Seção

Arquitetura e Vidro

O vidro e seu universo de aplicações na arquitetura

Veja algumas aplicações do vidro na arquitetura, vantagens e benefícios

15/12/2016

Com muitas possibilidades de uso na arquitetura, o vidro é um elemento que proporciona beleza, economia e segurança para qualquer projeto de ambiente. Sua versatilidade é também caracterizada pelo aspecto sustentável. Veja algumas aplicações do vidro na arquitetura, vantagens e benefícios:


Portas e janelas
Permitem a entrada de luz natural, reduzindo a necessidade de consumo de energia elétrica. Em alguns casos, é possível controlar a radiação solar, o que evita o uso excessivo do ar condicionado; Alguns materiais impedem a visualização para o interior, conferindo privacidade ao ambiente; Para proporcionar segurança, existem várias opções de vidros, desde um tipo laminado, com película que impede a propagação de estilhaços quando quebrado, até blindados com diferentes níveis de resistência balística; 


Serigrafados
O vidro temperado possui a vantagem de poder ser serigrafado em diversas cores e desenhos. O vidro serigrafado alia a estética com o controle solar, e é obtido pela deposição de esmalte cerâmico através de uma tela têxtil onde está gravado um desenho. Em seguida o vidro é submetido ao processo de têmpera e o esmalte cerâmico funde-se com o vidro. Este processo proporciona ao vidro serigrafado a resistência do vidro temperado, com uma excelente estabilidade do desenho e uma fantástica durabilidade do serigrafado. O vidro serigrafado pode ser fornecido com motivos padrão ou desenhos personalizados e em diversas cores.


Banheiro e cozinha
O vidro do tipo temperado pode ser utilizado no box e em tampos de pia, proporcionando leveza para a decoração do ambiente. Blocos de vidro são também frequentemente utilizados para permitir a entrada de luz natural e ao mesmo tempo criar um efeito estético que harmoniza com o estilo adotado pelo projeto.


 

Guarda corpo
Além da função de prevenir quedas e acidentes, o guarda-corpo de vidro pode criar um efeito decorativo na arquitetura e na construção, em ambientes como varandas, mezaninos, escadas e corredores.


Pisos
O uso de vidro em pisos e degraus permite a passagem de luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e o consumo de energia. O efeito estético é impactante, sobretudo quando a aplicação permite visualizar vistas ou texturas. 


Coberturas
Quando utilizado em coberturas, o vidro permite a entra de luz natural e calor, evita o consumo excessivo de energia e proporciona um efeito estético marcante.

Deixe seu comentário