Seção

Produtos

Ferramentas para vidraceiros

Para obter um bom rendimento na colocação, o instalador deve ter seu kit completo de ferramentas e ir bem equipado para o local da obra

18/12/2017

Para obter um bom rendimento na colocação, o instalador deve ter seu kit completo de ferramentas e ir bem equipado para o local da obra. Primeiro de tudo uma mala de ferramentas emborrachada no fundo. Um profissional bem equipado, além de ter mais facilidade, agilidade e precisão na execução de seu trabalho, mostra credibilidade e profissionalismo. 

MEDIÇÃO

Para medição, é necessário possuir trena, trena a laser, metro, prumo de encosto e de centro, nível, nível a laser e esquadro. É importante ter a mão todos os itens para diferentes situações e necessidades. Seguem algumas sugestões:

TRENA

Muito utilizada por engenheiros, arquitetos e decoradores, a trena profissional da Tramontina Master possui sistema de travamento automático da fita e garante alta precisão nas medições. Contém fita em aço alto carbono, temperada e revestida em nylon. Devido ao revestimento em nylon, as fitas possuem maior resistência ao desgaste, corrosão e dobramento. Já o corpo é de aço inox com revestimento em borracha, tem botão de liberação da fita em polipropileno, e presilha metálica para cinto. Possui ainda trava de retrocesso automática, ponta magnética e graduação da fita em milímetros e polegadas. Todas as ferramentas de medição da empresa são inspecionadas e verificadas para manter um alto nível de precisão. 

 

Trena Laser 

Ao contrário do estica e puxa das trenas convencionais, mas também necessárias para determinadas situações, as trenas a laser são práticas e trazem resultados com precisão. Uma das trenas a laser mais tradicionais do mercado é da marca Bosch. A empresa apresenta um de seus modelos, a trena a laser GLM 50 C Professional da Bosch, um produto tecnológico e com conectividade, que proporciona mais facilidade e agilidade, além de possibilitar o manuseio em locais de difícil acesso na hora de realizar medições. 

Compacta e ergonômica, esta ferramenta tem alcance de 50 metros e memorização automática dos últimos 30 resultados de medição. Também pode ser conectada aos aplicativos GLM measure&document e GLM Floor Plan, que facilitam a transferência, via Bluetooth, dos valores medidos diretamente para o computador, tablet ou smartphone. 
Outro diferencial desta trena a laser é a função Stake-Out. Com ela o usuário tem a possibilidade de definir uma medida para que a trena emita um aviso sonoro quando o valor determinado é alcançado, facilitando ainda mais o serviço que está sendo realizado.

De fácil manuseio e com proteção contra poeira e água, a GLM 50 C Professional dispõe de tela colorida e rotativa, bem como a função de marcação para medição rápida de distâncias recorrentes, além de possuir sensor de inclinação 360º integrado e realizar cálculo de área/volume, nível e ângulo.

 

 

Outra excelente trena a laser é a mintrena a laser STHT77425, considerada a mais compacta do mundo. Leve e com alcance de medição de até 9 metros, o modelo garante ao profissional conforto, segurança e facilidade no manuseio. Além disso, o produto é fácil de transportar e guardar, cabe até no bolso ou no chaveiro, quando combinado com a correia de pulso.


Com um único botão de operação, é possível tirar medidas em metros e polegadas, com precisão de mais ou menos 6,35mm para os 9 metros. O lançamento conta ainda com bateria íon de lítio recarregável, que dispensa o uso de pilhas, e desligamento automático, após 50 segundos sem utilização. Acompanham o produto um cabo USB, utilizado como carregador de bateria, e uma correia de pulso. 

Metro

As escalas métricas são ideais para pequenas medições, sendo que seu corpo rígido, feito em madeira natural com graduação em milímetros e polegadas,  facilita a obtenção de medidas precisas, mesmo sem ajudantes. Esta é da Tramontina e todas as ferramentas da empresa são submetidas a testes de aplicação prática para garantir sua resistência em uso intenso.

 

 

Prumo de encosto e de centro

De nada adianta uma parede estar super bem feita se ela estiver torta. É por isso que os prumos não podem faltar na caixa de ferramentas de todo bom instalador.O prumo de encosto da Tramontina Master tem corpo em aço revestido por plástico, calço guia de madeira, cordão de náilon e passou por testes de qualidade que garantem seu alto nível de precisão. Outro item importante é o prumo de centro. A Tramontina também possui esta ferramenta em sua linha.  O prumo de centro da Tramontina é feito em ferro fundido, tem calço guia de aço e cordão de náilon.

