Seção

Feiras e Eventos

Glasspex India 2013

Desenvolvimento acelerado joga luz sobre mercado indiano

06/07/2016

Glasspex Índia 2013

Uma gama completa de equipamentos, acessórios e produtos relacionados à fabricação e ao processamento de vidros planos e ocos esteve exposta nos corredores do Bombay Convention and Exhibition Centre, em Mumbai, na Índia, durante a Glasspex Índia 2013. Realizada entre os dias 20 e 22 de março, o evento bienal foi promovido pela Messe Düsseldorf India, subsidiária da alemã Messe Düsseldorf , organizadora da Glasstec e de outras importantes feiras vidreiras ao redor do mundo, e contou com mais de 180 expositores ligados às áreas de fabricação de vidros e tecnologias, processamento e acabamento, produtos e aplicações, energia solar, ferramentas, máquinas, consultoria, pesquisa, engenharia e arquitetura, tecnologias de teste, mensuração e controle de fabricação. 

 

Segundo os organizadores do evento, em sua terceira edição, a feira indiana já se configura como ponto de encontro importante para o setor vidreiro internacional. A edição anterior, em 2011, recebeu mais de 4 mil visitantes, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto os últimos produtos e tecnologias que despontavam no mundo do vidro, apresentados por cerca de 170 expositores de 19 países. Dentre as empresas que marcaram presença na última edição figuravam nomes de peso do cenário vidreiro internacional, como Bottero, Bystronic Glass, Grenzebach, Asian Glass, Five Stein, Hegla, PPG Industries, Schiatti Ângelo, Siemens AG e Saint-Gobain SEFPRO. 

 

“O mercado indiano chama particular atenção por ser um dos que têm apresentado crescimento mais acelerado nos últimos tempos. Trata-se de uma região economicamente muito atrativa para a indústria vidreira”, observa Gabriele Schreiber, gerente da equipe que organiza o evento. “O país apresenta hoje um nível de vida mais elevado, e o aumento do consumo tem se refletido também em uma crescente demanda nos setores da construção, da indústria automotiva e também na de embalagens, eletrônica e farmacêutica, áreas em que o vidro desempenha um papel de destaque como matéria-prima.” 

 

Na área da tecnologia para fabricação do vidro, a Siemens foi um dos destaques, apresentando suas soluções para completa automatização de plantas industriais, como os sistemas integrados TIA e TIP, voltados tanto para a instalação de novas linhas como para a modernização de plantas já existentes. “Nosso intuito foi mostrar à industria vidreira que o sucesso de seu negócio está diretamente vinculado à sua capacidade de identificar e explorar ao máximo seu potencial tecnológico, a fim de otimizar processos internos e atingir níveis mais elevados de eficiência e produtividade”, afirmou Oliver Krapp, do departamento de automação industrial da empresa. “Nossos especialistas estiveram à disposição dos visitantes para demonstrar a ampla gama de possibilidades para potenciais investidores.”
Realizado paralelamente à Glasspex India, o 3o Glass Perfomance Days India (GPD India), versão indiana de uma das mais renomadas conferências internacionais do setor, reuniu especialistas de variadas áreas para debater o cenário do mercado vidreiro indiano, suas necessidades e desafios, além de temas relacionados ao processamento e aplicações do vidro arquitetônico, tecnologia solar e eficiência energética. “É verdade que o investimento na produção de energias renováveis está aumentando, mas em regiões mais quentes, como a Índia, a necessidade de isolamento de edifícios não recebeu a atenção que merece”, diz Brown Onduso, do Comitê Organizador GPD, ressaltando que “a gestão de eficiência energética permite um controle de temperatura e redução de gastos com ar condicionado. A Conferência focaliza justamente esse tópico, já que o desenvolvimento tecnológico do vidro permite esse mesmo controle em climas mais quentes.”

Deixe seu comentário