Seção

Fique por Dentro

Lapidação de talentos

Setor vidreiro investe em capacitação para aumentar a mão de obra qualificada

05/08/2016

Vidraceiros, sistemistas e arquitetos assistem ao curso gratuito de Telhadismo RoofMaxx, ministrado pelo engenheiro Erwin Kriegel, da ASA Alumínio

Crescimento reduzido, inflação acima do previsto, dificuldade de acesso ao crédito e insatisfação com as margens de lucro têm sido dificuldades enfrentadas pela indústria em geral, segundo dados divulgados em julho pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Nesse contexto, uma questão volta a ganhar foco: a falta de mão de obra qualificada. Um déficit que afeta 69% das empresas e já ocupa a 5ª posição entre os problemas assi­nalados pela indústria e o 2º lugar na área de construção civil, só perdendo para as preocupações com a carga tributária. No setor vidreiro não é diferente. Os esforços do segmento para au­mentar sua competitividade e produtividade esbarram na falta de trabalhadores qualificados.

 

A concorrência com outros setores do mercado para in­corporar novos talentos exige bons programas de quali­ficação e boas estratégias de atração. Celina Araújo, executiva da Associação Brasileira de Distribuidores e Proces­sadores de Vidros Planos (Abravidro www.abravidro.com.br), reconhece que um desafio do setor é atrair novos profissionais, convencendo-os de que vale a pena ingressar no segmento. Em Minas Gerais, por exemplo, a demanda por capacitação e atualização cresce a cada ano. Segundo a Associação Mineira do Comércio Atacadista, Varejista e dos Beneficiadores do Vidro (Amvid - www.amvid.com.br), o motivo é a grande rotatividade da mão de obra e a necessidade de reciclagem dos profissionais para acompanhar as inovações no segmento. A falta de mão de obra especializada também é um gargalo do setor de esquadrias de alumínio. “Há uma grande oferta de oportunidades para pro­fissionais qualificados, mas as empresas enfrentam dificuldades para encontrá-los”, conta Fernando Rosa, gerente geral da Asso­ciação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal www.afeal.com.br).

 

Treinamento e parceria

 

A fabricante de vidros planos Cebrace (www.cebrace.com.br) tem nas iniciativas de capacitação um dos pi­lares de sua estratégia de negócios. Para o gerente de marketing Carlos Henrique Mattar, apesar do avanço observado nos últimos anos, como a criação da Escola do Vidraceiro, por exemplo, ainda há um desafio gran­de pela frente, especialmente na formação de mão de obra para instaladores no setor de vidraçaria. A empre­sa acredita que é preciso mudar a percepção do consu­midor em relação ao vidro, deixando de apresentá-lo apenas como um material para fechamento ou decora­ção, mas como um elemento que auxilia no controle da luz e do calor, na acústica, no aspecto estrutural e no revestimento.  

 

As dificuldades de qualificação também estão relaciona­das à identificação, especificação e instalação adequa­das a cada tipo de produto. Para sanar esse problema, a Guardian (www.guardianbrasil.com.br) investe em treinamento e parcerias. “Essas iniciativas contribuem para a qualidade no atendimento e transmitem seguran­ça, resultando em satisfação, .delização e identificação de tendências”, avalia Ana Paula Camargo, diretora de marketing. A PKO (www.pkodobrasil.com.br) lembra que a capacitação com parcerias também é uma forma de aproximar os consumidores, ajudando-os na escolha do produto. A empresa está convencida de que essas iniciativas levam ao cliente outras possibilidades e inspiração para novos projetos com os produtos, à medida que geram conheci­mento sobre sua correta utilização. A New Tem­per (www.newtemper.com.br) segue o mesmo caminho, investindo na parceria com oSincavi­dro (Sindicato de Vidro Plano do Rio de Janeiro www.sincavidro.com.br), e com a distribuidora Pinheiro Vidros, fornecendo ao mercado mão de obra especializada e infraestrutura para trei­namento dos profissionais vidraceiros.  