 

Nível a laser

O nível a laser GCL 2-15 G da Bosch é o primeiro da categoria no Brasil com laser verde, que é quatro vezes mais visível, facilitando o trabalho mesmo em ambientes com muita iluminação. Este nível a laser tem alcance de 15 metros nas linhas e de 10 metros no prumo, tanto para cima como para baixo, dois pontos de prumo, clipe de fixação com ajuste fino e base magnética. Além disso, é autonivelante, possui trava de pêndulo para garantir longa vida útil do produto, além de ampla linha vertical para instalações no teto, entrada para tripé e proteção contra pó e respingo de água.

 

Nível

O nível da Tramontina tem ampolas de 360º que permitem uma leitura precisa. Sua estrutura super resistente é anodizada e em perfil “I”. Tem ainda proteção plástica nas extremidades e visores em policarbonato transparente para proteção das bolhas. 

Esquadro

 

Se você precisa conferir ângulos de 90º, traçar linhas perpendiculares e ter uma régua sempre a mão, você precisa de um esquadro. A ferramenta da Tramontina tem corpo em aço especial temperado e cabo injetado. Uma ferramenta na medida, para a qualidade do seu trabalho. Corpo em aço especial temperado. Cabo injetado. Possui graduação em milímetros e polegadas. 

 

FURADEIRAS E PARAFUSADEIRAS

A lista de equipamentos inclui furadeira pequena sem impacto e uma furadeira de grande impacto, ambas de preferência a bateria, furadeira SDS de alto impacto e parafusadeira. Não esqueça de incluir um transformador de voltagem de 220 volts para 110 volts e extensão de no mínimo 20 metros. Não se deve contar com os instrumentos do cliente, um bom profissional leva tudo que precisará. 

Stanley lançou recentemente a parafusadeiras/furadeiras SCH20C2K, que conta com uma potente bateria de íon de lítio que garante vida útil mais longa e autonomia cinco vezes superior no momento da aplicação (na comparação com os modelos que levam baterias de ni-cad).Com tamanho compacto e peso que permite parafusar em áreas de difícil acesso, a ferramenta é indicada para instalações de acessórios e acabamentos em carpintaria e alvenaria por possuir impacto, além da fixação e remoção de parafusos. A parafusadeira/furadeira de impacto SCH20C2K tem empunhadura emborrachada e um medidor de bateria para apresentar os níveis de carga.  Possui duas velocidades mecânicas, além do gatilho eletrônico com velocidade variável e reversível. Acompanham o produto uma maleta, duas baterias de 1,3 Ah e um carregador.

 

Já a parafusadeira/furadeira DCD716 da DEWALT é indicada para trabalhos em madeira, metal e alvenaria. Por ter apenas 1,2kg, possibilita maior agilidade e conforto no manuseio. Atinge velocidade de 0 a 400/ 0 a1.500 RPM e velocidade de impacto de 22.500 IPM.  

Mais compacto ainda é o modelo GSR 1000 Smart, é uma parafusadeira/furadeira a bateria desenvolvida para aplicações leves e como apoio e complemento nas atividades realizadas pelos mais diversos tipos de profissionais, proporcionando mais praticidade, rapidez e segurança. Pesando menos de um quilo, o que facilita seu manuseio e transporte, a GSR 1000 Smart tem como diferenciais um potente motor, bateria integrada com 12V Max e carregador bivolt, além de luz LED, que viabiliza o trabalho em lugares escuros. A ferramenta também oferece alta produtividade, possibilitando mais de 600 parafusamentos com apenas uma carga (com parafuso de 3.5 por 35 mm em madeira macia) e acompanha um kit com 11 acessórios.

A Bosch também possui a GSB 180-Li Professional, uma furadeira/parafusadeira de impacto, direcionada para aplicação em madeira, metal e alvenaria. Esta novidade da Bosch é a única ferramenta do segmento que permite a troca de escovas de carvão manualmente, sem necessidade de retirar todo o motor. Além de facilitar o trabalho dos usuários, conta com bateria de 18 V com tecnologia de íons de lítio bivolt, que duram mais e não viciam, aumentando sua vida útil em até seis vezes e proporcionam mais potência e liberdade e menos peso.

 

Já a GSR 18 V-EC FC2 Flexiclick é uma furadeira/parafusadeira SDS de alto impacto. Funciona a bateria e permite quatro aplicações diferentes com uma única ferramenta: furadeira, parafusadeira, parafusadeira angular e martelo, por conta dos mandris SDS-Plus, mandril angular 13 mm, mandril ½” e bit ¼”. Além de proporcionar versatilidade na execução dos trabalhos, o usuário tem ainda mais liberdade e praticidade ao manuseá-la graças a ausência de fios, bem como mais economia pelo benefício de contar com uma ferramenta com variadas funcionalidades. O diferencial do produto é o sistema Flexiclick, uma tecnologia pioneira e exclusiva da Bosch, para uma rápida e segura troca de mandris. Outra vantagem é a agilidade para perfurações em concreto com brocas de 10 mm, sendo 4,3 vezes mais produtiva que as furadeiras de impacto a bateria convencionais. Esta nova ferramenta da Bosch também conta com luz de LED acoplada em sua base, o que facilita tarefas em ambiente com baixa luminosidade.

