Seção

Produtos

Fixação segura

Com a instalação de espelhos através de fixadores químicos o profissional ganha mais agilidade e eficiência nos acabamentos das obras. Confira algumas dicas para atingir um melhor resultado e conheça os produtos disponíveis no mercado

16/08/2016

Espelho Cebrace

A tecnologia evoluiu e criou facilidades que agregam também mais estética aos ambientes. A indústria disponibiliza produtos cada vez eficientes para fazer a fixação de espelhos que dispensam furos desnecessários na obra, eliminando a necessidade de ferramentas especificas, como furadeira, chave de fenda e parafusos, e, principalmente, torna o trabalho de aplicação mais prático e ágil. A fixação química ainda proporciona acabamento impecável, o que contribui para a sofisticação do ambiente, elimina a necessidade de perfurar a peça, a possibilidade de oxidação dos botões e o risco de atingir a tubulação hidráulica e elétrica. Permite trabalhar em paredes irregulares e ajustes até alguns minutos após a instalação, sem fazer sujeira. 


“A vantagem de se usar um produto específico para fixação de espelho é a facilidade e limpeza, além de ser mais seguro, exibir acabamento perfeito e não precisar de furos. Assegura que não haverá sombras e manchas no espelho e que após a cura o espelho não descola. Além disso, o risco de a peça se quebrar durante a aplicação é menor do que se houver perfuração, além de poder ser melhor utilizado em decoração”, afirma Arley Ribeiro, gerente de vendas da Pulvitec. O especialista destaca que o fixa espelho é indicado para todas as superfícies, exceto para tetos e locais muito inclinados. Neste caso, recomenda-se a fixação mecânica, com botões parafusados. 


Para garantir a segurança do ambiente, primeiro de tudo é de suma importância escolher um produto de qualidade, certificado pelo fabricante, e seguir as instruções técnicas de aplicação para obter o melhor desempenho, a fim de evitar um descolamento total do espelho, manchas, trincas ou quebras, ou sobras do produto na peça. “Um produto de má qualidade pode não ter uma aderência tão boa ou não resistir à umidade”, explica Ribeiro. “É importante escolher um produto de alta qualidade e performance, que garanta agarre inicial, pois essa característica permite manter a peça firme quando aplicada. O produto deve ser livre de solventes, que danificam materiais sensíveis como os espelhos. Ainda, para maior segurança, é essencial uma alta força de colagem, evitando o desprendimento da peça e eventuais acidentes”, aconselha Claudio Amadio, gerente da marca Cascola. 

 

Dicas de Aplicação

 

1- Primeiramente, certifique se as superfícies estão niveladas, lixando-as, e limpas, isentas de resíduos de pinturas, poeiras, graxas, colas anteriores e umidade. Com um pano umedecido com álcool, limpe a parte de trás do espelho e da superfície do material em que será aplicado. A preparação correta da superfície elimina sujeiras e substâncias que possam prejudicar a adesão entre as peças e acelera a secagem do produto. “O nivelamento é necessário para um efetivo preenchimento de toda área de colagem. É importante lembrar que todos os cuidados mencionados acima devem ser detectados e sanados antes da execução da aplicação”, ressalta Amadio.
 

2- Aplique fita crepe na área onde não deseja que o produto entre em contato.

 

3- Caso seja um produto em blister, rompa a o lacre com a tampa, caso seja em cartucho, rompa o lacre com um estilete, em um ângulo de 45º, rosqueie o bico dosador e insira na pistola aplicadora.

 

4- Na parte de trás do espelho, ou na superfície a receber o espelho, aplique o produto em filetes contínuos de 2 a 4mm posicionados na vertical em todo o perímetro do espelho com distanciamento de 5 a 10cm entre eles e 5cm da borda. A quantidade a ser utilizada poderá variar de acordo com o tamanho, peso e espessura do espelho, mas deve ser suficiente para cobrir 70% do total de área útil de colagem. “Aplique com uma pressão uniforme e suficiente para que os filetes sejam transferidos para o substrato de forma homogenia. A aplicação em cordões nas verticais garante que não ocorra o acumulo de água, formada pelo vapor, o que mancharia o espelho. É preciso manter uma distância de 3mm entre a parede e o espelho, permitindo o escoamento da unidade”, esclarece Ygor Metidieri, químico de pesquisa e desenvolvimento da área de P&D do Grupo Amazonas. Recomenda-se o uso de espaçador de plástico com espaço suficiente para que se possa passar um fio de aço trançado entre a parede e o espelho. 

