau, esquadro, prumo de parede e prumo de centro. Todas são necessárias e devem ser levadas ao cliente, pois uma complementa a outra dependendo da situação. E, claro, saber utilizá-las. Parece óbvio, mas muitos instaladores não sabem usar corretamente estes instrumentos e não sabem fazer a medição correta do vão. 

No meu curso de Projetos, Medidas e Folgas, antes da aula faço um questionário para entender o nível de cada aluno e direcionar a aula corretamente. Muitos ainda não têm segurança em fazer os cálculos, não é só medir, o profissional se sente seguro e erra muitas vezes, acontecem muitas falhas por erros de contas. A autoconfiança demais atrapalha, se você não sabe fazer o projeto, não vai saber o que pode instalar. Para isso, é preciso também conhecer as normas para saber quando especificar um vidro laminado, por exemplo. Na apostila do curso também coloco as partes mais importantes das normas técnicas em uma linguagem mais clara e didática. 

Ferramentas

Ao visitar o cliente para fazer as medidas, tenha em mãos os seguintes itens: prancheta para apoiar a folha A4, folha com a logomarca da empresa, lapiseira 0,9, lápis de carpinteiro, caneta esferográfica azul para fazer anotações gerais, caneta vermelha para anotar os detalhes, trena fita ou digital, prumo de encosto (com ele você encontra o lado do vão que está fora de prumo) e prumo de centro (ajuda a encontrar o eixo de vãos fora de esquadro), fita crepe (para realizar marcações na parede sem riscá-la). Vale ressaltar que ferramentas de qualidade são essenciais, utilize apenas ferramentas aferidas. Há trenas de má qualidade que interferem no resultado do trabalho, assim como outros instrumentos. 

 

Medidas 

Tire primeiro as medidas do vão com a trena e com o auxílio de outros instrumentos. É importante ter todas as ferramentas, pois um determinado instrumento pode não ser suficiente em uma situação específica. É comum ter um vão “torto”, com diferença de medidas de um lado em relação ao outro. As medidas de cada lado e o esquadro nos cantos irão indicar esta falha. Um erro muito comum é utilizar a menor medida. Ao fazer as medições concentre-se ao máximo, evite distrações como o celular.


Cálculos

Na hora de repassar este dado ao projeto, é preciso aplicar as folgas corretas para que a instalação final fique em conformidade e também sua estética seja de acordo ao solicitado pelo cliente final.


Projeto

Um projeto feito da maneira correta evita retrabalho, perdas do vidro que precisa ser refeito, atrapalha o fornecedor, gera prejuízos e transtornos para o cliente que tem que esperar um prazo maior que o previsto e atrasa a conclusão da obra. O que acontece são projetos enviados ao vendedor em não conformidade, sem código de fechadura, dobradiça, diâmetro de furação, sem puxador e indicador da cor e tipo de vidro. O pedido fica parado até o vendedor conseguir contato e corrigir as especificações. O projeto pode ser feito a mão mesmo, não precisa de programas especiais como o autoCAD, Corel e outros. Basta um gabarito de arquitetura e um pouco de habilidade. O importante é fazer as medidas e cálculos corretamente.   

Aproveite e conheça mais sobre o curso de Projetos, Medidas e Folgas da Vidro Impresso Cursos clicando aqui. 

Deixe seu comentário