Entre e compre à vontade

Entre e compre à vontade

Capa: Entre e compre à vontade

O sucesso de um empreendimento comercial costuma estar intimamente ligado à arquitetura de seu ambiente. Fatores como iluminação, amplitude e estética são essenciais para atrair os consumidores e aumentar as vendas. Em fachadas, as peles de vidro firmam-se como padrão para shopping centers, enquanto internamente o vidro tem aplicação crescente em guarda-corpos, pisos e coberturas.  

Tradicionalmente concebidos como caixas herméticas e 100% dependentes de luz artificial, os centros de compra ganham concepções arrojadas, marcadas por transparência e integração do piso ao teto. Responsável por trazer luminosidade aos ambientes e promover espaços confortáveis tanto para atividades de compras como de lazer, o vidro está presente em cúpulas e skylights, nas fachadas e em fechamentos de praças de alimentação. “Centros de consumo concebidos como caixas fechadas, sem contato com o exterior, caíram em desuso”, diz o arquiteto Antonio Caramelo, da Caramelo Arquitetura. “Nesse tipo de espaço, o vidro tem função estratégica ao atrair atenção, promover visibilidade e garantir conforto interno”, comenta.  

“Capacitados a reduzir o aquecimento dos ambientes em até 80%, vidros de alto desempenho têm sido os mais empregados em áreas com grande circulação de pessoas”, afirma a coordenadora de marketing da Pilkington/Blindex, Fernanda Cerboncini. “As praças de alimentação e áreas de lazer são as que mais requerem vidros de alto desempenho energético”, acrescenta Claudia Mitne, da Glassec Viracon. “Para esses espaços, vidros insulados laminados de controle solar com serigrafia têm sido os mais procurados.” 

Em lojas, a principal contribuição do vidro ainda é a transparência. Para vitrines, a versão extra clear dos vidros temperados é a mais indicada, segundo o engenheiro Jefferson Martins, da PKO, que cita como opção os vidros antirreflexo. “Já em guarda-corpos, os vidros devem ser laminados ou temperados laminados, de acordo com o tipo de fixação das chapas.” Mas o vidro aparece também em revestimentos espelhados, divisórias, fachadas com efeitos visuais, em mesas e em aparadores para dispor produtos à venda. “O que se almeja nesses projetos é a humanização dos espaços, proporcionando uma experiência de compra mais prazerosa e tranquila”, destaca a designer de interiores Dina Albuquerque.

Na última parte da série ‘ambientes comerciais’, acompanhe uma seleção de projetos de shoppings e lojas aos quais o vidro empresta seus atributos estéticos e tecnológicos.
 

Fachada monumental
Markthal | Roterdã – Holanda

 

 

O projeto dos holandeses do MVRDV é mais do que um supermercado, mais do que um shopping, mais do que uma praça de alimentação e mais do que um edifício residencial. É tudo isso junto. Inspirado em propostas similares implantadas em Estocolmo, Barcelona e Valência, o Markthal, inaugurado em outubro do ano passado, é o primeiro mercado de alimentos coberto da Holanda. Suas altas paredes coloridas sustentam a cobertura sobre a qual estão instalados 200 apartamentos fechados com vidros triplos, à prova de odores e de ruídos. Com belas imagens impressas, as superfícies laterais atingem 40 m de altura e constituem um espetáculo à parte, associadas à gigantesca fachada que oferece ampla visibilidade a quem passa em frente ao complexo. Do lado de dentro, mais de 90 barracas e estandes, alguns com cobertura de vidro, vendem de peixe fresco a frutas, vinhos, queijos, sorvetes artesanais e comidas típicas de vários países. No nível subterrâneo há um supermercado para quem queira complementar as compras. Fixados por cabos de aço, os panos de vidro formam uma superfície única e contínua a refletir o céu de Roterdã. 

 

Efeitos dinâmicos
Shopping Hanji Wanda Square | Wuhan, China

 

 

Os arquitetos do escritório holandês UNStudio são os responsáveis pelo projeto deste luxuoso shopping center chinês, concluído em meados de 2013. A edificação abriga marcas internacionais, cinemas e praça de alimentação. Pautada por conceitos de luxo e sinergia de materiais nobres, porém simples, o projeto recorre ao vidro em inúmeras aplicações internas e externas. Dois blocos constituem a essência do projeto, cada um deles ostentando uma estrutura afunilada de vidro que se estende do térreo à cobertura, desembocando em uma claraboia. Estabelecendo uma comunicação entre padrões geométricos, cores e materiais, cada unidade abriga um par de elevadores panorâmicos e é revestida por 2,6 mil painéis de vidros planos e curvos, instalados em estruturas de aço e com um intrincado padrão geométrico impresso digitalmente na superfície. Do lado de fora, uma fachada projetada pela Arup exibe a combinação de aço inoxidável e vidros impressos, que juntos formam 42 mil esferas com luzes de LED integradas, produzindo diferentes padrões visuais. Na parte inferior, a fachada é composta por vidros planos laminados, fornecidos pela SCG e GlassTongue.