 

5- Faça os ajustes de posicionamento do espelho imediatamente após a junção das partes. O tempo de ajustes é de até 10 minutos, após esse período o produto começa o processo de secagem.

 

6- Após a instalação do espelho, mantenha-o pressionado. No caso de espelhos pesados, utilize um suporte como calço ou uma fita até que a colagem fique firme, o que, dependendo do peso, pode demorar até uma hora. 

 

7- O excesso de produto deve ser retirado com pano umedecido em álcool antes da secagem total. Após isso a remoção só poderá ser feita mecanicamente. A cura total pode variar de 24 a 72 horas e dependerá dos materiais envolvidos, quantidade aplicada de produto e a situação climática.

 

Observações

 

A maioria dos fixa espelho podem ser utilizados para fixação de espelhos em diversos materiais, como madeira, concreto, azulejo, vidro, inox e gesso, porém, é sempre importante ler as recomendações de cada fabricante. 

 

Vale ressaltar que, para evitar manchas, também é necessário escolher espelhos de boa qualidade, pois existem peças que podem manchar mesmo sem contato direto com produtos químicos.

 

“Indicamos que o fixa espelho não seja submetido a uma temperatura fora da faixa de -20°C à 70°C e não tenha contato com nenhum tipo de produtos ácidos, alcalinos e solventes. Recomenda-se o uso de produtos neutros para limpezas das peças”, reforça o químico do Grupo Amazonas.

 

Oriente o cliente a não jogar água no espelho ou na parede em que foi aplicado com muita frequência, pois a umidade acumulada pode provocar manchas nos espelhos e comprometer a segurança. 

 

-Toda e qualquer garantia de segurança de um local de trabalho deve contar com o suporte de um Técnico de Segurança do Trabalho. O uso de EPI é indispensável para que o profissional esteja devidamente seguro durante a execução do trabalho”, alerta o gerente da marca Cascola

 

Confira alguns produtos disponíveis

 

Fixa espelhos Amazonas

Fixa Espelho Amazonas

Não escorre durante a aplicação, não mancha, permite fácil aplicação e agarre inicial. Tem fraco odor, pois não possui solventes. É composto por selante de poliuretano modificado com aditivos especiais e cargas minerais. Também apresenta boas características em colagem e vedação de materiais  como cerâmicas, madeira, vidros, metais, concretos, gesso, argamassas, azulejos, cerâmicas, mármores, granitos, entre outros.

 

Cascola Monta & Fixa Cuba & Espelho

É um adesivo multifuncional extra forte de alto desempenho, que possui agarre imediato, permite rápida fixação e oferece alta força de colagem depois de curado, além de ser versátil por aderir em diversos tipos de materiais, como azulejos, concreto, cerâmica, madeira, metais, vidros e plástico. Indicado para a fixação de cubas e espelhos, o Cascola Monta & Fixa Cuba & Espelho não agride superfícies sensíveis, já que é livre de solventes, bastando utilizar apenas óculos de segurança e luvas de proteção à base de látex®. Prático, impermeável, com alta resistência e poder de aderência em diversas superfícies, o produto fixa e sela de uma só vez. Combina a flexibilidade dos silicones com a força dos adesivos em um único produto e possui um grande diferencial: pode ser aplicado em superfícies molhadas, sem perder a aderência e performance.

 

 

Multifix

 

Multifix Fixa Espelho

 

Os principais diferenciais deste produto são a forte adesão e a fácil aplicação. Não mancha, nem deixa sombras na peça. Disponível em bisnaga para aplicações menores e, para evitar desperdício, o Multifix Fixa Espelho da Pulvitec é composto por siloxanos modificados. Indicado apenas para a fixação de espelhos, pode ser aplicado em concreto, drywall, madeira, metal, azulejo e vidro.

