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Feiras 2018 Reaquecendo o mercado

2018 é um ano de feiras no mercado vidreiro, com a realização das bianuais Glass South America e Fesqua, que agitam o setor a cada dois anos e geram expectativas positivas neste ano de retomada do crescimento

30/01/2018

Tanto a Glass South America quanto a Fesqua – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes já possuem suas datas definidas para este ano. A principal feira do setor vidreiro na América Latina acontece entre os dias 09 e 12 de maio, no São Paulo Expo. Já a feira e esquadrias e ferragens será em setembro, de 12 a 15, também no São Paulo Expo. Boa parte dos expositores estão confirmados e o mercado tem expectativas positivas com os resultados destes encontros, que geram um networking estratégico, troca de experiências e novos negócios para o setor vidreiro.

“Acreditamos que a Glass South America é uma plataforma de negócios muito expressiva e de grande importância para o setor vidreiro no país. Em quatro dias de evento é possível reunir toda a indústria que, de alguma forma, produz e investe em vidro com seus compradores de uma maneira muito assertiva. Além disso, a feira cria uma atmosfera de inovação e criatividade, entregando aos seus visitantes uma experiência completa de informação. São dias em que os participantes, tanto quem expõe e tanto quem visita, conseguem atualizar seu conhecimento, fortificar seu networking e criar valiosos insights que serão aplicados ao longo dos próximos dois anos. Com certeza é um momento muito especial e de grande expectativa”, afirma Victor Tranquilini, coordenador da Glass South America.

Absorvendo alguns reflexos da crise, assim como muitos setores, o mercado de vidros também enfrentou fortes desafios no ano de 2016 com uma queda de 11,8% no consumo de vidros planos. Porém, Tranquilini ressalta que outros pontos positivos do último ano serão importantes ferramentas na retomada do crescimento. “Apesar de ainda estarmos em um momento de economia delicada, 2018 possui boas chances de retomada, e ter um evento como a Glass no calendário de negócios é uma maneira de enxergar novas possibilidades e entender que mesmo em momentos de maior dificuldade, é necessário continuar investindo em seu negócio, destacando-se no mercado e estando pronto para abraçar as novas oportunidades que virão em um momento mais sólido do setor, que acreditamos que está por vir”. 

 

 

Expectativas das empresas expositoras

 

Luiz Garcia, diretor LiSEC Sudamerica confirma a presença da empresa mais uma vez na Glass South America e diz que a expectativa é bastante favorável. O executivo acredita que o pior ficou para trás, e que uma recuperação já está ocorrendo, mesmo que não seja rápida, acontece de forma gradual e sustentável. “Nossa experiência mostra que tanto a Glass South America, em São Paulo, como a Glasstec, na Alemanha -Dusseldorf, são feiras que os clientes costumam ir e, sem dúvida, movimentam o mercado de equipamentos para processamento de vidro plano”. A Lisec vai apresentar um equipamento adquirido no final do ano passado, chamado Schraml.  

“Acreditamos que em 2018 as feiras do setor vidreiro irão refletir a crescente prosperidade do setor, com a retomada da economia, significando que teremos o acesso à novas soluções de produtos e de sistemas. Temos nestas feiras a oportunidade de mostrar ao mercado nossas novidades, além de reforçar os laços com parceiros e aumentar a amizade com os clientes. Com toda certeza, esses dias de feira ajudam a mobilizar novos negócios e a potencializar os mais antigos”, declara Gabriel Gabbay Zanatta, coordenador de marketing da Saint Gobain Glass Brasil. 

Para o executivo, com o aquecimento da economia, haverá uma maior prosperidade no setor vidreiro, refletindo em um maior volume de vendas, bem como um mix mais rico de produtos no mercado. “Para o ano de 2018 estamos com fortes expectativas para a participação na Glass South America, aonde iremos apresentar ao mercado vidreiro nossa nova comunicação para o mercado de decoração e arquitetura de interiores, com um forte apelo para a estética e especificação de soluções de valor agregado”. 

A Ludufix também vai participar da Glass South America. “Feira sempre gera uma expectativa positiva, apesar de momentos ruins no cenário econômico e político, as feiras servem para aproximar nossos clientes para troca de ideias e experiências. Independentemente de serem anual ou bienal, no pós-feira sempre acontece novos negócios”, revela Eduardo Abreu, diretor comercial da empresa.

