Seção

Empresas e Negócios

Do Sul para o Brasil

Especializada em sistemas de corrimão e guarda-corpo, fabricante de acessórios gaúcha aposta no Inox 304 para se expandir no mercado nacional

08/09/2015

Nascida como uma serralheria artesanal no bairro do Partenon, em Porto Alegre (RS), a fabricante de acessórios para vidro Corriflex exibe uma trajetória de pioneirismo e inovação ao longo de seus mais de 20 anos de atuação no mercado nacional. Fundada em 1993 pelo empresário gaúcho Sergio Halon, a empresa especializou-se no ramo de guarda-corpos e corrimãos desde os primeiros anos de vida. “Nossos guarda-corpos forjados eram verdadeiras obras de arte”, comenta o diretor Martin Halon, sócio do pai no negócio desde 2000. “Algum tempo depois, um estudo de mercado apontou a carência de empresas especializadas na fabricação e instalação de corrimãos e guarda-corpos, e foi aí que a Corriflex passou a trabalhar também com o aço inox”, conta o diretor. 


Pouco a pouco, a Corriflex conquistou espaço e reconhecimento no mercado, tornando-se líder em seu segmento. A expansão da empresa trazia junto a necessidade de agregar produtos diferenciados e mão de obra especializada. “Fomos buscar em São Paulo algumas opções de modelos soldados pelo sistema de encaixe, mas logo percebemos que a qualidade não era a que esperávamos”, lembra Halon. “Conversando com vidraceiros parceiros, vimos que o produto tinha uma boa aceitação e decidimos investir na fabricação própria”, conta o diretor. Assim, em 2011 a Corriflex desenvolveu um sistema diferenciado, muito bem recebido pelo mercado do Sul. “Nossos parceiros comearam a vender nossos produtos, e assim passamos a atuar exclusivamente na fabricação de peças, deixando de lado a produção de corrimãos e guarda-corpos soldados”.


A experiência de duas décadas na fabricação e instalação de corrimãos para os mais diversos tipos de projeto, entre shopping centers, hotéis, empresas e residências, levou a Corriflex a investir no lançamento da linha de acessórios em aço Inox 304, que, entre outros diferenciais, aposta em um sistema de fácil instalação, eliminando a necessidade de solda e de acabamentos como polimento e lixação. De fabricação 100% nacional, os sistemas seguem modelos americanos e europeus, desenvolvidos e adaptados pela Corriflex. “Em 2013, iniciamos uma forte expansão de nossas fronteiras de atuação e passamos a vender nossos produtos em todo o Brasil, além de oferecer consultoria especializada”, diz Halon.


Segundo ele, os produtos atendem às normas da ABNT e aos mais rigorosos critérios de qualidade. Para atingir essa eficiência, a Corriflex investiu pesado na modernização de seus processos, incorporando maquinários de última geração. “Embora já tivéssemos toda a estrutura para trabalhar com aço inox e uma equipe de colaboradores altamente treinada, era importante investir em tecnologia para manter a competitividade”, afirma o diretor. Quanto ao mix de produtos, a estratégia manteve-se direcionada à especialização. “Ao contrário de outras empresas do ramo de acessórios e ferragens, que trabalham com diversas linhas de produtos, a Corriflex resolveu caminhar no rumo oposto. Focamos 100% em corrimãos e guarda-corpos para sermos os melhores nesse segmento no Brasil. A nossa gama de produtos inclui acabamentos polidos e escovados, um aspecto interessante, pois dependendo da região do Brasil, há uma escolha de acabamento diferente. Aqui no Rio Grande do Sul, a preferência é pelo escovado, já no Rio de Janeiro preferem polido”, exemplifica.


Desde agosto, a empresa passou a desenvolver cursos sobre a utilização e montagem dos seus produtos. Segundo Halon, muitos clientes chegam a se surpreender com a disponibilidade de produtos da empresa.  E antecipa: “Em breve estaremos lançando uma nova linha de acessórios que irá revolucionar o mercado de acessórios para corrimãos e guarda-corpos”.

 

 

 

 

Deixe seu comentário