Impressão digital em vidro cria uma infinidade de recursos artísticos em projetos arquitetônicos

Impressão digital em vidro cria uma infinidade de recursos artísticos em projetos arquitetônicos

Capa: Impressão digital em vidro cria uma infinidade de recursos artísticos em projetos arquitetônicos

Mais que funcional, o vidro tem desempenhado papéis decorativos, personalizando projetos. Atualmente são inúmeras as possibilidades de transformação do vidro float. Uma das mais sofisticadas e avançadas técnicas é a impressão digital em vidro, uma solução versátil com uma ampla gama de aplicações. A alta tecnologia da impressão digital em vidro permite a escolha de uma infinidade de recursos artísticos, como imagens tiradas fotos, livros e quadros, reproduzidas com perfeição e alta qualidade de resolução. 

 

Podem ser impressas ao vidro grafismos, estampas, logotipos e até imagens exclusivas criadas na tela de um computador. A impressão digital permite imprimir fotos, desenhos e composições de artes em alta definição no vidro, em uma qualidade de impressão com resolução de até 360 dpis, o que não é alcançado em nenhuma outra técnica. As opções se estendem ainda à possibilidade do vidro ser utilizado como revestimento com texturas que imitam madeira, areia, tecido, pedras e mármore. 

 

“Podem ser criadas imagens exclusivas. Geralmente o designer cria para os clientes, ou se este não tem o designer nós pedimos ao nosso que crie a imagem de acordo com o que o cliente quer. Os efeitos que a impressão digital no vidro pode realizar são: degradê, opacidade da arte, entre outros. São infinitas possibilidades de cores”, afirma Thaís Afonso Martins da Speed Temper, empresa pioneira que trouxe para o Brasil com exclusividade um  sistema de impressão israelense de alta tecnologia.

 

A impressão digital em vidro pode ser feita nos mais variados tamanhos e tipos de vidros, em superfícies que vão de pequenos detalhes decorativos, como em portas, boxes, revestimentos e quadros, a grandes fachadas. Podem ser feitas fachadas inteiras, em vidros jumbos, laminado e insulado. Só pode ser aplicado no vidro sem têmpera. porque eles já serão temperados pelo próprio processo, criando assim vidros muito resistentes. 

 

Cardboard Cathedral na Nova ZelândiaCardboard Cathedral na Nova Zelândia 

 

Metro Performance GlassMetro Performance Glass

 

Como é feita a gravação das imagens?

A impressão digital consiste na reprodução das imagens no vidro, que imediatamente passa por um processo de têmpera, sendo aquecido e resfriado, fixando a tinta. O esmalte assim é queimado e vitrificado à temperatura de 600°C. O processo de impressão digital em vidro se difere da serigrafia, que trabalha com uma matriz no qual é gravada a imagem a ser impressa no vidro, porque com a impressão digital, é possível reproduzir uma imagem diretamente do arquivo eletrônico para o vidro, independentemente da quantidade de cores e tonalidades.  “A impressão digital se difere da serigrafia por poder imprimir qualquer imagem ou desenho que queira, não precisa de tela para poder fazer a serigrafia”, esclarece Thaís. 
 
A impressão é feita com tinta cerâmica, com composição da tinta foi ainda pensada para não poluir o meio ambiente. “Uma sofisticada impressora de tinta cerâmica aplica qualquer imagem ou desenho diretamente do computador no vidro. Em seguida tal peça é temperada para que as cores fiquem penetradas definitivamente no material, com durabilidade maior que mármore, porcelanato e outros materiais”, ressalta. 

 

Museu Nacional de Rock e Música Pop da NoruegaMuseu Nacional de Rock e Música Pop da Noruega 

 

Parque de Educação EzingeParque de Educação Ezinge 

 

Resistência e durabilidade

A impressão tem alta durabilidade, podendo permanecer intacta por mais de 50 anos. Por todo seu processo de produção não perde sua tonalidade com a incidência solar, porque a cerâmica se funde ao vidro com a ação do calor. O esmalte vitrificável não desbota ou perde as cores com o passar do tempo, como acontece com os vidros decorados com tinta a frio. A impressão digital em vidro proporciona resistência à ação do tempo, inclusive chuvas ácidas, e à exposição aos raios UV do sol. 

 

Existem exemplos de prédios inteiros onde mesmo a aplicação do esmalte sendo feita na face externa, não na interna como recomendado, as imagens impressas no vidro não tiveram nenhuma alteração de coloração após vários anos em contato com a chuva e o sol. “A durabilidade é em torno de 50 anos, se for exposta ao sol permanece intacta por 25 anos. Existem produtos certos a serem usados para limpeza, como todo material tem que se ter o cuidado e não usar produtos abrasivos e corrosivos”, reforça a especialista da Speed Temper. 