“A Glass South America é um evento muito especial para nós, pois é onde apresentamos novidades e temos a oportunidade de encontrar nossos clientes e amigos. Acreditamos que esta será uma edição superior às demais, pois viveremos um período de retomada econômica. Acreditamos que o evento ajudará a dar uma movimentação e crescimento no setor vidreiro. Para o vidraceiro progredir na vida, precisa incorporar novidades em seu portfólio, e a maneira mais barata de conhecer os novos produtos é visitar as feiras do setor”, avalia Sergio Koloszuk, diretor comercial da Alclean.

Na avaliação de Rebeca Andrade, arquiteta especificadora técnica da PKO, as feiras, não necessariamente, refletem no aumento das vendas, mas fortalecem a marca e efetividade de ações de marketing. “As feiras são um meio facilitador não só de as empresas já consolidadas no setor vidreiro reforçarem seu conhecimento técnico, suas parcerias e seus investimentos por terem a oportunidade de encontrar novidades e soluções nas exposições, e assim conseguirem gerar novos negócios com seus clientes; mas também potenciais novos investidores podem vir a enxergar um novo caminho de negócio”.

“Com a retomada gradual do setor econômico, e consequente retomada de novos investimentos e novos empreendimentos no setor da construção civil, as expectativas são positivas no sentido de que as feiras virão em um momento que nos parece de “virada” ou de “recomeço”, onde o país espera voltar a crescer. Neste cenário, o contato pessoal após dois anos com todos os atores do setor será marcante e poderá facilitar a geração de novos negócios e novas parcerias”, completa.

A PKO está há quase dez anos expondo em ambas as feiras, na Glass South America logo na entrada do evento e na Fesqua com o diferencial de um estande maior. A empresa vai focar no uso da tecnologia em vidros especiais para embasar seu projeto de estande, visando sempre a experiência e interação do visitante com os produtos e suas possíveis aplicações. Além disto, lançará um produto que será novidade no mercado brasileiro.

Apesar de dois grandes eventos Copa e eleição que poderão tirar o foco, Yveraldo Gusmão acredita em uma retomada em 2018. A empresa vai participar das duas feiras, pois tem a estratégia de estar em todos os eventos do setor, inclusive é pioneira e patrocinadora da Glass South America no Brasil. “Acreditamos nas feiras e sempre temos boas expectativas. Estamos preparando novidades para surpreender e superar as necessidades do mercado, seja no ramo vidreiro como no de caxilheiros. Os clientes aguardam a feira para ver o equipamento funcionando e aproveitam para buscar uma oportunidade de negociação”.

“A Glass South America é um dos principais eventos do setor vidreiro na América Latina e está na agenda de importantes profissionais da área. Por isso, trata-se de uma oportunidade para apresentarmos ao mercado novas soluções e tecnologias com o melhor custo benefício de acordo com as necessidades dos clientes. Neste ano, estaremos presentes na feira apresentando nosso portfólio de produtos, entre eles painéis deslizantes para vidros temperados, molas aéreas e de piso, barras antipânico, soluções de controle de tempo e acesso, operadores para portas automáticas deslizantes, além de fechaduras de alta qualidade”, descreve Tomas Catafay, VP da dormakaba para América Latina.

A empresa também estará na Fesqua, expondo seu portfólio. “A feira tem se tornado, cada vez mais, uma importante plataforma de negócios para o mercado de esquadrias, não só no Brasil, mas para toda a América Latina. O evento recebe milhares de profissionais do setor, o que nos motiva ainda mais a expor as nossas principais soluções”.

A Ideia Glass, como de costume, também vai participar das duas feiras, apresentando as melhorias em suas linhas de produtos já existentes e lançamentos de novas soluções.  “As feiras do setor são muito aguardadas aqui na Ideia Glass. É o momento de revermos os clientes e apresentarmos para o segmento novidades das nossas linhas de produtos. Sempre trazemos novidades para as edições, e esse ano não será diferente. A feira é um ambiente interessante, pois reúne, em um único espaço, clientes, fornecedores, parceiros e concorrentes. É uma atmosfera de inovação e entendemos que é o momento que demonstra de forma mais clara como nosso setor é significativo para o país como um todo”, diz Érico Oliveira Miguel, diretor de Planejamento da Ideia Glass.

