Seção

Mercado

Kits repaginados

Com mais de três décadas no segmento de kits, ferragens e acessórios, Tec Vidro lança novas linhas para instalação de vidros temperados

28/06/2016

O lançamento do Versatik Truck foi destaque na edição deste ano da Glass South America. O novo modelo agrega um inovador sistema de transferência de forças entre as peças móveis, como alternativa ao Mão Amiga, e conta com mecanismo de engrenagem e cr

Qualidade, prazos reduzidos de entrega e atualização constante do portfólio formam o tripé que sedimentou as bases de atuação da Tec Vidro desde seu ingresso no mercado de ferragens para vidro temperado, há mais de três décadas. O aniversário de 30 anos da empresa, comemorado em 2013, foi seguido pelo desenvolvimento de uma série de soluções para instalação de vidros temperados, lançadas ao longo de 2014. Práticos e dinâmicos, os novos produtos visam atender às exigências de um mercado em rápida transformação. “A constante inovação em produtos é resultado de um trabalho conjunto com distribuidores, além de uma estreita relação com vidraceiros e instaladores”, afirma o sócio e diretor comercial da empresa, Rubens Américo Braga. 
Braga ressalta que o permanente diálogo com todos os profissionais do ramo, de vidraceiros e montadores a designers e arquitetos, exerceu papel chave no processo de repaginação dos produtos da empresa “Essa troca nos levou a identificar as carências e necessidades de cada obra ou projeto. Foi esse mapeamento que orientou o desenvolvimento de novas linhas.”

 

Os destaques entre os novos modelos que figuram no portfólio da Tec Vidro incluem o kit Multibox, produto derivado do box redondo já fabricado pela empresa. Segundo Braga, a linha foi projetada para atender à demanda crescente por produtos com acabamentos de linha reta. “As capas de acabamento adicionais surgiram como uma opção de design, agregando valor de venda, Em um único produto conseguimos oferecer quatro acabamentos diferentes”, afirma o diretor. O modelo emprega os mesmos descontos e furação do kit padrão, porém em uma versão renovada para acompanhar as novas tendências arquitetônicas. 
Todos os perfis de alumínio e acessórios de acabamento foram redesenhados, criando um conjunto atualizado e harmonioso. “O diferencial é que esta linha de produtos possibilita a mudança do design com apenas um click sobre o produto já instalado”, ressalta Braga. Em princípio desenvolvido para aplicação em box de banheiro, o produto já recebeu alterações e está sendo lançado também na versão de kit de engenharia (MultiEngenharia®) sendo aplicado no fechamento de diversos vãos para vidros de 6, 8 e 10 mm. 

 

Escondidos no trilho

 

O Versatik Truck, por sua vez, é uma variação da já tradicional linha Versatik, um dos carros chefes da empresa. O novo modelo agrega como diferencial um mecanismo de movimentação alternativo ao sistema Mão Amiga. “Trata-se de um inovador sistema de transferência de forças entre as peças móveis, em que a movimentação de uma das portas faz com que a outra porta se desloque simultaneamente. Isso traz melhor desempenho em instalações com peças de vidro maiores e mais pesadas”, explica Braga. O kit conta com mecanismo de engrenagem e cremalheira embutidos no trilho, evitando interferência visual na transparência do vidro. Além disso, oferece abertura de 2/3 do vão, onde duas peças móveis estacionam atrás de um vidro fixo.

 

O terceiro destaque da série é o Transfer Box, kit box que também oferece a possibilidade de movimentação simultânea de duas peças móveis, por meio da transferência de força aplicada. O produto incorpora um sistema semelhante ao do Versatik Truck, porém com perfis mais delicados, projetados especificamente para aplicação em box. “Assim como o Multibox, ele também permite a mudança de design aplicando-se uma capa de acabamento sobre o trilho superior, mesmo com o produto já instalado”, ressalta o diretor. “Em todos os casos, os produtos receberam atualizações em variados aspectos, mas fizemos questão de manter a linguagem funcional e a praticidade de instalação que o vidraceiros e o instalador compreendem e à qual já estão acostumados.”

 

De acordo com Braga, a grande vantagem do Transfer Box reside em ampliar o abertura de passagem. “Hoje em dia são muito comuns vãos para box de banheiro com 1 m de largura. Se utilizarmos um vidro fixo e um vidro móvel, a abertura desse vão seria de 45 cm. Já se utilizarmos o Versatik com 3 folhas, (sendo duas móveis e uma fixa) a abertura será de 61cm. No entanto, como o sistema Versatik foi inicialmente projetado para portas e janelas, seus perfis são mais robustos, e portanto não tão apropriados para uso em box. Por essa razão foi desenvolvido o modelo Transfer, com um sistema mais leve, que corre suavemente e com perfil superior menor, tornando-se mais harmonioso com o ambiente ao qual é destinado”, explica.

 

Linha de produção da empresa em Indaiatuba, no interior de São Paulo

Linha de produção da empresa em Indaiatuba, no interior de São Paulo

 

Olho no mercado

 

Os produtos foram apresentados na Glass South America 2014, realizada em maio, e, segundo Braga, o resultado dos investimentos foi quase imediato. “Tivemos uma aceitação excelente. Como uma de nossas propostas é trazer novas funcionalidades e soluções para o mercado, os lançamentos são ponto- chave da nossa estratégia, e já estamos trabalhando em novos desenvolvimentos”, garante Braga. 


Segundo o diretor, desde sua fundação, a Tec Vidro sempre priorizou investimentos em qualidade e tecnologia na fabricação de seus produtos. “Por termos iniciado nossas atividades como vidraçaria, acabamos desenvolvendo um conhecimento aprofundado das necessidades desse mercado”, diz Braga. “Nossa experiência como vidraceiros nos levou a pensar em soluções que valorizem o vidro temperado, facilitem a instalação e gerem melhores resultados para clientes e colaboradores.” 


Além dos lançamentos, a empresa investe constantemente em equipamentos e atualização tecnológica. “Um dos nossos grandes investimentos de 2014 foi em uma nova prensa extrusora, que em pouco tempo deverá dobrar a capacidade de produção da empresa. Para os próximos anos, nossa meta é de foco total no mercado vidreiro, uma vez que temos know-how para atender nossos clientes de forma completa”, comenta o executivo. “Nosso planejamento inclui metas como aumentar a abrangência da nossa linha de produtos, aumentar a atuação no mercado nacional e internacional e, como resultado, alcançar um crescimento em nosso faturamento de 65% nos próximos dois anos.

Deixe seu comentário