Fachada envidraçada dialoga com prédios históricos na Holanda

Fachada envidraçada dialoga com prédios históricos na Holanda

Capa: Fachada envidraçada dialoga com prédios históricos na Holanda

Recém inaugurada na cidade de Maastrich, residência rompe padrão arquitetônico local por meio do vidro e da assimetria

 

O formato já estabelece por si só uma interessante ruptura com os padrões arquitetônicos locais. Mas na V House, residência recém inaugurada na cidade de Maastrich, na Holanda, o que mais chama a atenção ainda é o efeito visual que se alterna entre transparente e refletivo, conforme o grau de incidência luminosa sobre as grandes folhas de vidro que compõem toda a extensão da fachada.

 

Projetada para um colecionador da automóveis vintage, a residência é assinada pelo aclamado estúdio de arquitetura holandês Wiel Arets Architects, autor de outras marcantes concepções arquitetônicas residenciais destacadas por estruturas envidraçadas e efeitos visuais diversos, providos pelo material. É o caso da H House, concluída em 2010, na mesma cidade, e publicada na edição 11 da Revista Vidro Impresso.

A principal diferença é que, desta vez, ao invés de estar rodeada por muita vegetação e quase nenhum outro vestígio urbano, a casa envidraçada foi erguida no meio da cidade, espremida entre os edifícios históricos que caracterizam a arquitetura local. “Estruturas mais modernas estão sendo demandadas nos arredores, e a proposta do projeto corresponde a essa tendência”, dizem os arquitetos do Wiel Arets. 

 

Os três andares apresentam estrutura formada por amplas chapas de vidro instaladas em esquadrias de alumínio de alto desempenho, para garantir proteção contra as quedas bruscas de temperatura a que a região é submetida por longos períodos, nas estações mais frias do ano.  A concepção da fachada é baseada nos desenhos assimétricos das chapas de vidro, de modo que a borda do edifício se incline em sentido horizontal, na altura da cobertura, entre os beiras de seus vizinhos, criando um plano angular que se projeta em direção ao céu.

 

Efeito visual da fachada se alterna entre transparente e refletivo 

 

Na fachada frontal, os vidros receberam revestimento refletivo, para garantir aos moradores alguma privacidade, auxiliado por finas persianas instaladas internamente. No andar térreo, duas portas de correr, de vidro e de grandes dimensões, foram instaladas de uma extremidade a outra, constituindo a entrada principal da casa. Já na face traseira, as chapas de vidro que formam as janelas foram instaladas entre camadas de concreto.

 

Coleção de automóveis antigos do proprietário

 

Aqui, um grande espaço vazio se abre para armazenar a coleção de carros do proprietário, formada por cerca de oito veículos antigos. “Como a residência é muito estreita, optamos por abrir esse espaço vazio e recorrer a grandes aberturas envidraçadas para garantir entrada extra de luz natural, tanto pela fachada da frente como pela de trás”, afirma o arquiteto Alex Kunnen, da equipe que assina o projeto.

 

claraboia instalada sobre a escada traz ainda mais luz natural para dentro

 

A luz também entra na casa por meio de grandes clarabóias instaladas sobre as escadas, além de ambientes internos integralmente envidraçados, caso da sala de visitas, do escritório e do quarto, onde portas de vidro dão acesso ao terraço.

 

Assine a Revista Vidro Impresso, Clique aqui.