Seção

Feiras e Eventos

Fontes renováveis

EnerSolar+Brasil 2014 aponta oportunidades para a oferta de alternativas de energia limpa

24/07/2016

Oportunidades para a oferta de alternativas de energia limpa

A cadeia produtiva dos segmentos de energia térmica solar e fotovoltaica, inversores e outras fontes renováveis esteve reunida em um ambiente marcado por debates e oportunidades de negócio durante a 3ª edição da EnerSolar +Brasil - Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar. Organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano e Artenergy Publishing, o evento foi realizado entre os dias 16 e 18 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor e divulgar alternativas em fontes energéticas sustentáveis. “Trata-se de uma excelente oportunidade de fomento a esse segmento. A energia solar ainda é incipiente no País, mas tem um amplo mercado a ser explorado. O aumento da eficiência energética e a constante redução dos custos dessas tecnologias apontam para forte tendência de crescimento do setor”, afirmou na ocasião o diretor da EnerSolar, Arthur Ribeiro. “As questões que envolvem energias limpas ganham cada vez mais destaque com a atenção dos governos para novos usos de recursos renováveis, incentivos e leilões destinados aos diferentes segmentos”, ressaltou o diretor. 


A feira recebeu mais de 4,8 mil visitantes que conheceram as tecnologias, serviços e soluções para aplicações comerciais e residenciais dos principais players do setor. Participaram mais de 130 marcas expositoras, nacionais e internacionais, de países como Itália, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e China. O diretor geral do Grupo Cipa Fiera Milano, Marco Antonio Mastrandonakis, enfatizou, na ocasião, que a feira se tornou referência em eventos voltados para energias limpas e renováveis. “A EnerSolar é o espaço ideal para a troca de informações, onde o público pode conhecer as últimas tecnologias e inovações do setor, além de ser uma oportunidade de atualização profissional por meio do Congresso Ecoenergy, um programa de conferências sobre o desenvolvimento do setor”, disse Mastrandonakis.


Os profissionais que visitaram a feira puderam conferir inovações no segmento, entre elas as mais recentes placas e módulos fotovoltaicos de captação de energia solar – com ampla diversidade de tamanhos, formatos e potências, com destaque para as estruturas flexíveis e especiais para telhas de cerâmica; geradores portáteis de energia de alto desempenho; inversores solares inteligentes (wifi); unidade solar cilíndrica; bicicleta híbrida que utiliza energia captada por placas acopladas reclináveis, além de inúmeros projetos de instalações autônomas para áreas onde não há energia elétrica.


Simultaneamente à EnerSolar ocorreu ampla agenda de conferências, seminários e workshops, parte integrante da programação do IV Ecoenergy – Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia. Sob o tema “As energias renováveis minimizando os riscos de uma crise energética”, o evento contou com público superior a 500 congressistas e mais de 30 palestras de especialistas, pesquisadores e representantes do governo, que discutiram caminhos para o uso de energias renováveis no Brasil.

 

Deixe seu comentário