Seção

Dicas e Aplicações

Instalação da torre T&M TB10

Confira o passo a passo da montagem, É recomendado vidro de 10mm, mas a escolha do vidro depende do projeto e das recomendações da ABNT

Ferramentas necessárias:

1- Remova os dois parafusos e as borrachas da torre TB10.

2- Regule o limitador do martelete deixando 90mm de profundidade para a broca widea 14mm. Recomenda-se que a profundidade mínima de penetração dos elementos de fixação (ancoragens) ao concreto não seja inferior a 80mm, independentemente da espessura de eventuais revestimentos. 

3- É importante que os furos estejam 100% alinhados. É recomendado que a distância entre as colunas de ancoragem seja menor ou igual a 1000mm, e a folha de vidro tenha no máximo 1500x1000mm.

4- Com a broca de widea de 14mm fure o chão. Com uma mangueira de sopro de ar, limpe o furo removendo completamente o pó.

5- É necessário utilizar um chumbador químico ou mecânica para ancoragem. Se escolher o chumbador químico, utilize uma barra roscada 3/8, arruela, porca, todos em inox, e adesivo estrutural de base epóxi. Considere 90mm de rosca abaixo da arruela. Se for mecânico, use parabolt CBA inox com prisioneiro 3/8 e considere 20mm de rosca, acima da arruela. Mantenha 20mm de rosca acima do piso e 80mm de rosca penetrado no concreto, independente da medida do revestimento.

6- Use adesivo estrutural de base epóxi dentro do furo no caso de fixação química. Preencha aproximadamente 3/5 do furo, evitando que a resina transborde ao colocar o prisioneiro. Limpe a superfície para evitar que a arruela se cole no chão. Para quem for chumbar mecanicamente, coloque o parabolt dentro do furo;  com a chave combinada de 14mm

7- Chumbador químico: Coloque o prisioneiro rosqueando no sentido horário. A arruela e a porca mantêm o prisioneira verticalmente reto. Chumbador mecânico: Aperte a porca até a expansão da jaqueta. 

8- Chumbador químico: Aguarde o tempo de cura antes de manuseá-lo aproximadamente 24 horas. Chumbador mecânico: Remova a porca e a arruela. Observação: Caso o local onde será instalado o chumbador seja oco, será necessário utilizar uma camisa de aplicação e um chumbador químico de injeção.

9- Fure o local da instalação

10- Coloque a camisa de injeção dentro do furo.

11- Aplique o chumbador químico dentro da camisa de injeção, iniciando a aplicação no fundo e subindo gradativamente.

12- Coloque o prisioneiro rosqueando no sentido horário.

13- A instalação da torre TB 10 é feita através de uma rosca central de 3/8. Rosquear a torre no chumbador até o fim. 

14- Com a ajuda da madeira de 10mm de espessura, rosqueie até alinhar todas as pinças que compõem o guarda-corpo. Não utilize outro material que pode danificar a peça, use somente a madeira nas medidas especificadoras. 

15- Recorte o vidro de acordo com as medidas do seu projeto. O furo do vidro deve seguir exatamente as medidas especificadas na ilustração. A escolha do vidro depende do seu projeto e deve seguir as normas e especificações técnicas da ABNT.

16- Após preparado o vidro, alinhe o furo do vidro ao furo da torre. 

17- Passe água com detergente nas borrachas para facilitar a instalação, permitindo que a borracha deslize sobre o vidro. Em seguida coloque as borrachas. 

18- Encaixe os parafusos e aperte os dois com o auxílio de duas chaves Allen 5. 

Deixe seu comentário