Seção

Arquitetura e Vidro

Edifício do século 19 ganha modernidade com fachada com 9 mil metros quadrados de vidro em forma de prisma

A fachada de um edifício clássico de 1862 na Espanha ganhou ares de modernidade com 9 mil metros quadrados de vidro em forma de prisma, que trouxeram, além da mutualidade, ainda conforto térmico e acústico aos usuários

24/07/2017

Os arquitetos do escritório Coll-Barreu Arquitectos, Juan Coll-Barreu e Daniel Gutiérrez Zarza, desenvolveram um novo e moderno projeto para um edifício clássico de arquitetura histórica em um dos principais cruzamentos de Bilbao, município do País Basco, na Espanha, originalmente de 1862, que abriga o Departamento de Saúde da cidade espanhola.  As regras de zoneamento determinam regras restritivas, o que exigiu uma criatividade ainda maior dos profissionais, que remodelaram a fachada e levaram mais conforto ao interior do edifício. A reforma foi feita em 2004.

 

 

A fachada dupla do empreendimento de mais de nove mil metros quadrados melhorou drasticamente o desempenho térmico, bem como os requisitos acústicos, de incêndio e de segurança, permitindo também que a aparência natural do edifício seja vista através da fachada de vidro. Neste caso, o vidro SunGuard High Performance Neutral 41/33 foi utilizado eficazmente para contornar o edifício, que está em uma posição proeminente nas estradas transversais das duas ruas mais importantes em Bilbao.

 

Por outro lado, esse elemento dobrado produz múltiplas visões da cidade e muda de aparência dependendo do ponto de vista, da hora e da estação. O objetivo deste elemento é introduzir a mutabilidade, o espírito dinâmico da cidade. O design arquitetônico inteligente permite que o vidro SunGuard Alto Desempenho Neutro oferece uma fachada neutra e forneça um prisma como efeito, mas ainda em alguns casos reflexiva, mudando a cada ângulo em que o edifício é visto.

 

 

 

 

Deixe seu comentário