Seção

Produtos

Na palma da mão

Softwares customizados para o setor vidreiro propiciam ganhos em agilidade, eficiência e lucratividade

14/08/2016

Integrar e agilizar processos, otimizar recursos, subsidiar estratégias de gestão e garantir acompanhamento preciso dos resultados. Esses são apenas alguns dos benefícios que uma boa ferramenta de gerenciamento pode agregar a uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. “A informatização dos processos deixou de ser uma tendência para se tornar um requisito básico para a sobrevivência no mercado”, avalia Joerly Santos, diretor de marketing da Corte Certo, empresa especializada em softwares para cortes de vidro. “A possibilidade de ter informações precisas na palma da mão, no momento em que desejar, e com isso poder tomar decisões rápidas, especialmente neste momento tão vulnerável pelo qual está passando o País, é o grande benefício de um sistema de gestão informatizado”, acrescenta Antônio Carlos Santos, gerente técnico da SF Informática.


Segmentados de acordo com o porte e o ramo de atuação de cada empresa, os softwares disponíveis no mercado procuram atender de forma customizada às mais variadas necessidades da cadeia vidreira. “Mais adequados a indústrias, distribuidoras e têmperas, os grandes sistemas de gestão (ERPs) não conseguem atender de forma satisfatória a ponta da cadeia, ou seja, as vidraçarias, pois, embora trabalhem no mesmo segmento, atuam de forma completamente diversa”, comenta o diretor comercial da W.Vetro, Émerson Diniz. 


De acordo com Odileno Lehmkuhl, sócio-diretor da ECG Informática, os softwares do ramo vidreiro podem ser divididos para atender a três diferentes grupos: fábricas, revendas e vidraçarias. “Os sistemas desenvolvidos para têmperas estão mais focados em controle de produção e chão de fábrica, além do atendimento comercial no atacado”, explica. “Já os sistemas para revendedoras buscam primordialmente o controle de estoque e a logística, e os voltados para vidraçarias têm maior enfoque na execução de projetos e atendimento ao cliente final”.
Na avaliação de Lehmkuhl a principal função de um bom software é o controle sobre as informações. “Em um mundo globalizado e capitalista, o software deve permitir acesso rápido e claro às informações”, ressalta. “Em um ambiente de chão de fábrica, por exemplo, além de repassar a cada ponto da produção o que cada um precisa fazer, o programa deve disponibilizar ao gestor a relação de produzidos e pendentes de cada um, alertando quanto a possíveis gargalos e necessidades de remanejo de funções, além de controlar rigidamente as quebras e perdas. Já em uma vidraçaria, é fundamental a agilidade e o respaldo do repasse das informações para o cliente final, de forma clara e de fácil entendimento”. 

 


A diferença entre as ferramentas reside nos tipos de recurso oferecidos. “De um modo geral, os softwares administrativos se concentram em operações básicas para o funcionamento de uma empresa, como compras, estoque, contas a pagar, faturamento, obrigações fiscais etc.”, explica o gerente Carlos Santos. “Os sistemas específicos para vidraçarias, além de manter todos os recursos dos softwares administrativos, agregam particularidades do ramo vidreiro, como informações sobre as dimensões do vidro, execução de projetos, controle de obras e instalações etc.” 


Segundo Diniz, da W.Vetro, o primordial para um software direcionado ao segmento vidreiro é dispor de um banco de desenhos e projetos funcional e eficiente, que possibilite às vidraçarias elaborar em poucos minutos o orçamento para o cliente ou o pedido para a têmpera. “O software deve contar com funcionalidades que deem ao gestor uma visão geral de vendas, lucros e perspectivas de novos negócios”, ressalta. Em uma terceira categoria, os softwares para têmperas irão oferecer funcionalidades específicas, como rastreabilidade da matéria-prima utilizada, ocorrências no processo e expedição, entre outras. “É essencial que haja integração com as mesas de corte automáticas e/ou software otimizador, e também com a lapidadora e furadeira automática, se houver, para extrair o máximo de produtividade do equipamento, eliminando tempo de setup”, acrescenta o diretor. 

