Seção

Papo Direto

Papo direto - Sérgio Koloszuk

Soluções para vidraceiros

19/08/2016

Administrador de empresa, Sergio Koloszuk está a frente da especialista em componentes de alumínio para o mercado do vidro Alclean juntamente com seus três irmãos, dois engenheiros e um publicitário. A empresa familiar com mais de 20 anos, sempre buscou desenvolver soluções inovadoras que a colocaram em uma posição de liderança no setor, com produtos de primeira linha. Sua mais recente inovação tem revolucionado o segmento de instalações de fachada Glazing, potencial negócio que exclui pequenas e médias vidraçarias que agora tem a oportunidade de atuar com segurança e qualidade. Koloszuk conta como desenvolveram o sistema Glazing, que inclui a comercialização de kits de instalação, a criação de uma rede de fornecedores que facilita a compra dos adesivos estruturais e realização de um curso de habilitação.

 

Como surgiu a ideia de criar o sistema Glazing?

Todas as ideias iniciam nas conversas com os vidraceiros, que são nossos professores. Tudo o que fazemos na Alclean deriva de suas solicitações. A ideia deste produto surgiu quando nos diziam o quanto gostariam de instalar fachadas Glazing e como era difícil conseguir comprar os componentes. A partir daí, iniciamos um trabalho de pesquisa para entender os sistemas existentes e qual deles melhor se adequaria aos vidraceiros.

 

Quais foram as maiores dificuldades detectadas?

Uma das maiores dificuldades estava na compra de componentes, como borrachas, ancoragens, etc. Imagine a seguinte situação: Uma vidraçaria de Açailândia, no Maranhão, decide executar uma obra Glazing de 50 metros quadrados, que pode representar um faturamento de R$50mil. Excelente obra para a vidraçaria! Para executar esta obra são necessários diferentes perfis, que, se usados na quantidade exata, representariam cerca de 400kg de alumínio. A primeira dificuldade será comprar o alumínio na quantidade exata, pois as extrusoras exigem quantidades mínimas de cada item.


Se ele conseguir comprar os perfis, começa o calvário para a compra dos componentes. Por exemplo, de borrachas a necessidade será de cerca de 250 metros, o que não atinge o faturamento mínimo da fábrica. Caso consiga comprar todos os componentes, ainda terá que comprar a fita VHB. Para isso terá que enviar, acompanhado do projeto, uma amostra do substrato, que é o perfil de alumínio. Sendo o perfil s aprovado em um teste que leva cerca de 30 dias, a fita será vendida na quantidade exata. Depois que a fita chegar, o vidraceiro deverá aguardar a disponibilidade de um fiscal da empresa produtora da fita, que acompanhará a colagem dos 10 primeiros quadros. Pense no custo disso. Para a empresa de fitas, 50 metros quadrados de vidro simplesmente não interessa. E isto inviabiliza uma obra de R$50mil. 

 

Como solucionaram esta questão?

Para resolver isso foi necessário desenvolver um modelo inovador, voltado exclusivamente para obras de até 15 metros de altura que permite materiais a pronta entrega em locais distantes das grandes capitais. Criamos então uma rede de empresas denominada Rede Credenciada Alclean, que tem o propósito básico de proporcionar acesso aos vidraceiros dos produtos desenvolvidos pela Alclean, pela Adere e pela Sika. A Adere é a maior produtora de fitas adesivas do Brasil, com certificações ISO 9001 e 14.001, que vem adequando seus procedimentos para atender às pequenas obras com rapidez, simplicidade e controle com rastreabilidade. Já a Sika é uma empresa multinacional que também passa por um processo de adequação destes procedimentos para participar ddo sistema da Alclean. Na Rede Credenciada todos os insumos necessários para uma fachada Glazing serão vendidos nas quantidades necessárias e à pronta entrega, permitindo o acesso dos vidraceiros às pequenas obras. Através da Rede Credenciada, o vidraceiro habilitado terá acesso a um sistema de aprovação de obras ágil e compra simplificada dos adesivos estruturais.

 

“Todas as ideias iniciam nas conversas com os vidraceiros, que são nossos professores. A ideia deste produto surgiu quando nos diziam o quanto gostariam de instalar fachadas Glazing e como era difícil conseguir comprar os componentes”

 

Como foi estruturando o projeto ao longo do tempo até torná-lo realidade?