 

Potencial de crescimento 

Fora do Brasil os vidros com impressão digital são explorados em diversos projetos diferenciados. No Brasil, a tecnologia ainda não é muito disseminada, mas o produto tem um grande potencial de crescimento “O mercado precisa reconhecer que é um produto de valor agregado e que pode possibilitar infinitas possibilidades nos projetos, quais sejam, grandes ou pequenos”, ressalva Thaís Martins. 

Há 26 anos no mercado de transformação do vidro, a Speed Temper adquiriu a linha de impressão digital três anos atrás, trazendo a inovação para o Brasil. A empresa, que investiu no equipamento da dip-tech para ser possível imprimir no vidro com alta resolução, criou também um site para divulgar o trabalho com impressão digital no vidro. https://impressaodigitalemvidro.com.br/. No Brasil as obras que a Speed Temper, algumas das obras realizadas foram a da biblioteca Mário de Andrade, Casa do Cliente na mostra Casa Cor e uma Pousada em Fernando de Noronha. 

 

Biblioteca Mário de Andrade Em 2016, a Biblioteca Mário de Andrade recebeu a instalação em vidro assinada pelo artista plástico Alex Flemming. Ficaram expostos retratos de pessoas que frequentavam e que trabalhavam na biblioteca, além do tradicional autorretrato do artista. A obra foi composta por 16 grandes placas de vidro fornecidas pela empresa AGC Vidros do Brasil e transformadas pela Impressão Digital em Vidro, pesando no total 1,5 toneladas e ocupando área de 150m2, instaladas ao longo do corredor de vidro da Biblioteca. Estampadas em três das quatro faces das placas, as obras podem ser vistas por quem está dentro e fora da biblioteca e de cada lado apresentando cores e sensações diferentes.  

Em 2016, a Biblioteca Mário de Andrade recebeu a instalação em vidro assinada pelo artista plástico Alex Flemming. Ficaram expostos retratos de pessoas que frequentavam e que trabalhavam na biblioteca, além do tradicional autorretrato do artista. A obra foi composta por 16 grandes placas de vidro fornecidas pela empresa AGC Vidros do Brasil e transformadas pela Impressão Digital em Vidro, pesando no total 1,5 toneladas e ocupando área de 150m2, instaladas ao longo do corredor de vidro da Biblioteca. Estampadas em três das quatro faces das placas, as obras podem ser vistas por quem está dentro e fora da biblioteca e de cada lado apresentando cores e sensações diferentes. 

 

Parkland Hospital O New Parkland Hospital foi construído para substituir o Parkland Memorial Hospital, de 54 anos. O principal projeto de fachada de vidro é compor nomes dos colaboradores do projeto, organizados na forma de uma árvore e impressos digitalmente com tintas de cerâmica em vários níveis de opacidade para criar o design intrincado com os 885 painéis de vidro.

O New Parkland Hospital foi construído para substituir o Parkland Memorial Hospital, de 54 anos. O principal projeto de fachada de vidro é compor nomes dos colaboradores do projeto, organizados na forma de uma árvore e impressos digitalmente com tintas de cerâmica em vários níveis de opacidade para criar o design intrincado com os 885 painéis de vidro.

 

 
Education Park Ezinge - Parque de Educação Ezinge   A fachada de vidro de arte digitalmente impressa
 
A fachada de vidro de arte digitalmente impressa “Beacon of Light” trouxe cores brilhantes e bloqueio de luz ao Education Park Ezinge, em Meppel, localizada no nordeste dos Países Baixos. As imagens, compostas de cores laranja, rosa e amarelo saturadas marcantes e claras foram usadas para falar sobre o papel fundamental que a criatividade e a imaginação que desempenham na visão de educação da escola. 
 
 
Centro estudantil da Universidade de Ryerson  Abrangendo 14.200 metros quadrados e subindo oito níveis, o centro estudantil Lernin Centre (SLC) fica localizado na cidade de Toronto, no Canadá e pertence ao campus urbano da Universidade Ryerson. O escritório Snøhetta, responsável pela obra, optou por uma fachada de vidro totalmente personalizada com a tecnologia de impressão digital em vidro. A estrutura de concreto é revestida com três mil painéis em vidro impresso digitalmente, o que minimiza o ganho de calor solar e resulta em condições de luz variáveis dentro do edifício. O padrão da fachada, consistindo de formas assimétricas, destina-se a enquadrar as vistas da cidade. O edifício também estabelece uma identidade para a universidade e a conecta melhor com a paisagem urbana. 
 
