Seção

Produtos

Furação de qualidade

Ferramentas e procedimentos adequados garantem segurança, eficiência e acabamento de alto nível

09/08/2016

Embora possa ser considerada uma operação relativamente simples para qualquer empresa do segmento, a qualidade da furação no vidro é determinada, na essência, pelas ferramentas e máquinas adotadas no processo. A par disso disso, um furo bem executado requer não somente destreza do operador, mas também uma série de procedimentos antes, durante e depois da operação. “É muito importante, por exemplo, ajustar corretamente os parâmetros de rotação e avanço da broca, assim como garantir sua refrigeração com água em abundância”, diz o diretor da Diamanfer, Pedro Ruiz. 
As máquinas e ferramentas de furação devem ser escolhidas caso a caso. “Cada empresa deve fazer uma avaliação sobre a máquina mais adequada às suas necessidades”, diz Valdinei Martendal, da Mogk. Segundo ele, as furadeiras mais usadas são as de bancada, que se dividem em manuais, semiautomáticas e automáticas, além de modelos portáteis. Entre as furadeiras de bancada, as mais simples têm um único cabeçote e são indicadas para trabalhos que não exijam alta produtividade. Já as máquinas com cabeçote duplo possibilitam maior rapidez e eficiência. Para ambas as configurações, é possível encontrar modelos com sistemas de automação parcial ou completo.
Diretor da Potencia Diamante, Andrey Moreira Barbosa explica que a furadeira de bancada fica presa em uma mesa e requer esforço manual. Já a furadeira portátil assemelha-se às furadeiras tradicionais. “As automáticas, por sua vez, podem ser programadas para executar o furo conforme pré-especificações”, explica. “Os vidraceiros, em sua maioria, costumam utilizar furadeiras portáteis, embora alguns usem as de bancada. Já os processadores de vidro optam por furadeiras de bancada e automáticas.”
Em todas as situações o vidro é furado com brocas diamantadas, que são acopladas às furadeiras portáteis, de bancada manuais ou às máquinas automáticas. “Além de garantir refrigeração, é importante ter cuidado para não deixar a broca entupir”, diz Fabio Di Martino, da fabricante de ferramentas diamantadas Misura Di Martino. “Antigamente usava-se apenas a furadeira comum ou a de bancada, mas hoje existem equipamentos 100% automáticos, que executam praticamente toda a operação com apenas um start na máquina”, observa o diretor. “Para quem ainda usa máquinas convencionais ou furadeiras manuais, é fundamental não deixar de afiar o anel, para revitalizá-lo e garantir uma vida útil superior à broca.”
As brocas normalmente são divididas em duas categorias: com rosca e do tipo bilco, estas usadas em processos manuais, tanto na mão quanto na bancada, diz Martino. As brocas com rosca são feitas para furadeiras de bancada automática.
Para o acabamento, o tipo de broca mais utilizada tem um escariador embutido para retirar as bordas lascadas após a execução do furo. Há casos em que é necessário usar a broca independentemente do escariador, que será utilizado em uma segunda operação. “Aconselhamos escariar em uma mesma operação somente nas furações de até 27 mm de diâmetro”, diz Ruiz.
Antes de iniciar o procedimento, é fundamental analisar as características da peça a ser furada e escolher a broca apropriada para o serviço. “Depois de certificar-se de que a broca está em boas condições, regula-se a velocidade segundo o diâmetro da broca”, explica Martendal, da Mogk. Em seguida, acrescenta, é importante apertar a broca com as chaves apropriadas e certificar-se de que ela está bem balanceada, para evitar vibrações. O especialista lembra ainda que é preciso estar atento à rotação da máquina, certificando-se de que as válvulas de fluxo do refrigerador estejam aberta.

 

Acompanhe, a seguir, uma seleção de ferramentas, acessórios e furadeiras portáteis usadas no processo de furação do vidro. Na próxima edição, máquinas de bancada e modelos automáticos.

 

GLASS VETRO

 

Furadeira portátil e escariadora pneumática

 

 

A empresa oferece todos os tipos de broca para vidro, tanto modelos com rosca, usados em máquinas profissionais, como as brocas sem rosca (bilco), voltadas para máquinas manuais. As peças apresentam medidas de 4 a 180 mm. A linha voltada para furação contempla também carretéis diamantados, piões diamantados e peças com pião e carretel acoplados. O portfólio da empresa conta ainda com um modelo de escariadora pneumática com entrada de água e uma furadeira portátil, com motor de ¾ CV, blindado, para vidros de 3 a 25 mm. A fixação do equipamento é feita por meio de ventosas, e sua rotação é de 3.450 RPM. Com peso aproximado de 16,5 kg, deve ser usada com brocas diamantadas com rosca, de até 100 mm. 

 

ARBAX

 

Pontas montadas

Utilizadas no processo de polimento e acabamento interno de furos e lugares de difícil acesso, as pontas montadas são ferramentas abrasivas compostas por um pequeno rebolo de polimento fixado em uma haste de ferro. As pontas montadas devem ser acopladas às máquinas escariadoras e refrigeradas com água durante a operação. As pontas montadas fabricadas pela Arbax garantem excelente acabamento aos furos. 

 

POTENCIA 

 

Brocas, brocas com escariador e pião escariador

Fabricante de ferramentas diamantadas para vidro, a Potencia destaca, entre seus produtos voltados para furação, as brocas usadas apenas para fazer o furo, as brocas com escariador, que furam e dão acabamento em uma mesma operação, e os piões escariadores, que dão acabamento ao furo quando não foi empregada a broca com escariador acoplado. As brocas simples e brocas com escariadores devem ser acopladas a furadeiras manuais, de bancada ou automáticas, e não requerem nenhum outro acessório. Já os escariadores devem ser acoplados a máquinas escariadoras, que  são em sua grande maioria manuais. Tanto as brocas quanto os escariadores podem ser utilizados em todos os tipos de vidro.

