Seção

Arquitetura e Vidro

Divisórias de vidro integram postos de trabalho em escritório

Ambiente corporativo na capital paulista, após reforma, tem postos de trabalho distribuídos ao longo das janelas com grandes aberturas para trazer iluminação natural e interligados entre si através de divisórias de vidro laminado e vidro duplo

06/11/2018

Reforma do escritório de advocacia, projetada pelos arquitetos Guido Otero e Ricardo Gusmão em umas das principais áreas comerciais na zona sul da capital paulista, teve como objetivo interligar todos os postos de trabalho, distribuídos ao longos das janelas com grandes aberturas, para criar uma maior integração entre os funcionários e fazer com que o espaço de 1.400m² se tornasse ainda mais amplo. Outra estratégia utilizada para aumentar a dimensão da área foi a retirada dos forros, ganhando 70 centímetros no pé-direito.


 

O programa foi dividido em dois andares, um para o espaço de produção da equipe do escritório e outro para o back-office e salas de reuniões com clientes. Nesta última ala, as salas que não recebem diretamente a luz natural, funcionam como caixas de madeira e vidro dispostos no centro da planta, contrastando com o espaço aberto, mantendo a integração, mas sem perder a privacidade.

 



Para manter a privacidade, algumas salas têm parte do vidro menos translúcido. O efeito fosco foi alcançado com uma película vinílica jateada sem plotagem aplicada sobre o vidro.

A área destinada às salas de reuniões com clientes conta com um generoso espaço de recepção que abriga também a biblioteca e é iluminada através da maior sala de reunião, com fechamento inteiramente em vidro.



Para algumas salas que demandam mais proteção acústica foram escolhidos vidros duplos com colchão de ar entre eles. As demais receberam vidro incolor laminado de segurança de 8mm (4mm+PVB+4mm), com modulação de 1.250mm, de piso ao teto com caixilhos de alumínio anodizado natural e junta seca. “Utilizamos bastante vidro pois os clientes queriam um ambiente de trabalho integrado, onde as pessoas pudessem ter acesso umas às outras com facilidade”, conta o arquiteto Ricardo Gusmão. A área destinada às salas de reuniões com clientes conta com um generoso espaço de recepção que abriga também a biblioteca e é iluminada através da maior sala de reunião, com fechamento inteiramente em vidro. Para manter a privacidade, algumas salas têm parte do vidro menos translúcida. O efeito fosco foi alcançado com uma película vinílica jateada sem plotagem aplicada sobre o vidro. Os fornecedores e instaladores são da Abatex.


 



 

Deixe seu comentário