Façades 2012

Façades 2012

Capa: Façades 2012

 

Entre os dias 27 e 28 de agosto, São Paulo foi sede da segunda edição do Façades Brazil, evento produzido pelo International Quality & Productivity Center – IQPC.

 
O evento reuniu arquitetos e engenheiros do Brasil e do exterior, que compartilharam experiências e estratégias adotadas para otimizar a construção de fachadas em tempos de novas regras e de boom da construção civil. “Conceitos como inovação, eficiência e sustentabilidade são as principais tendências nessa área. Não há como falar em fachadas sem considerar soluções que levem em conta esses aspectos”, afirma Marcela Marques, gerente de marketing do IQPC.

Mais atual e interativa, a programação deste ano abordou temas relacionados a tecnologias, escolha de materiais, retrofit, tropicalização de projetos e principalmente eficiência energética e sustentabilidade em fachadas. Em meio a discussões sobre tópicos pertinentes ao dia a dia de um arquiteto de fachadas, oito casos de destaque no cenário nacional foram apresentados por seus autores. Entre eles, a aplicação de sistemas pré-fabricados modulares de fachadas de vidro e os detalhes da fachada do projeto Arena Pantanal, que, segundo seu autor Sergio Coelho, do GCP Arquitetos, desde o início foi pensado com base em conceitos de sustentabilidade e usou o vidro como um dos recursos principais para ganho de eficiência.

Tópicos importantes abordados nos dois dias de palestras incluíram os diferentes tipos de Intervenções em fachadas, o impacto da aplicação de formas complexas para a performance e escolha de materiais, construção sustentável e sua evolução para os projetos de fachada e o emprego da segunda pele em fachadas e seu papel para eficiência. Conduzido pelo professor da POLIUSP Silvio Melhado, um workshop sobre as diferentes intervenções em fachadas e a aplicação dos conceitos de renovação, retrofit e reabilitação fez parte da programação.

 

 

 

 

Para assinar a Revista Vidro Impresso por um ano, CLIQUE AQUI.