 

Diamante de luz
Starhill Galllery | Kuala Lumpur, Malásia

 

 

A fachada multifacetada projetada pelo arquiteto Stephen Pimbley, do Spark Architects, faz da Starhill Gallery o mais icônico shopping center da cidade de Kuala Lumpur, na Malásia. Destoando da maioria dos projetos da categoria, a linguagem arquitetônica estabelece uma forte conexão visual com os pedestres, celebrando a relação do edifício com a cidade. A proposta estética da fachada consiste em envolver todo o edifício em uma pele cristalina formada por painéis de vidro e de pedra, formando uma superfície que alterna solidez e transparência, reforçada por uma marcante iluminação. Executada pela empresa de engenharia francesa RFR, a fachada adota as mesmas tecnologias empregadas na famosa pirâmide de vidro do Museu do Louvre, em Paris.

 
Solução mineira
Boutique Las Chicas | Belo Horizonte

 

 

O projeto da Boutique Las Chicas foi concebido para abrigar uma ampla variedade de usos. Ao mesmo tempo em que funciona como loja, pode abrigar pequenas mostras, palestras, vernissages etc. Para atender todas essas demandas foi preciso reduzir a ocupação da área de vendas, que se restringiu ao painel facetado em MDF laqueado que abriga os provadores, um nicho de exposição de produtos, um aparador, o balcão de atendimento e as araras de roupa. O Las Chicas pretende ser um espaço de referência da moda em Minas Gerais e aposta numa linguagem arquitetônica despojada e contemporânea como suporte para suas atividades. O projeto aplicou vidro temperado cristal incolor com espessura de 10 mm na vitrine e de 20 mm no aparador, fornecidos pela Vintage Vidros. Por ser uma loja de rua, em que a fachada deve servir como vitrine e fonte de iluminação, optou-se pelo vidro cristal, que, além da transparência, mantém fidelidade à cor dos produtos expostos.

 

Delícias à mostra
Les Bébés Cupcakery | Taipei, Taiwan

 

 

Ao projetar uma loja de cupcakes, a proposta dos arquitetos da JC Architecture para este estabelecimento em Taiwan foi celebrar a simplicidade e a elegância desses irresistíveis bolinhos. O design criativo é expresso logo na fachada que, inspirada nas embalagens dos cupcakes, chama a atenção pela forma inusitada com que os arquitetos abrem dois recortes retangulares no vidro, um para a porta, outro para uma pequena janela, brincando com o efeito de transparência do material, instalado do piso ao teto. Internamente, o vidro também aparece no balcão onde os doces estão expostos, além de compor uma proteção transparente que permite visualizar o trabalho de produção das guloseimas.

 

Magia carioca Shopping Metropolitano Barra Rio de Janeiro

 

 

Inaugurado no final de 2013, o Shopping Metropolitano exibe uma arquitetura inspirada em cenas cariocas. Assinado pelo arquiteto Paulo Baruki, o projeto está inserido no Centro Metropolitano, na Barra da Tijuca, originalmente projetado pelo arquiteto Lucio Costa, e alia modernidade à integração com a natureza, ostentando um belo jardim vertical de 16 m de altura. O objetivo de Baruki foi conceber espaços e percursos diferenciados para valorizar curvas e retas, luz e sombra e cores frias e quentes, procurando transportar a magia da cidade para o interior da edificação. Na fachada, claraboias e coberturas frontais, os vidros laminados verdes da linha de controle solar SunGuard SNL 37, da Guardian, foram executados pelo Grupo Paris. 

 

Concreto e vidro | Ragusa, Itália

 

 

Adeptos incondicionais do vidro, os italianos do Architrend assinam o projeto dessa loja da Arpel, marcada por uma elegante fachada que abriga amplos espaços internos. O propósito dos arquitetos foi aplicar panos de vidro nas paredes de concreto, de uma ponta a outra da fachada. Vidros temperados extra clear estão presentes em cada espaço da loja, da entrada principal, onde se ergue um grande portal transparente, a mesas, revestimentos, prateleiras e divisórias. Lâminas de vidro entre as paredes de concreto propiciam um espaço organizado e visualmente desobstruído, claro e iluminado. Os vidros são da linha Ultralight, da Flachglas, mais leves e mais finos que os comuns, com espessuras a partir de 2 mm.