Seção

Feiras e Eventos

Expo Revestir apresenta espelhos decorativos e vidro refletivo de controle solar

Feira realizada de 13 a 16 de março destacou novidades do mercado de revestimento na arquitetura, entre eles os vidros e espelhos decorativos e os vidros refletivos de controle solar

02/05/2018

Feira realizada de 13 a 16 de março destacou novidades do mercado de revestimento na arquitetura, entre eles os vidros e espelhos decorativos e os vidros refletivos de controle solar

A 16° edição da Expo Revestir, realizada de 13 a 16 de março, foi encerrada com visitação de mais de 62 mil profissionais. Para Antonio Carlos Kieling, presidente da feira e superintendente da Anfacer, o evento superou todas as expectativas em número de visitantes, qualidade dos estandes e exposição de produtos, além dos conteúdos que foram desenvolvidos ao longo dos quatro dias de evento. “Destacaria o conjunto das ações tomadas para a gestão de público, com a segmentação dos dias de feira em dois momentos: Business Days e Creative Days, os quais responderam plenamente às expectativas do plano estratégico estabelecido”..
 
Paralelamente à feira, o Fórum Internacional de Arquitetura recebeu mais de 3,5 mil profissionais altamente qualificados que assistiram às palestras de grandes nomes nacionais e internacionais. No último dia de evento, dois respeitados arquitetos vencedores do Pritzker palestraram com exclusividade. “Ao longo dos 16 anos, fomos brindados com a presença e os pensamentos de arquitetos renomados. Nos honra muito a presença entre nós de dois personagens da dimensão de Paulo Mendes da Rocha e Toyo Ito, um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea”, afirmou Carlos Kieling, Publisher da revista Projeto. 
 
Um dos destaques das tendências técnicas deste ano gira em torno dos lançamentos que revelam placas de revestimento com espessuras milimétricas, mas que permanecem resistentes. A sustentabilidade também foi um tema de grande importância. O uso de refugos da fábrica e materiais recicláveis figuram como soluções para evitar o desperdício, trazem personalidade para a casa e, de quebra, impactam menos no ambiente. E mais uma vez, o Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável apresentou os vencedores da edição nas categorias Profissional Institucional, Residencial, Comercial, Estudante e o projeto Casa da Sustentabilidade.
 

 
 
No segmento do vidro, destacaram-se os estandes das marcas Habitat e Vivance, ambas da Cebrace, que este ano tiveram, pela primeira vez, seus produtos apresentados em estandes separados. A Habitat lançou seu vidro refletivo nas cores verde e azul, além de destacar seu tradicional produto com proteção solar. Já o estande da Vivance apresentou seus vidros e espelhos decorativos, com uma linha completa em opções de cores, transparência e reflexos, fabricados para dar asas à imaginação de arquitetos e designers de interiores.
 
Vidros refletivos e de controle solar
 
A rede Habitat apresentou toda sua linha na Expo Revestir, e exibiu dois lançamentos: um vidro Habitat Refletivo Azul e outro Habitat Refletivo Esmeralda. O vidro refletivo possui um aspecto espelhado e oferece privacidade, pois inibe a visão de fora para dentro do ambiente durante o dia. Agora, está disponível nas cores champanhe, cinza, verde e azul. Além da novidade, o estande destacou os vidros de controle solar. 
 
Com a proposta de mostrar ao visitante da feira a diferença de temperatura no interior de uma casa com vidros comuns e vidros Habitat, o estande inovou com propostas interativas, visuais e sensoriais: uma cabine em 4D transportava o visitante para um ambiente envidraçado, no qual ele visualiza e percebe a temperatura do local. Além disso, displays térmicos permitiram que os visitantes sintam com as mãos como um vidro comum deixa passar muito calor, o que não ocorre com o vidro Habitat.
 


 
Chamados também de vidros “inteligentes”, os produtos Habitat são capazes de reduzir até 70% do calor, chegando a diminuir a temperatura interna dos ambientes em até 10°C em relação à externa. Se forem aplicados na versão laminada*, os vidros Habitat barram quase 100% dos raios UV, que são prejudiciais à pele e responsáveis pelo desbotamento dos materiais. Outro benefício dos produtos da linha é a economia de até 30% no consumo de ar-condicionado e luz artificial, uma vez que permitem a entrada de luminosidade na quantidade ideal, sem o desconforto do calor ou do ofuscamento. 
 
Para quem procura uma solução pronta e de alto padrão, a janela Habitat tem uma estética diferenciada em relação às janelas comuns.  Com maior área envidraçada, o produto tem 25% a mais de área visível, partindo do mínimo de uso de materiais. Fabricada com esquadrias de alumínio de alta qualidade e vidros de proteção solar, ela atende ao nível A de conforto acústico determinado pela Norma de Desempenho. 
 
Está disponível em esquadrias nas cores preto, branco, bronze e prata, e seis opções de vidros de proteção solar (Refletivo Champanhe, Refletivo Esmeralda, Refletivo Azul, Refletivo Cinza, Neutro Incolor, Neutro Cinza e Neutro Verde).  Os produtos estão disponíveis nas espessuras de 4 mm a 10 mm e podem ser instalados como vidro comum, temperado, laminado ou duplo.

 
Vidros decorativos
 
Em uma sala de estar ou em um home office é possível esconder o monitor de TV ao optar pelo revestimento de vidros refletivos. Quando está desligado, o aparelho fica imperceptível, deixando o espaço mais clean e moderno. Essa é uma das tendências de aplicação dos vidros e espelhos para decoração apresentadas pela marca Vivânce durante a Expo Revestir 2018. Para inspirar os arquitetos mais antenados, além de exibir os produtos que fazem parte da linha, no dia 15 de março a marca recebeu em seu estande Guto Requena, diretor criativo do estúdio homônimo, para um Giro de Ideias com a mediação de Lucila Zahran Turqueto, criadora do blog Casa de Valentina.
 
Com uma variedade de cores, aplicações e funcionalidades, a marca exclusiva para interiores apresentou produtos atemporais que repaginam o conceito de vidros e espelhos como divisórias, revestimentos de móveis e de paredes. O carro-chefe da marca são os espelhos Vivânce. Resistentes e versáteis, estão disponíveis em grandes dimensões e nas versões: extra clear, fabricado à base de um vidro menos esverdeado, sendo o preferido dos arquitetos para obter um reflexo mais nítido e mais brilhante; nas cores cinza e bronze, que exibem um reflexo mais discreto, e na tradicional versão prata.

Deixe seu comentário