Seção

Pergunte ao professor - com Ricardo Câmara

Qual é a norma técnica da ABNT para a instalação de box?

17/11/2016

Poucas pessoas conhecem, mas  a norma brasileira NBR 14207, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), é totalmente voltada para boxes de banheiro fabricados com vidros temperados de segurança. Esta é uma ferramenta de grande importância para todos os vidraceiros como forma de prevenção.

De acordo com a norma, todos os boxes de vidro de segurança devem ser instalados por pessoas qualificadas e que tenham recebido treinamento em instalações de boxes de banheiro. O instalador deve ter experiência em conhecimentos básicos do vidro, conhecimento em medição, saber utilizar corretamente aparelhos de medição, angulação e ferramentas, como furadeiras e tipos de brocas.

Vale ressaltar que um profissional qualificado deve conhecer as normas de segurança na área da instalação de vidros e manuseio e deve sempre utilizar equipamentos de segurança.

A NBR 14207 orienta sobre boxes de vidro temperado

 

Vejamos agora as especificações da norma em relação ao box:

Vidros

Segundo a norma técnica, os seguintes tipos de vidros podem ser instalados: laminado e temperado com película de segurança.

Proteção das bordas dos vidros

Evite que o vidro entre em contato com outro vidro, metais e a própria alvenaria. A norma recomenda utilizar proteção nos furos e recorte com calços feitos de materiais que não absorvam água e muito menos possam vir a apodrecer.

Identificação do vidro

O vidro deve ter a marca do fabricante e orientação da empresa responsável pela instalação do box. Crie um adesivo com uma boa aparência e durabilidade, e cole de maneira bem discreta para não poluir o visual do box.

Posicionamento da porta

Caso o chuveiro fique do lado contrário à porta ou transpasse, o mínimo exigido será de 50mm. Se por algum motivo o transpasse tenha que ser menor que 50mm, utilizar um perfil de vedação.

A responsabilidade é de todos nós 

A norma técnica do box também exige que os fabricantes façam testes de seus produtos em laboratório credenciado ao Inmetro. São feitos testes do box montado e também dos componentes e ferragens utilizadas no mesmo. Portanto, exija produtos apenas normatizados.

 

Em caso de instalação de box de abrir (open)

A porta deve abrir somente para o lado interno do box. Essa porta deve ser de fácil remoção e seu cliente orientado sobre como remover esse vidro de forma correta e segura caso ocorra algum acidente.

Vedação

Utilize somente silicone de cura neutra e vede os perfis na alvenaria. Faça drenos do lado interno do perfil guia inferior para melhor escoamento d’água.

Manutenção preventiva

É comum os boxes, às vezes, apresentaram problemas devido ao desgaste dos acessórios e ao tempo de uso. Por isso é recomendado que a manutenção seja feita uma vez a cada 12 meses, mantendo-o seguro. É exigência da norma que sejam feitas as manutenções preventivas e entregue um manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro. Acesse: www.deolhonoboxe.com.br

Além da revisão preventiva ser uma forma de criar laços com antigos clientes e manter a credibilidade do seu trabalho, pode ser também uma nova oportunidade de negócio. Torna-se muito importante, então, lembrar o seu cliente e já deixar a data agendada para a futura revisão. Tente também entrar em contato com antigos clientes. Apenas cumprindo a norma técnica o profissional do vidro pode garantir a sua defesa em futuros transtornos.

Como adquirir as normas técnicas?

Se você possui uma micro ou pequena empresa, poderá ter as normas por um terço do valor, devido ao convênio entre a ABNT e o Sebrae. Saiba mais em: www.abntcatalogo.com.br/sebrae

Veja também outras normas relacionadas ao vidro: 

NBR 14207 – Box de banheiro fabricado com vidro de segurança
NBR 7199 – Projeto, execução e aplicação de vidro na construção civil
NBR 16259:2014 — Sistemas de envidraçamento de sacadas — requisitos e métodos de ensaio
NBR 11706 – Vidros na construção civil
NBR 14718 – Guarda-corpos para edificação
NBR 14697 – Vidro laminado
NBR 14698 – Vidro temperado
NBR 14488 – Tampos de vidros para móveis
NBR 14564 – Vidros para sistemas de prateleiras
NBR 15198 – Espelho de prata – beneficiamento e instalação
NBR 10820 – Caixilho para edificação – janela – terminologia
NBR 10821 – Esquadrias externas para edificações

 

 

 

Deixe seu comentário