 


Além de integrar os processos, evitar desperdícios e reduzir gastos, os softwares voltados para a atividade vidreira permitem acompanhamento de todas as demandas do setor e, em especial, das frequentes mudanças fiscais que ocorrem no Brasil. As ferramentas se propõem melhorar o controle dos recursos e informações e automatizar os processos operacionais, com ganhos em agilidade, eficiência e lucratividade. “Temos clientes que, em uma média de três anos, praticamente dobraram de tamanho. Claro que não é o sistema que faz isso sozinho, mas ele proporciona controles que ajudam o administrador a tomar as decisões com clareza e na hora certa, podendo acompanhar a empresa de onde ele estiver”, diz Carlos Santos, da SF Informática. Acompanhe a seguir uma seleção de softwares de gestão e otimização especialmente voltados para o segmento vidreiro.

 

“A possibilidade de ter informações precisas na palma da mão, no momento em que desejar, e com isso poder tomar  decisões rápidas, especialmente neste 
momento tão vulnerável pelo qual está passando o País, é o grande benefício de um sistema de gestão informatizado”

 


 
MG Net Tecnologia
MG Net Genesis (versões Extended, Plus e Light)

O software da MG Net consiste em um sistema ERP próprio para têmperas, distribuidoras de vidros e vidraçarias. Sistema ERP completo também para processos de fábricas laminadoras e vidros insulados. Atende de micro a grandes empresas, com o objetivo de integrar todos os setores e processos, de vendas a notas fiscais, proporcionando informação confiável de toda a empresa. As funcionalidades oferecidas incluem rastreabilidade, chip, estoque em três níveis, sugestão de compras, financeiro completo e confiável, DRE, módulo atendimento e logística, entre outras. Com uma interface simples e amigável, foi desenvolvido para facilitar o dia a dia do usuário. A versão Extended é voltada para beneficiadores, controle de processos, cálculo de perdas, controle e acompanhamento da produção interna, projetos versáteis, comercial, controle de estoque, vendas, logística, atendimento ao cliente, rastreabilidade, controle de apontamento por chip, módulo financeiro completo, módulo fiscal atualizado conforme as exigências de todos os estados brasileiros. A versão Plus é voltada para projetos, e a versão Light foi desenvolvida para vidraçarias. 

 

“A informatização dos processos deixou de ser uma tendência para se tornar um requisito básico para a sobrevivência no mercado”

 

 

Corte Certo
Corte Certo (versões Mini, Standard e Plus)

 

Os principais produtos da empresa são otimizadores de planos de corte. Em termos básicos, todos funcionam da mesma forma: o usuário cadastra o seu estoque de chapas e lança o seu pedido, ou seja, a lista de peças que deseja cortar, com as respectivas medidas. O cálculo gera um diagrama com indicações precisas de como cortar cada chapa. O Corte Certo se divide em três edições: Mini, que oferece funções básicas para o cálculo do plano de corte, que pode ser impresso ou enviado pela internet; Standard, capaz de importar dados de outros softwares, controla o estoque de chapas, organiza os retalhos gerados (sobras aproveitáveis) e os inclui nos cálculos futuros, produz etiquetas para peças cortadas e retalhos; calcula o perímetro de corte e bisotê; calcula os vidros em m2 aplicando arredondamentos de praxe no mercado; opção de pós-edição do plano de corte gerado eletronicamente; orçamento com inclusão de materiais e serviços adicionais, como ferragens e mão de obra; e Plus, que agrega funções como exportar dados para ERP ou máquinas (sob consulta); controlar pedidos; produzir peças extras, controlar estoque e gerar etiquetas com diversas opções de códigos de barra, entre outras. 