A UBV também planeja participar da Glass South America, mas ainda não definiu se estará na Fesqua. “As feiras são sempre uma oportunidade para apresentar produtos e manter os relacionamentos com nossos clientes atuais e potenciais e conhecer as novidades do segmento.  O último dia da feira é particularmente interessante, pois nos dá a oportunidade de apresentar os produtos diretamente ao vidraceiro que costuma ir nesse dia. Não acho que a feira agite o mercado, mas sim que o mercado agite a feira.  Em anos de economia aquecida os profissionais do segmento estão mais abertos a buscar novidades, informação e conhecimento e isso se reflete na visitação à feira”, analisa Sergio Minerbo, diretor-presidente da empresa. 

“As feiras agitam o mercado, pois estamos ali diante dos nossos clientes, acreditamos no cenário otimista que se cria através de muito trabalho e dedicação de cada profissional envolvido no ramo.  Mas vale destacar o ano em que o evento não acontece, porque ele também é muito importante para estarmos atentos e mantermos o que foi acordado na feira, e a cada evento ajustarmos e fortalecermos as parcerias com nossos clientes. Nossa expectativa é cada vez mais divulgar a BL Glass, sempre destacando nosso principal diferencial, que é o atendimento que oferecemos. Estamos trabalhando muito, para mantermos nosso excelente atendimento, e cada vez mais aumentar nosso mix de produtos, com o intuito de facilitar o dia a dia do nosso cliente”, sublinha Landia Farias, diretora comercial da BL Glass. 

“Acreditamos a Glass South America costuma movimentar o setor e incentivar os investimentos em novas tecnologias e produtos pela visibilidade que proporciona. Na Glass 2018 apresentaremos nossos rebolos de polimento que oferecem o melhor brilho e o melhor rendimento do mercado, eleitos pelo Prêmio Destaque do Ano Anavidro de 2011 a 2016 e pelo Prêmio Marca Brasil nos anos de 2014 a 2017. Apresentaremos também a nova linha de molhas hidráulicas Action, que contará com o modelo que já comercializamos e novos modelos”, conta Flavio Sirotto, diretor da Arbax.

 

Glass South terá pavilhão alemão

 

Além de apresentar os principais lançamentos em design e tecnologia do setor vidreiro, a Glass South America apresenta espaços voltados para troca de conhecimento e inovação como a Arena do Vidro, espaço com palestras gratuitas no estilo Ted Talk sobre atualizações de normas técnicas, tendências do mercado de construção, tecnologias de vidro e diversos outros assuntos relevantes ao setor. 
 
“A Glass South America é o local ideal para visitantes que buscam soluções e novas tendências relacionadas à aplicação e utilização do vidro. A feira é dividida em duas áreas: tecnologia e design, atingindo um público qualificado de profissionais ligados às indústrias automotivas, moveleiras, linha branca, decoração e construção civil, além de arquitetos, designers, serralheiros e vidraceiros. A Glass South America ainda traz atualização profissional por meio de palestras e uma arena montada especialmente para testes de diferentes tipos de vidro em situações adversas”, destaca Tranquilini.

O coordenador da feira diz que a Arena do Vidro é a nova aposta para conciliar conhecimento e inovação, oferecendo ao visitante uma experiência de visitação ainda mais completa. “Nesta edição também teremos um novo programa criado para auxiliar na construção de uma rede de negócios e relacionamento entre fornecedores e indústria. Os participantes são indicados pelos próprios expositores e ficam em uma área cuidadosamente elaborada com privacidade para reuniões e encontros; A iniciativa visa proporcionar uma experiência diferenciada aos visitantes, que colocará o expositor frente a frente com novos e potenciais clientes. O objetivo é ajuda-lo a crescer e desenvolver seus negócios de forma objetiva e assertiva”, revela.

Outro espaço, que já é um sucesso da feira é o “Vidro em Ação”, onde serão realizados ensaios técnicos do vidro temperado, aramado e laminado para mostrar de perto o comportamento do material em diferentes situações, como de impacto, fragmentação, choque térmico, entre outros. O evento ainda seguirá rigorosamente às normas da ABNT, que serão aplicadas em todas as instalações do pavilhão. Além disso, o evento acontecerá em novo local esse ano, no São Paulo Expo, o mais novo e moderno centro de exposições de São Paulo. 

 

Paralelamente a Glass, acontece a R+T South America, único evento focado exclusivamente no setor de portões, persianas, toldos e sistemas de proteção solar na América Latina, organizado em parceria com a Messe Sttutgart – maior neste mercado de atuação. A primeira edição, que ocorreu em 2016, contou com a presença de mais de 50 marcas e de 6000 visitantes em 3.200m² de exposição.  

