Máxima transparência e inovação

Máxima transparência e inovação

Capa: Máxima transparência e inovação

Um prisma de vidro dentro de um shopping no Rio de Janeiro, com estrutura similar a do renomado cubo de vidro da loja Apple, em Nova York (EUA). Este era o desafio de execução da Inovention do Brasil, que usou cerca de 1.000m2 do vidro Diamant, o extra clear fabricado pela Cebrace, na criação de uma loja impactante, moderna e inovadora dentro do Bossa Nova Mall. A ideia era apostar na transparência, então como criar um estabelecimento inteiramente de vidro com poucos elementos estruturais aparentes? A Inovention resolveu essa questão usando o vidro de forma estrutural. Com isso, as peças de fixação ficam praticamente invisíveis no prisma de vidro, valorizando a ideia original de transparência, leveza e modernidade. 

Para garantir a segurança e a sustentação, a empresa utilizou vidros Diamant temperados e laminados 8+8mm com película SentryGlass® aplicados na fachada e no teto. Para os “pilares” de vidro da estrutura que sustenta o cubo foram usados extra clear Diamant temperados e laminados 8+8+8mm também com película SentryGlass®. A versão laminada e temperada é a mais segura para a aplicação, considerando que o vidro laminado evita acidentes e o devassamento do vão, pois em caso de quebra os cacos ficam retidos na película, mantendo-se inclusive a função estrutural.

 

 

Ficha técnica

Arquiteto: Paulo Baruki Arquitetura
Construtora: Método Engenharia 
Consultor de fachada: Igor Alvim 
Consultores estruturais: Ângelo Arruda e Raimundo Calixto
Vidros: Cebrace
Beneficiamento: Unividros
Design, execução e instalação: Inovention do Brasil
Diretores responsáveis: André Luiz de Aquino e Sergio El Beck