 

A Skil 6000 desenvolveu uma parafusadeira/furadeira 2 em 1 para quem busca melhor performance para perfurar madeira e metal, além de precisão para parafusar, pois tem gatilho que favorece a sensibilidade, oferecendo mais controle na execução da tarefa. Com apenas 1,2 quilo, esta ferramenta leve e compacta conta ainda com um cabo de quatro metros que auxilia na mobilidade e facilita o trabalho em diferentes locais.A Skil 6000 tem 500W de potência e também possui engrenagem helicoidal feita em liga de aço que gera mais resistência e menor ruído.

SERRA MÁRMORE

A serra mármore foi projetada para cortes retos em todos os tipos de pedras, pisos, cerâmica, azulejos e outros materiais. A serra mármore da Tramontina tem potência de 1.300 W, 50/60 Hz de frequência, capacidade de cortede 45° - 21 mm / 90° - 34 mm, rotação de 13.000 min-1 / rpm, corpo e botões injetados, cabo elétrico de 2 m, proteção contra água e poeira. Possui ainda gatilho com botão trava na lateral e acessórios para refrigeração inclusos: mangueira, válvula de água e adaptador. Acompanha chave para troca do disco e manual de instruções. Tem base com ajuste para cortes em ângulo de até 45° e possibilidade de regulagem da profundidade de corte.

A Bosch acaba de lançar a serra mármore Titan. Totalmente desenvolvida no país, esta ferramenta é a mais potente da categoria, com 1500 W, sendo ideal para enfrentar os diferentes desafios de pedreiros, marmoristas, azulejistas, encanadores, eletricistas, instaladores de cerâmica, empreiteiros, reformadores, entre outros. O equipamento também proporciona maior alcance para cortes em virtude do design da placa-base, que é de fácil ajuste e não requer uso de chaves. Além disso, para mais possibilidades de aplicações, o componente é ajustável de 0º a 45º. A ergonomia da Titan também é um dos seus diferenciais, afinal os profissionais utilizam a serra mármore por longos períodos e várias vezes ao dia, o que pode causar fadiga, por exemplo. Pensando nisso, a serra mármore da Bosch é a mais leve do mercado, com 2,6 quilos, e tem punho com Soft Grip para um agarre seguro e confortável. Já o gatilho de dois dedos proporciona mais controle graças a área maior de pega na peça. A Bosch Titan está disponível no mercado em dois modelos - GDC 150 (com três versões) e GDC 151 (com quatro versões).

 

FERRAMENTAS MANUAIS

Outras ferramentas importantes para estar totalmente preparado para uma instalação são as manuais, como chave de fenda e Philips, jogo completo de chave de boca, alicate universal e de pressão, alicate de pop, jogo de chave Allen em milímetro e polegada, martelo, arco serra, serra meia esquadria 10”, serra mármore, marreta ½ quilo, lâmina de serra de 24 dentes, talhadeira 1” e ponteiro.

 

Chave de fenda

As chaves em seus diversos tamanhos e formatos precisam estar a mão para cada necessidade que surgir. Um dos modelos da Tramontina Master são as chaves Yellow, que possuem haste em aço especial temperado e acabamento niquelado. As hastes e as chaves de fenda são testadas em máquinas de ensaio específicas para verificar o perfeito balanço entre resistência mecânica e dureza. Outro modelo é a chave de bitola com ponta cruzada e cabos injetados com material de alta resistência. Sua haste é feita em aço especial temperado, o acabamento niquelado e a ponta cruzada. 

 

A Stanley ampliou seu portfólio de ferramentas manuais e o mais novo lançamento é o conjunto de chaves STHT70887M, que possui 49 peças que formam uma solução completa na linha de aperto. Composto por chaves, soquetes e diversas pontas garante  praticidade e maior custo-benefício. O kit é composto por produtos duráveis e resistentes, todos com empunhaduras antiderrapantes e especificações acima das exigências do Instituto Nacional Americano. 

 

O jogo completo de chave de boca é ideal para apertar e afrouxar parafusos ou porcas com perfil quadrado ou sextavado. Para perfeito funcionamento é importante usar a chave de tamanho compatível com a cabeça da porca ou parafuso. O corpo das ferramentas é forjado em aço especial e temperado, seu acabamento é cromado e a abertura das bocas calibradas. O teste de dureza é realizado em vários pontos para assegurar a resistência ao desgaste da chave durante o uso ininterrupto. As aberturas das bocas das chaves de aperto são verificadas com gabaritos calibrados, o que garante seu perfeito acoplamento nos parafusos. Alguns tipos de chaves de aperto são fornecidos em bitolas métricas e em polegadas, para o uso nos diversos fixadores disponíveis. 