Abrangendo 14.200 metros quadrados e subindo oito níveis, o centro estudantil Lernin Centre (SLC) fica localizado na cidade de Toronto, no Canadá e pertence ao campus urbano da Universidade Ryerson. O escritório Snøhetta, responsável pela obra, optou por uma fachada de vidro totalmente personalizada com a tecnologia de impressão digital em vidro. A estrutura de concreto é revestida com três mil painéis em vidro impresso digitalmente, o que minimiza o ganho de calor solar e resulta em condições de luz variáveis dentro do edifício. O padrão da fachada, consistindo de formas assimétricas, destina-se a enquadrar as vistas da cidade. O edifício também estabelece uma identidade para a universidade e a conecta melhor com a paisagem urbana.
 
 
 
Hospital Harlem em Nova York  Fundado em 1887, o histórico hospital Harlem, em Nova York, passou por uma grande reforma que  criou uma enorme fachada de vidro representando murais icônicos de dentro do hospital através da impressão digital nos  429 painéis de vidro laminado colorido, que reproduzem as cores e o estilo da arte e cultura Harlem.
Fundado em 1887, o histórico hospital Harlem, em Nova York, passou por uma grande reforma que  criou uma enorme fachada de vidro representando murais icônicos de dentro do hospital através da impressão digital nos  429 painéis de vidro laminado colorido, que reproduzem as cores e o estilo da arte e cultura Harlem. 
 
 
 

Galeria de arte na China  A ideia do projeto da galeria era que ela se fundisse com a natureza que cercava o prédio. O resultado uma fachada em vidro altamente transparente com impressões que à distância formam imagens de árvores. Ao todo, foram instalados 1.360 painéis de vidro low iron 8mm.

A ideia do projeto da galeria era que ela se fundisse com a natureza que cercava o prédio. O resultado uma fachada em vidro altamente transparente com impressões que à distância formam imagens de árvores. Ao todo, foram instalados 1.360 painéis de vidro low iron 8mm.

 

Museu Nacional de Rock e Música Pop da Noruega   Uma antiga fábrica convertida é coberta por um enorme telhado em forma de caixa, construído com centenas de painéis de vidro impressos digitalmente com as capas de álbuns de música noruegueses, proporcionando grande realismo. A fachada é iluminada por mais de 14.000 luzes LED em várias cores, que mudam constantemente, criando um efeito incrível e uma experiência inesquecível. Ao todo foram utilizados 420 painéis de vidro laminado.

Uma antiga fábrica convertida é coberta por um enorme telhado em forma de caixa, construído com centenas de painéis de vidro impressos digitalmente com as capas de álbuns de música noruegueses, proporcionando grande realismo. A fachada é iluminada por mais de 14.000 luzes LED em várias cores, que mudam constantemente, criando um efeito incrível e uma experiência inesquecível. Ao todo foram utilizados 420 painéis de vidro laminado.
 

 

Centro Acadêmico Carmel em Israel  O Centro Acadêmico Carmel foi construído a partir de um antigo armazém portuário. Uma caixa retangular de dois andares contém salas de leitura, biblioteca e escritórios. Com design inovador, as 400 chapas de vidro receberam através do processo da impressão digital retratos de personalidades da cultura israelense.

O Centro Acadêmico Carmel foi construído a partir de um antigo armazém portuário. Uma caixa retangular de dois andares contém salas de leitura, biblioteca e escritórios. Com design inovador, as 400 chapas de vidro receberam através do processo da impressão digital retratos de personalidades da cultura israelense. 

 

Consórcio Melinda na Itália   O produto cultivado e comercializado pelo Consórcio de Melinda foi impresso digitalmente com tintas de cerâmica no vidro da fachada do edifício da empresa, proporcionando uma imagem muito realistas das maçãs.

O produto cultivado e comercializado pelo Consórcio de Melinda foi impresso digitalmente com tintas de cerâmica no vidro da fachada do edifício da empresa, proporcionando uma imagem muito realistas das maçãs.

 

O exterior da AFIMall City em Moscou, na Rússia, é um exemplo de como gráficos enormes podem ser integrados à arquitetura. Fachada é composta por 3.500 chapas de vidro temperado de 8 a 12mm

O exterior da AFIMall City em Moscou, na Rússia, é um exemplo de como gráficos enormes podem ser integrados à arquitetura. Fachada é composta por 3.500 chapas de vidro temperado de 8 a 12mm