Fabricante de bebida aposta em garrafas retornáveis de vidro

Fabricante de bebida aposta em garrafas retornáveis de vidro

Capa: Fabricante de bebida aposta em garrafas retornáveis de vidro

Os mais saudosistas devem lembrar da época em que os refrigerantes vendidos nos supermercados vinham em embalagens retornáveis de vidro. Pois esta é uma tendência que voltou, tendo como alvo a população de baixa renda nos bairros periféricos.

A alta no endividamento da população provocou recuo nas vendas neste início de ano, e as empresas investem nas embalagens retornáveis para fidelizar o consumidor e alavancar os resultados. O preço do refrigerante nestes vasilhames é até 41% menor em relação à tradicional garrafa de plástico.

De olho no comportamento do setor, a Ambev (Companhia de bebidas das Américas) colocou no mercado a embalagem de vidro de um litro retornável do Guaraná Antarctica. Somente na região, 7.000 estabelecimentos venderão a bebida por R$ 2. A partir da segunda compra o valor será de R$ 1.

“Estudamos a volta desta embalagem por cinco anos. A garrafa estabelece vínculo emocional com o consumidor e faz parte da estratégia da empresa para elevar as vendas”, diz o gerente de inovações, Thiago Ely.

Na Coca-Cola Brasil, a adesão a esse tipo de embalagem elevou a receita em 13% no segundo trimestre de 2010. Além da embalagem de vidro, foi adotado em 2008 o vasilhame de PET (Politereftalato de Etila), que pode ir e voltar do cliente para a fábrica 25 vezes.

Por enquanto, as vendas do Guaraná Antarctica retornável vão abranger apenas o Estado de São Paulo. Nos próximos meses a expectativa é avançar para o Sudeste e o Nordeste.

Ely destaca que a intenção é de que o produto se encaixe no orçamento das famílias das classes C, D e E. Segundo o gestor, dados da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas) mostram que o consumidor prefere saldar as dívidas a comprar não essenciais.

OPORTUNIDADE – O Supermercado RV, de São Bernardo, está entre os estabelecimentos abastecidos pela Ambev a partir do centro de distribuição localizado em Diadema. Para o proprietário Amilton Viana, o preço atrativo das bebidas com garrafas retornáveis aumenta o fluxo de clientes na loja.

“Ao vender mercadoria barata o consumidor se acostuma com o endereço e quando precisa do produto vai direto no mercadinho mais próximo de casa”, pontua. Viana considera que os pontos negativos são o trabalho para controlar e manejar os vasilhames e a margem de lucro pequena.

Ele paga R$ 0,86 por litro de Guaraná Antarctica e vende por R$ 1.

Entretanto, a negociação com a Coca-Cola é mais vantajosa: desembolsa R$ 1,09 pelo litro e vende a R$ 1,49.

Quando o produto é a PET de dois litros paga-se R$ 2,19 e vende-se por R$ 2,49. “Para o cliente é vantagem comprar marcas líderes por preços baixos. As empresas estão lucrando bastante. Um distribuidor da Coca disse que a empresa deverá lançar versões PET da Fanta e Sprite”, finaliza.

Fonte: Diário do Grande ABC

Guaraná Antarctica relança garrafa de vidro retornável

A Owens-Illinois Brasil, fabricante de embalagens de vidro, em parceria com o Guaraná Antarctica (Ambev), relança a garrafa de 1 litro, após alguns anos fora do mercado. A embalagem segue o conceito retornável: tendência que deverá ser seguida nos próximos anos pelo mercado de refrigerantes e bebidas. Destinada a padarias, mercearias, pequenos mercadose supermercados, a nova garrafa poderá retornar ao envasador até 30 vezes, sem haver perda de qualidade da embalagem ou transmissão ao produto de substâncias nocivas à saúde.

Fonte: Giro News