Seção

Fique por Dentro

Estudos comprovam eficiência energética do vidro em edificações

Abividro lançou dossiê sobre o assunto que explana sobre os tipos de vidros e seus benefícios em prédios comerciais e residenciais

17/10/2016

A Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) reuniu em um dossiê os resultados de seis anos de pesquisas feitas pela instituição para informar, de forma padronizada, os benefícios dos usos de vidros eficientes no contexto da certificação ambiental e a sobre a etiquetagem de eficiência energética das edificações.

Tais estudos evidenciaram que os vidros de controle solar, em conjunto com sistemas de iluminação e ar-condicionado de alta eficiência, permitem a elaboração de projetos de edifícios com maior área transparente, mesmo em climas brasileiros.

Um dos motivos para o estudo ser realizado foi o fato de que os vidros possuem um papel importante no momento dos edifícios receberem a etiquetagem sobre o nível de eficiência energética. Porém, a influência dos vidros é deixada de fora no momento da avaliação.

Um dos trechos do documento afirma que “o avanço na tecnologia de fabricação de vidros planos proporciona a produção de componentes que também reduzem, de forma equivalente, o ganho de calor por radiação solar através de fechamentos transparentes. Essa evolução não é reconhecida pelas normas brasileiras, que omitem o esforço da indústria na busca por produtos mais eficientes e pelo uso racional de recursos naturais”.

Para conferir a publicação completa acesse o documento aqui. 

Deixe seu comentário