Alicate universal 

 

Versátil, o alicate universal pode ser utilizado nas mais diversas operações, como puxar, prender, enrolar, deformar e cortar. O aço carbono especial empregado na fabricação do produto da Tramontina Master, aliado à têmpera especial no gume de corte, garantem maior resistência. Com acabamento fosfatizado, cabeça e articulação lixadas, está em conformidade com a NBR 9699 e NR10. Possui isolação 1.000 V para uso em locais com baixas tensões de até 1.000 V em corrente alternada e cabos em formato ergonômico para aumentar o conforto, além de ter uma articulação suave para facilitar o uso.

 

Alicate de pop

As montagens de estruturas ficam muito mais rápidas com o rebitador da Tramontina Master, que tem corpo, fuso e ponteiras em aço especial, pintura graneada, textura preta, ponteiras para 4 bitolas diferentes de rebites de repuxo 2.4, 3.2, 4 e 4.8mm e acompanha uma chave para troca das ponteiras.

 

Jogo de chave Allen 

Utilizadas para apertar ou afrouxar parafusos com perfil sextavado interno, as chaves hexagonais da Tramontina Master possuem formato em L, que permite o uso em diferentes locais. Além da adaptação ao espaço, ao utilizar o braço mais longo tem-se mais torque, enquanto o braço mais curto, promove uma operação mais rápida.

Martelos e Marreta ½ quilo 

Indicados para introduzir pregos de pequeno porte durante a colocação de vidros, estes produtos não podem faltar na sua caixa de ferramentas. Os martelos da Tramontina têm acabamento polido e cabeça envernizada, oferecendo proteção contra oxidação. Os cabos são de madeira envernizada fixado por pressão e as cabeças forjadas e temperadas em aço especial, garantindo grande resistência aos produtos, além do perfeito balanceamento entre cabeça e cabo para aumentar o conforto e a segurança do usuário. Os martelos são submetidos a um processo localizado de têmpera para se obter uma dureza adequada na base de impacto e pena que suporte o uso contínuo por longo períodos. Já as marretas ½ quilo são possuem cabeça forjada e temperada em aço especial. O sistema de fixação da cabeça ao cabo por cunha metálica e o perfeito balanceamento entre cabeça e cabo aumentam o conforto e a segurança do usuário. O acabamento é jateado e a cabeça envernizada, oferecendo proteção contra oxidação. 

O arco serra é indicado para de plástico, cobre, alumínio e metais não endurecidos. O novo arco de serra da Tramontina Master possui corpo injetado em polímero de alta resistência com reforço de fibra, lâmina em aço especial e dureza diferenciada nas arestas de corte, o que garante uma operação de corte mais precisa, e elevada resistência ao desgaste. Regulável, possibilita o uso de lâminas com 4 comprimentos: 6cm, 8cm, 10cm e 12cm. Além destas regulagens, seu corpo desmontável facilita o armazenamento em caixas de ferramentas ou locais com espaço reduzido.

 

Lâmina de serra de 24 dentes

Ulitilizado juntamente com serras circulares nos trabalhos de corte em madeiras, compensados e MDF, a lâmina de serra 24 dentes proporciona um excelente rendimento nas operações de corte. A ferramenta da Tramontina possui lâmina em aço carbono temperada, dentes com ponta de metal duro fixados por brasagem, dentes afiados para cortes suaves e ângulo de ataque dos dentes agressivo para cortes rápidos. Acompanha anel de redução (20-16mm) e 24 dentes, tem velocidade máxima de trabalho 80m/s - 8500 rpm e blister. Não é recomendada para metais

Talhadeira 1”.

Muito utilizada no corte e abertura de canais em paredes de alvenaria (tijolos), as talhadeiras da Tramontina Master proporcionam segurança e resistência no uso, pois têm corpo em aço especial, barra sextavada, têmpera por indução nas duas extremidades e pintura eletrostática que garante proteção excelente contra a corrosão.

 

Ponteiro 

Utilizada em trabalhos de perfuração em pedras, concreto e tijolos, o ponteiro da Tramontina Master é a ferramenta certa para pequenos reparos. Com corpo em aço especial, barra sextavada e têmpera por indução nas duas extremidades, a ferramenta tem dureza diferenciada no gume de corte ou ponta e na face de impacto que será golpeada. A pintura eletrostática garante proteção excelente contra a corrosão.

Deixe seu comentário