Expandindo fronteiras

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Capa: Expandindo fronteiras

A busca contínua por participação crescente e consistente no mercado de ferragens e kits para boxes tem sido o norte das ações estratégicas da Ideia Glass desde sua criação, em 2007. Com inovadoras ações de marketing, venda e formação profissional, a empresa tem crescido rapidamente, consolidando as bases de um diversificado portfólio e de uma breve expansão para além das fronteiras. “Nossas perspectivas são de levar a Ideia Glass para outros países, além de ampliar nossa participação no mercado de boxes com roldanas aparentes”, afirma o diretor-presidente e fundador da empresa, José Joaquim Miguel.

 

A meta de crescimento de 40% em relação a 2012 evidencia a estratégia de atuação mais ousada da empresa para este ano. Entre suas recentes iniciativas, a empresa acaba de implementar um serviço de atendimento regionalizado e personalizado, visando à expansão e à visibilidade da marca no País, amparada por um rigoroso acompanhamento do fluxo de cada pedido. Três representantes comerciais estão incumbidos de cuidar desta tarefa: um para a região Sul, outro para a região Sudeste e um terceiro que dará conta das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e do Distrito Federal. “O objetivo é garantir máximo controle de nossos serviços de distribuição”, diz Miguel. “Além de melhorar nosso atendimento, a ação nos dará subsídios para atuarmos em novas cidades e projetarmos uma troca de informações mais intensa com o setor.”

 

A atividade fundamental dos gestores será manter contato permanente com os clientes e estreitar relacionamentos com novas vidraçarias. Por telefone, e-mail e visitas periódicas, os revendedores e distribuidores poderão sanar todas as dúvidas dos clientes e atender suas encomendas. Segundo o diretor comercial da empresa, Jorge Menezes, a medida inova o escopo de trabalho dos gestores e auxiliará a empresa na implantação do sistema de metas de vendas por região e produto. “O projeto de regionalização representa uma ajuda muito valiosa em nossa estratégia de consolidação no mercado, já que a divisão das vendas por área nos permite identificar com clareza quais são as necessidades específicas de cada região e definir um plano de atuação mais eficaz e direcionado”, afirma Menezes. “Pretendemos conquistar o Brasil inteiro com ações como o Caminhão de Ideias, projeto em que um caminhão expositor visitará as cidades do Brasil promovendo os produtos da empresa.”

 

Parte importante do projeto de regionalização, o back-office, setor de apoio aos gestores que registrará todas as vendas ou eventualidades que ocorram com os produtos, será a base de dados do novo sistema. Segundo explica o gerente de marketing da empresa, Érico Miguel, a equipe será responsável pelo gerenciamento dos pedidos e também por cobrar a atuação das áreas de logística e expedição dos produtos. “O departamento também será responsável por tarefas como filtrar informações de cadastro, dados estatísticos, relatórios, controle diário do andamento dos pedidos, envio de informações para o departamento financeiro, pós-venda e solução de problemas decorrentes de cada pedido. Tudo para que as ações ocorram com agilidade e eficácia.”

 

Além do programa de regionalização, a Ideia Glass anunciou investimentos em modernas estruturas de telefonia e internet, que passaram a incorporar o sistema VoIP, similar ao dos grandes call centers, com o intuito de aprimorar o monitoramento de atendimentos e garantir segurança de todas as informações compartilhadas. A empresa investiu também em uma nova frota de veículos para atendimento local e na instalação de um novo escritório, previsto para ser inaugurado no segundo semestre deste ano. “Em breve, transformaremos nossa sede em um dos pontos mais visitados em São Paulo por empresas parceiras e por nossos clientes. Além disso, montamos um espaço gourmet, projetado para receber uma agenda semanal de eventos”, informa Érico, que destaca outra ação para o crescimento da empresa: o Mundo Ideia Glass, programa de cursos ministrados pelo professor Pedro Pina e voltados para a formação técnica de vidraceiros e empresários do setor. “Ainda que focado em nossos produtos, o programa aborda temas fundamentais relacionados ao mercado de um modo geral, como instalação, atendimento ao cliente e normas técnicas.”

 

Prolongador Maxx guarda corpo

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Vidro na bagagem

 

Apesar do pouco tempo de atuação no mercado, a Ideia Glass carrega em suas origens a expertise de seu fundador, José Joaquim Miguel. Com uma experiência profissional de mais de três décadas no ramo vidreiro, o empresário identificou as principais lacunas do ramo de kits para box, e foi no intuito de preenchê-las que projetou a empreitada de um negócio próprio. “A Ideia Glass nasceu do objetivo de facilitar a vida dos instaladores e do mercado como um todo, fornecendo produtos de alta qualidade, estética diferenciada e, simultaneamente, de fácil instalação”, conta o diretor.

 

O primeiro sucesso de vendas da empresa, responsável por projetar seu nome no setor, foi o Box Elegance. “Ainda hoje o Elegance é nosso carro-chefe, reconhecido e bastante disseminado em todo o mercado da decoração”, diz Miguel. Em 2010, a Ideia Glass lançou o primeiro prolongador regulável do mercado, outra aposta bem sucedida. “Nosso desempenho tem aumentado gradativamente, assim como nossa participação de mercado”, diz o diretor. Segundo ele, o portfólio da empresa deu um salto, ainda em 2010, com a reformulação da marca, que passou a atingir o mercado com mais eficácia. “Em 2012, o número de produtos em nosso portfólio saltou de dois para nove, incluindo modelos diferenciados de boxes curvos, de canto, com portas dobráveis e outros, como o Flex, o Due, o Luna e o Encanto, além da porta Vision e da versão do Elegance em inox.” 

 

Segundo Erico Miguel, o box Elegance em inox atualmente situa-se entre os produtos mais procurados da empresa. “Outro modelo que tem tido grande saída é o box Flex, único produto do mercado sem trilho superior. Com design diferenciado, ele decora, permite flexibilidade e melhor aproveitamento de espaço em ambientes compactos, cada vez mais comuns tanto em casas como em apartamentos.” 
O gerente destaca o atendimento e suporte ao cliente como o principal diferencial da empresa em seu ramo de atuação. “A Ideia Glass aposta suas ações no setor vidreiro com foco na cadeia de revenda formada por distribuidor – vidraçaria – cliente final”, frisa Miguel.