 

DINSER

 

Brocas e escariadores diamantados

Há 35 anos no mercado de ferramentas diamantadas para indústria vidreira, a paulista Dinser oferece uma linha completa de brocas, escariadores e fresas para furação e acabamento do vidro. Entre os principais diferenciais de suas ferramentas, a empresa destaca alta performance, rapidez, rendimento e acabamento, segurança, menor esforço para o operador e menor desgaste da máquina.

 

DIAMANFER

 

Brocas diamantadas do tipo rosca

A fabricante de ferramentas técnicas Diamanfer é especializada em soluções para o segmento vidreiro, oferecendo peças específicas para cada tipo de máquina ou serviço. No ramo de furação, a empresa destaca sua linha de brocas diamantadas do tipo rosca, usadas em máquinas de bancada automáticas. 

 

ABRASIPA

 

Pontas montadas e limas de afiação para brocas

A fabricante de abrasivos destaca suas pontas montadas, empregadas na etapa de polimento e acabamento interno dos furos, capazes de garantir aspecto diferenciado a furos aparentes e reduzir microtrincas deixadas no vidro pelas brocas diamantadas. Com isso, eliminam a possibilidade de quebra no forno de têmpera, especialmente quando o furo está localizado próximo à borda ou a um recorte. O portfólio da Abrasipa conta ainda com um item de extrema importância para uma boa performance das brocas: as limas de afiação. Trata-se de uma broca diamantada feita de grãos de diamante em liga metálica. O material abrasivo que fura o vidro é o diamante, mas, à medida que a broca é acionada, as pontas dos grãos de diamante vão se quebrando e a broca perde o poder de furação. Por isso é essencial retificar a broca com uma lima de cerâmica ou de borracha, que remove os grãos de diamante que perderam o poder de corte, dando lugar a novos grãos, aumentando, desse modo, a vida útil da broca diamantada. 

 

GUSMÃO REPRESENTAÇÕES

 

Furadeira manual Rial com ventosas

Além de brocas para furação, a Gusmão oferece dois tipos de equipamento para furação do vidro: uma perfuradora manual, utilizada com ventosas, e uma furadeira automática com bancada. A empresa também trabalha com escariadores pneumáticos, empregados no processo de desbaste ou escariamento do furo. Antes de furar o vidro, lembra a empresa, é necessário marcar o diâmetro do furo, utilizando um gabarito, acessório também comercializado pela GR. A perfuradora manual destacada nesta edição pode ser usada em vidro ou mármore, para execução de furos de até 50 mm de diâmetro. Fixada por três ventosas de 120 mm, a ferramenta é dotada de mandril em aço inoxidável, montado sobre rolamento blindado para sustentação precisa da broca. A refrigeração é feita por meio de circulação de água pelo interior do mandril e da broca.

 

IRWIN

 

Broca de aço para vidro

A Irwin Ferramentas oferece uma solução diferenciada para a furação de vidros, azulejos, louças e porcelanas. Disponível em nove medidas, a ferramenta é composta por uma haste metálica de aço resistente e uma ponta em flecha (ogival), que favorece a rápida saída dos resíduos gerados durante o serviço. Além disso, a broca permite executar furos limpos, com bordas íntegras e dimensões precisas, e é indicada para trabalhos de alta qualidade e precisão. Devido às características de natural fragilidade ao impacto e à pressão, serviços de furação de porcelanas, azulejos e vidros exigem tecnologias que evitem quebras e trincas. Pode ser usada em todos os tipos de vidro, exceto os temperados. Sua rotação vai de 170 a 730 RPM.

 

MISURA DI MARTINO

 

Brocas diamantadas com rosca e do tipo bilco

Sediada em Campinas, no interior de São Paulo, a Misura de Martino é uma empresa de origem italiana que atua na fabricação de brocas para furação de diferentes materiais. Detentora de uma tecnologia exclusiva, composta por mais de 280 medidas externas e internas e granulometria a definir, a fabricante atende diferentes setores. No ramo vidreiro, as ferramentas incluem brocas com rosca, em diversas medidas, e brocas sem rosca, do tipo bilco, também oferecidas em medidas variadas e utilizadas em furadeiras de bancada ou manuais. Já as brocas com escariadores acoplados são usadas tanto para furar como para dar acabamento ao furo. Além do vidro, furam mármore e granito. Precisão e acabamento diferenciado, custos reduzidos, matéria prima de qualidade, garantia estendida e curto prazo de entrega estão entre os diferenciais citados pela empresa.

 

 

GLG

 

Broca diamantada tubular com rosca

A empresa fabrica a broca diamantada com rosca e a broca diamantada com haste paralela, ambas em medidas de 4 a 150 mm, além dos dois tipos de escariadores para a parte final. A broca diamantada tubular com rosca é utilizada em furadeiras profissionais ou automáticas e a broca diamantada tubular com haste paralela é voltada para furadeiras manuais e de bancada. Para o processo de escariamento do furo usa-se o escariador tipo pião ou o escariador para acoplar a broca diamantada com rosca. Este último permite realizar o escariamento junto com o furo. A empresa garante ótimo rendimento de todas as ferramentas produzidas para o setor. 

 

 

 

Deixe seu comentário