Força e a delicadeza como base para criação de peças em vidro

Força e a delicadeza como base para criação de peças em vidro

Capa: Força e a delicadeza como base para criação de peças em vidro

A designer e empresária curitibana Désirée Sessegolo trilha caminhos de sucesso no Brasil e fora dele. Já com experiência em exposições internacionais a artista volta a expor seu trabalho na cidade natal.

Curitiba recebe até o fim deste mês a exposição Anima. A mostra, que teve início no último dia 3, contou a com a presença de amigos e admiradores do trabalho de Désirée Sessegolo. Maria Letícia Rauen Vianna, doutora em Artes pela USP e Sorbonne, esteve presente para prestigiar a artista. “Conheci o trabalho da Désirée em uma exposição coletiva, entre diversos trabalhos, o dela foi o único que despertou minha atenção”, lembra.

As obras de vidro de Désirée Sessegolo são representações poéticas e plásticas do ser humano. Duas características principais da raça humana: delicadeza e força. No caso das peças da artista elas ainda remetem ao doce da vida. As obras são inéditas e seguem o mesmo conceito da exposição realizada ano passado, no Museu Alfredo Andersen. Desenvolvidas através de um método de fusão especial, são esculturas de vidro trabalhado com técnicas específicas e únicas que as tornam fortes na estrutura e de essência delicada, encantando público e críticos especializados. Também são caracterizadas pela contemporaneidade dos conceitos e das cores. “A fonte de inspiração é a natureza em conjunção com a alma e o espírito. As formas são sempre orgânicas e simples para evidenciar a textura de cada peça; e as cores intensas, pelas diferentes sensações que geram no observador”, explica Désirée.

Orlando Mann compareceu pela primeira vez a uma exposição da artista, e se surpreendeu. “As obras têm uma sutileza especial, o efeito é inusitado. As peças são vazadas, algumas parecem flutuar”, declara. “Não sei como algumas peças se sustentam, de tanta fragilidade”, completa Maria Letícia. Segundo a produtora cultural do Sesc Água Verde, Edilene Guzzoni, até mesmo a disposição das obras na exposição, são um diferencial. “O trabalho da Désirée é diferente de qualquer outro que já vi, a técnica dela é única”, explica.

Sobre a artista

Désirée já teve uma peça premiada em 1º Lugar na categoria escultura no 3º Salão Internacional de Artes Visuais SINAP-AIAP em outubro do ano passado em São Paulo.
Désirée Sessegolo é formada pela Universidade Federal do Paraná, em Design Gráfico e pós-graduada em Marketing e Propaganda pelo ISPG. Profissionalmente trabalha com comunicação visual e marketing já há 26 anos.
Conheça um pouco do trabalho da artista no site: https://www.ceramicaevidro.com

Serviço

Título: Anima
Técnica: Arte em vidro /Vidro celular
Local: Galeria de Artes do Sesc Água Verde
Av. Rep. Argentina , 944, das 8h30min às 21h
Quando: 3 a 31 de março 2011
Informações: (41) 9923-7353