 

Abastecendo os mercados vidreiro, ferragista e moveleiro, a Glass Vetro (www.glassvetro.com.br) é, junto com a Cebrace e a fabricante de vidro impressoSaint-Gobain Glass (www.saint­-gobain.com.br), responsável por um dos maiores eventos do setor, o Glass Show (www.glass­show.com.br). A empresa assinala a importância desses eventos para o profissional que quer se diferenciar. “Aqueles que não se atualizam e não experimentam novos produtos têm medo de errar na hora de instalá-los, prejudicando o cliente final, que fica limitado a algumas opções de material”, reforça o coordenador de marketing da empresa, André Constanzo. Na Ideia Glass (www.ideiaglass.com.br), a principal ação de capacitação e treinamento é o Mundo Ideia Glass, um curso bastante procurado pelos profissionais do segmento, que tem como objetivo principal fortalecer o mer­cado, levando conteúdo sobre instalações de material, atendi­mento, medições e dicas para as vidraçarias. As iniciativas de qualificação fazem diferença na imagem cor­porativa da ASA Alumínio (www.asaaluminio.com.br).

 

Como resultados imediatos, a empresa cita o destaque na mídia e a consequente ampliação do número de interessados nos cur­sos gratuitos. Erwin Kriegel, gerente de projetos, acredita que as ações contribuem para a qualificação dos recursos huma­nos disponíveis no mercado, para tornar o país mais compe­titivo e estimular o cumprimento das normas da ABNT (As­sociação Brasileira de Normas Técnicas), um dos desafios do setor de esquadrias de alumínio. Reter talentos é garantir qualidade em todas as etapas do pro­cesso comercial. É o que pensa a Tec Vidro (www.tecvidro.com.br). Porém, para o gerente comercial, Vinícius Braga, a formação de pro.ssionais de montagem e instalação não acompanhou na mesma velocidade o crescimento do merca­do consumidor de vidros temperados observado nas últimas décadas, e, portanto, o caminho é a atualização por meio de cursos técnicos. 

 

Canais de Capacitação

 

PAV – Programa Apoio Setor Vidreiro
www.cursospav.com

Canal do Serralheiro
www.canaldoserralheiro.com.br

Abividro/Escola do Vidro
www.abividro.org.br

Setor Vidreiro

www.setorvidreiro.com.br

 

 

GLASS SHOW – NA TRILHA DO VIDRO

Realizado em conjunto pela Glass Vetro, Cebrace e Saint-Gobain Glass, o Glass Show percorre o Brasil levando informações a vidraceiros e arquitetos. Sua última edição, realizada em Campinas (SP) e Ribeirão Preto (SP), contou com cerca de 200 profissionais das áreas de arquitetura, engenharia, vidraçaria, além de estudantes da área. O evento mostrou as novidades no universo do vidro e das ferragens, tendo como objetivo a troca de experiências e o esclarecimento das principais dúvidas dos profissionais presentes.
Participação gratuita e vagas limitadas. www.glassshow.com.br.

 

Próximas edições do evento:

 

17/09 - Salvador/BA – Intercity Salvador
19/09 - Recife/PE - Beach Class Suites
15/10 - Vitória/ES - Four Towers Vitória
17/10 - Rio de Janeiro/ RJ - Novotel Rio de Janeiro Santos Dumont.

 

 

TECNOVIDRO

Promovido pela Amvid, em parceria com a Abravidro, a FIEMG e o Sebrae, o evento será realizado em Divinópolis (MG), de 19 a 21 de setembro, e em Uberlândia (MG), em data a ser defi nida, e terá seu programa ampliado de um dia para uma semana.
O encontro pretende qualifi car e atualizar gestores e funcionários de empresas do interior do Estado nas áreas gerencial, técnica e normativa, além de fornecer ofi cinas sobre produtos diferenciados.
www.amvid.com.br.

 

 

11º SIMPOVIDRO

Encontro do setor vidreiro organizado a cada dois anos pela Abravidro, reunindo os grandes formadores de opinião da cadeia produtiva vidreira.
De 20 a 24 de novembro, o simpósio, que nesta edição terá um dia a mais, reunirá o setor vidreiro na Praia do Forte, município de Mata de São João (BA), para palestras de conteúdo técnico e exposição de produtos de empresas patrocinadoras e apoiadoras.
www.simpovidro.com.br.

 

 

CONGRESSO INTERNACIONAL DE SOLUÇÕES ARQUITETÔNICAS E CONSTRUTIVAS EM ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO

Em 29 e 30 de outubro, em São Paulo. Pela primeira vez no país, o setor fabricante de esquadrias e fachadas de alumínio se reunirá com arquitetos e engenheiros estrangeiros para troca de experiências. 
O Congresso faz parte da agenda ofi cial do Fórum Ibero-americano de Janelas Portas e Fachadas, organismo internacional criado em 2011, constituído pelas associações do setor do Brasil, Colômbia, Chile, México, Espanha e Portugal e presidido pela AFEAL.
www.afeal30.com.br.

Deixe seu comentário