“Já possuímos mais de 80% das áreas renovadas para a próxima edição com expectativa da presença de mais de 200 marcas expositoras. Possuímos dois espaços na feira, o lado de design e o lado de tecnologia e todo esse setor apoia a Glass South America. Todas as principais empresas do setor no Brasil participam da feira, entre eles nomes fortes como Saint-Gobain, Blindex, Cebrace, Guardian, PKO, Dorna, Alclean, Al Puxadores, UBV, Real Vidros, Divinal, Real Vidros, Space Glass, Tec Vidro, Bottero, SGlass, Pujol, VetroMáquinas, Idea Glass, entre outros”, cita Victor Tranquilini.

Nesta edição continua o já tradicional pavilhão italiano, com mais de 20 empresas expositoras com os principais fabricantes de maquinários do mundo como Adelio Lattuada, Brembana, Daltamax, Fenzi, Forel, Rollmac, Macotec, Italcarrelli, entre outros. A novidade para 2018 é o pavilhão alemão, projeto elaborado em colaboração com a matriz, que possui uma maior expertise com o setor.  A expectativa para 2018 é receber cerca de 12.000 visitantes.

Todos os anos são realizadas pesquisas com expositores e visitantes, que revelam dados importantes. Os visitantes da Glass são predominante mente vidraçarias e lojistas com 36% seguido por 12% transformadores e beneficiadores; 11% de distribuidores; 10% de construção civil; 6% serviços; 5% esquadrias e outros. Dos cargos, 19% são presidentes, 24% proprietários, 15% gerentes e os outros 64% participam da decisão de compras. Na última edição, 92% dos expositores ficaram satisfeitos com a feira, 91% estão satisfeitos com sua visita ao evento e 88% retornarão para a próxima edição. 

A Glass South America 2016 recebeu mais de 13 mil visitantes, expectativa mantida para esta edição

 

Fesqua ganha mais um evento paralelo

 

A Fesqua - Feira de Esquadrias, Ferragens e está em sua 12ª edição é considerada o maior e mais importante evento para o mercado de esquadrias da América Latina, reunindo, em um único local, inovações em esquadrias e vidros, portas, janelas, fachadas, forros, portões, grades, acessórios e componentes, além de máquinas e equipamentos para a indústria de esquadrias e vidro.

A feira acontece simultaneamente às feiras EBRATS – Encontro e Exposição Brasileira de Tratamento de Superfície e Feitintas – Feira da Indústria de Tintas. O novo formato de realização conjunta das feiras tem como objetivos principais facilitar o acesso e a integração do público bem como melhorar a logística das exposições para as empresas, de acordo com o diretor comercial da CIPA Fiera Milano, Rimantas Sipas. Nos anos anteriores, Feitintas e Fesqua eram realizadas separadamente do EBRATS. Os organizadores esperam receber cerca de 40 mil pessoas e mais de 700 marcas expositoras.

 

Rimantas Sipas, Diretor Comercial da Cipa Fiera Milano, organizadora da Fesqua juntamente com a Cesar Tavares Comunicação, informou que já no dia do lançamento foram comercializados cerca de 70% dos espaços disponíveis para estandes no EBRATS. “Isso nos surpreendeu positivamente indicando a retomada dos negócios, que já percebemos neste ano, e que estará muito mais consolidado no ano que vem. A realização das feiras é a grande oportunidade para as empresas aproveitarem o bom momento de recuperação da economia e expor suas marcas”.

Durante o evento de lançamento das feiras, o antropólogo Luiz Marins, convidado pela Cipa Fiera Milano para ministrar palestra sobre oportunidades de investimentos, expôs para os empresários presentes as vantagens competitivas do Brasil diante de outros países como China, Índia, Indonésia, Turquia e Rússia. Segundo Marins, aos olhos dos investidores estrangeiros, além de o Brasil estar entre as 10 maiores economias do mundo, é um local que não possui os problemas presentes naquelas nações, como questões étnicas ou de religiões, conflitos de fronteiras e impedimentos relacionados ao idioma. “Os investidores estão mais interessados na nossa economia, que tem o melhor agronegócio do mundo, por exemplo, então é preciso que nós comecemos a nos preparar para sair dessa crise, passando a enxergar as oportunidades que vão surgir”, recomendou.

 

 

 

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