Definido o sistema Stick, começamos a elaborar o formato dos kits. Pode parecer óbvio, mas demorou bastante até chegarmos à solução de dividir os kits em três grandes grupos. Depois disso, iniciamos a pesquisa de mercado com o objetivo de determinar as relações com outros componentes, como por exemplo os adesivos estruturais. Nesta fase começamos a desenhar os modelos da Rede Credenciada e do Sistema de Habilitação. Por fim estabelecemos um cronograma de implantação, que com muito trabalho e a ajuda de Deus está sendo cumprido.

 

São quantos kits? Qual a composição de cada um deles? 

Para a instalação são três tipos de kit. O primeiro é o Kit Coluna, destinado a construir a estrutura da instalação. Neste kit vem tudo o que o vidraceiro precisa. O segundo é o kit quadro, onde o vidro é colado. O terceiro é o kit acabamento, destinado a fazer o arremate por dentro da obra. Tem ainda um último tipo de kit, o kit show room, destinado à exposição na vidraçaria e ao treino antes da obra. A estrutura é de alumínio, os elementos de fixação são todos inoxidáveis e as gazetas são de EPDM com procedência controlada. Em todos os kits já vem tudo o que o vidraceiro precisa. Os acessórios são parecidos com os que são usados hoje. Sua diferença é que são vendidos juntos com os alumínios

 

Além da economia de tempo na busca pelos adesivos estruturais, os kits também agilizam o processo?

A montagem através de kits permite grande economia nos materiais, que podem ser comparados nas quantidades exatas para cada obra. A economia de tempo decorre da simplificação do processo de aprovação das obras e da compra dos adesivos estruturais.

 

Quantas empresas já estão credenciadas na rede em todo o Brasil? 

Já estão treinadas 73 empresas e agendadas para qualificação neste mês de agosto mais 46. A Rede Credenciada Alclean é realidade em todas as UF-Unidade Federativa. 

 

Por que para utilizar o sistema é necessário ser habilitado através de um curso criado pela Alclean?

A Habilitação é exigida apenas pela Alclean. Torcemos para que esta prática se dissemine por nosso mercado. Formamos uma estrutura inicial com oito professores e conteúdo mínimo obrigatório. O maior desafio foi encontrar uma solução para o terceiro fator de exclusão, que era a ausência de capacitação regular para esta tecnologia. Para isso, criamos um sistema que substitui os certificados por habilitações. Já temos mais de 100 habilitados até o momento. Quando um aluno faz um curso no sistema atual não temos mais contato com ele e a qualidade de seu serviço não é monitorada. Com a habilitação será diferente. Cada obra irá para um banco de dados e, em caso de problemas, terá que resolvê-los sob pena de suspensão ou até mesmo exclusão do sistema.

Vidraceiros sem reclamações e com instalações frequentes terão renovação automática. Outros, porém, podem ser convocados para reciclagem. Tanto o Sistema Glazing Alclean como a fita VHB e o silicone estrutural só serão vendidos para profissionais habilitados. Já a Rede Credenciada será fiscalizada através de auditorias das fábricas de adesivos estruturais e da Alclean.

 

“Quando um aluno faz um curso no sistema atual não temos mais contato com ele e a qualidade de seu serviço não é monitorada. Com a habilitação será diferente. Cada obra irá para um banco de dados e, em caso de problemas, terá que resolvê-los sob pena de suspensão ou até mesmo exclusão do sistema. Vidraceiros sem reclamações e com instalações frequentes terão renovação automática. Outros, porém, podem ser convocados para reciclagem” 

 

Por que em outros tipos de instalação não é obrigatória a habilitação?

Porque em nosso mercado não existe regulamentação para a formação de mão de obra. Por exemplo, para ser corretor de imóveis é necessário obter o CRECI, para ser exercer a medicina o CRM, mas para instalar vidro, nada é exigido. Entendemos que a Rede Credenciada Alclean oferece uma oportunidade de mudar isso.

 

Qualquer vidraceiro pode atuar neste tipo de instalação?

Entendemos que se o vidraceiro for ensinável, poderá trabalhar com o sistema. Acreditamos que nossos produtos devem ser para todos, desde que sigam corretamente nossas orientações e estejam habilitados. Pelo menos por enquanto não pretendemos expandir para obras maiores. Agrupamos em torno deste projeto os melhores professores e desenvolvemos uma plataforma de avaliação, emissão e rastreamento das habilitações. A instalação é relativamente simples. O vidraceiro deve atentar para prumo, nível, fixação correta e vedação. Tudo isso já faz parte do estado da técnica de nosso setor. A dificuldade residia mesmo era na compra dos insumos.

Deixe seu comentário