 

 

Orbi Fixa Espelhos

 

Fixa e veda espelhos, vidros especiais, laminados, temperados, refletivos, aramados e comuns, metais sensíveis, alvenaria, concreto e a maioria dos materiais utilizados na construção civil. Possui formulação especial, isenta de solventes e aditivos corrosivos. Tem alto poder de adesão e vedação, e permanece flexível por muitos anos. Resiste aos raios U.V. e temperaturas extremas que variam entre -40°C e 190°C. Vulcaniza a temperatura ambiente e forma pele de 15 a 20 minutos. Sua cura produz-se aproximadamente à razão de 1mm/24 horas.

 

 

Fixa Espelhos PoliplasMaxfix Poliplás

 

Desenvolvido especificamente para fixação de espelhos, o Mastifix Poliplás é isento de solventes e isocianatos para não manchar a superfície da peça. Possui tecnologia híbrida altamente indicada para a fixação de espelhos. Em sua composição estão pré-polímero híbrido, cargas minerais, plastificantes e aditivos especiais. Garante a aderência e flexibilidade de forma a proporcionar uma ótima fixação sem repuxar o espelho e provocar distorções ópticas nas imagens refletidas. 


“Os adesivos para fixação de espelhos de base híbrida são os mais indicados para a fixação de espelhos, pois aderem em diferentes superfícies, inclusive úmidas, como vidro, metais, madeira, cerâmicas, azulejos, argamassas, concretos, gessos, drywall, texturas e afins. A utilização de um adesivo de alta aderência, porém rígido, poderá provocar trincas ou quebras aos espelhos fixados. Para colagens que tenham uma carga ou uma tensão muito maior que uma fixação de um espelho exija, recomendamos fazer um teste prévio ou consultar o departamento técnico da Poliplás”, afirma Davi de Souza, químico  da empresa.

 

 

Fixa Espelho Cebrace

 

O produto, testado, aprovado e certificado pelo fabricante do espelho, é fácil de aplicar, permitindo o reposicionamento em até 15 minutos. Feito de base Pesilox, tem alto poder de adesão ao substrato, inclusive em área úmida, e é isento de cheiro e solventes. Necessita de uma pistola aplicadora. “Pode ser usado para vidro pintados também, e em diversos tipos de substratos, como concreto, madeiras, cerâmicas, metais, aço, gesso, e etc”, explica Benjamin Soares, assessor comercial da Adespec. A empresa também possui um produto, isentos de solventes, para proteger a borda, o Protetor de Borda Cebrace, que garante que o espelho não oxide pelas bordas.

 

Fica Espelho Cebrace

Espaço Acqua Que Te Quero Água 2 - Casa Cor SP 2015

 

Fixa Espelho Mastiflex

 

É um adesivo de poliuretano inerte para fixação de vidros e espelhos. Com alta adesividade em vários substratos - concreto, metais, vidros e madeira, o produto cura rapidamente ao entrar em contato com a umidade do ar formando um elastômero de alta resistência mecânica e a intempéries. Por seu caráter não ácido, não causa manchas e distorções nos espelhos. Atende aos padrões de qualidade das diversas áreas de colagem de espelhos e vidros. Disponível na cor branca em embalagem de 450 gramas.

 

 

Fixa Espelho Etaniz

 

Adesivo-selante monocomponente de alto desempenho desenvolvido para a fixação de vidros e espelhos. Forma película em 15 minutos e cura a uma velocidade de 3mm/24hs com umidade do ar.  Adere em diversos substratos como concreto, vidros, cerâmica, madeira, pvc, policarbonato, aço e alumínio. Permite fixação durável , segura e com junta flexível. Possui alta resistência ao envelhecimento e não necessita de primer para promover a aderência.  Isento de solventes e ecologicamente correto, não é corrosível e não atinge a camada protetora dos espelhos.  Não contém isocianatos livres. Disponível em cartuchos de 400 gramas na cor branca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário