Seção

Arquitetura e Vidro

Olhar nas alturas

Recortes envidraçados marcam a arquitetura de restaurante construído na base de um dos rochedos mais íngremes da Europa

25/04/1952

Restaurante aos pés do gigantesco penhasco Troll Wall

Embora pouco conhecido no Brasil, para boa parte dos alpinistas e exploradores de montanhas da Europa o nome Romsdal é mais do que familiar. Localizada na costa oeste da Noruega, próximo à cidade de Andelsnes, o local é famoso por sua cadeia de montanhas extremamente íngremes, com belas formas e recortes, além de vales profundos que propiciam vistas espetaculares.

 

Alvo principal dos visitantes da região, a Troll Wall é uma das mais conhecidas rochas de Romsdal. Formada por uma monumental parede de pedra com mais de mil metros verticais, foi essa imponente escultura natural que inspirou os arquitetos do estúdio norueguês Reiulf Ramstad a projetarem um pitoresco restaurante aos pés do gigantesco penhasco.

 

Com altíssimas paredes envidraçadas de cima a baixo, que propiciam experiências visuais únicas, o edifício do Troll Wall Restaurant, concluído em 2011, tem suas bordas recortadas, como que se quisessem imitar as formas naturais de sua musa inspiradora, apontando para cima e em direção a ela. “Além de fechar o edifício em suas quatro faces, por trás de uma estrutura de vigas que se cruzam entre si, os vidros estão presentes na cobertura, favorecendo ainda mais o desfrute da paisagem”, afirma o arquiteto Reiulf Ramstad, que assina a direção projeto. E acrescenta: “As características e a identidade da edificação, por si só, tornaram-se um atrativo a mais para os turistas que visitam a região”.

 

Segundo descreve Ramstad, o projeto teve um planejamento simples e flexível. “Os fechamentos envidraçados conferem características únicas e seu formato dialoga perfeitamente com a paisagem ao redor”, diz o arquiteto. Os vidros duplos foram instalados pela norueguesa Norske Metallfasader, empresa com mais de vinte anos de experiência tanto na produção como na execução de projetos em vidro e alumínio.

 

Deixe seu comentário