 
Sync Softwares
WebGlass (Versões Lite, Comércio e Indústria)

 

A Sync Softwares oferece um único software ERP, também desmembrado em três versões para empresas do ramo vidreiro. Desenvolvidas em plataforma web, as versões juntas incorporam diferenciais como cálculo de projetos interligados com execução direta em CNC’s; gestão em tempo real da produção; gestão fiscal e contábil; gerenciamento administrativo online através de aplicativo mobile; E-commerce e web marketing para maior interatividade com o cliente; gestão financeira completa e exata; otimizador de chapa de vidro; editor de projetos em padrão AutoCad; e projetos padronizados com a norma da ABNT: NBR 7199. A versão Indústria é voltada para empresas beneficiadoras do vidro e indústrias de qualquer porte. Por ser uma ferramenta Web, o software pode ser acessado de qualquer disposto móvel, como tablets e smartphones, além da padronização das telas, facilitando o uso do sistema. Redução de erros, agilidade contábil e financeira, exatidão de valores, redução dos prazos de entrega e interatividade com o cliente estão entre os principais benefícios associados à ferramenta.

 

 

W.Vetro, SF Informática, GlassControl

 

Fruto de 72 meses de desenvolvimento com vistas à redução dos custos operacionais e financeiros, além do total controle dos processos de fabricação, a SF Informática criou o GlassControl, programa que reúne os recursos necessários para a gestão de uma empresa beneficiadora de vidros. Desde o orçamento, passando pelo projeto (com desenho em escala), vendas, comissões, compras, recebimento e produção, o sistema controla a expedição, entrega, cobrança, fluxo de caixa e outros. A vantagem do GlassControl é a redução dos custos operacionais, com a diminuição de desperdícios, custos financeiros, prazos de entrega e imobilizado, além do total controle dos processos.

 

 

 

E-commerce Softtware
ECG

 

Há dez anos no mercado, o ECG é um sistema online desenvolvido para atender empresas vidreiras de portes variados, permitindo atendimento por atacado e varejo e controle de produção. O objetivo do produto é garantir organização e praticidade, de maneira simples e rápida. O software vem com centenas de projetos prontos para serem utilizados, tanto de decoração, quanto de temperados e de esquadrias, com a devida relação de materiais. Trabalha de forma integrada entre todos os módulos, permitindo não só a elaboração rápida de um orçamento, mas também o controle efetivo de produção, agilidade na geração de projetos e folgas, controle de estoque e otimização no corte das barras de alumínio, controle apurado das finanças da empresa, além de gerar dezenas de relatórios e ainda emissão de boletos e controle fiscal. O grande diferencial do produto é o fato de não ter sido adaptado de outro segmento e sim desenvolvido, desde o início, com foco nas vidraçarias. O sistema segue rigorosos padrões de ergonomia, além de telas de fácil utilização que trazem as informações de forma clara e simples.

 

 

W.Vetro

Especialmente desenvolvido para a rotina de trabalho das vidraçarias, o W.Vetro agrega facilidades e processos que atendem a necessidades específicas do segmento. Mais do que uma adaptação de um sistema ERP, o software contempla um banco de projetos com cerca de 3 mil desenhos, além de contar com uma equipe de projetistas preparada para atender, via suporte, necessidades específicas que eventualmente surgem em um projeto. Desenvolvido em linguagem web, conta com aplicativo próprio para facilitar a rotina das vidraçarias. Prático, funcional e intuitivo, permite agilidade no envio de orçamento ao cliente, além de remessa de pedidos à tempera com desenhos claros e detalhados, reduzindo a margem de erro e resultando em entregas rápidas dos produtos. O software também permite emitir uma ordem de serviço do sistema e um relatório demonstrando tudo o que precisa ser separado, organizado e levado pela equipe de montagem, o que evita retrabalho e se traduz em economia de tempo e de despesas. Proporciona ainda a interligação da vidraçaria com a têmpera, de forma rápida, eficaz e precisa. Além da elaboração de cálculos, orçamentos e pedidos, o W.Vetro conta ainda com cadastros de clientes e fornecedores, agendamento de serviços, controle financeiro e de estoque, Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e relatórios de produtividade.

Deixe seu comentário