Japoneses desenvolvem vidro chaveável

Japoneses desenvolvem vidro chaveável

Capa: Japoneses desenvolvem vidro chaveável

Provavelmente um dos maiores problemas das películas de vidro, escuras e refletoras de calor, seja o fato delas não poderem alternar o grau de transparência. No momento da aplicação escolhemos um grau específico e com ele ficamos, faça chuva, faça sol.

Mesmo com esta deficiência elas já conquistaram seu espaço no mercado como forma de aumentar a privacidade de espaços fechados por vidro, como carros e fachadas de construções, mas também exerce outra função que é pouco conhecida, elas ajudam a reduzir em cerca de 30% da energia que um ar-condicionado gasta para condicionar o espaço desejado.

Buscando resolver esta deficiência das películas, o cientista japonês Dr. Kazuki Yoshimura e sua equipe desenvolveram uma nova película capaz de alternar do estado reflexivo para o transparente e vice versa, agregando assim grande versatilidade ao vidro que pode agora tornar-se tão reflexivo quanto um espelho.

A nova película chaveável é composta de uma liga de magnésio e titânio. O espelho chaveável pode ser ligado e desligado, ficando reflexivo ou transparente respectivamente e consiste em duas camadas de vidro com uma cavidade entre elas, ambas as partes de vidro são recobertas com a nova película.

Para ligar (torná-lo reflexivo) é necessária a introdução de oxigênio em uma concentração de 20% cavidade interna, já para desligar (torná-lo transparente) é preciso introduzir hidrogênio em uma concentração de 1%.

Já houveram pesquisas buscando o mesmo resultado, porém conseguiram uma película amarelada, sem transparência total e inadequada ao uso em carros e fachadas de vidro por ter esta leve coloração.

Através desta descoberta os cientistas buscam uma maneira para que a película possa manter a energia absorvida tornando possível que um vidro se torne chaveável  através apenas da aplicação da película. 

Por Julio Lobo.

Fonte: Site Inovação Tecnológica

 

Para assinar a Revista Vidro Impresso CLIQUE AQUI