Seção

Empresas e Negócios

Da decoração à construção civil

Portfólio, padronização e investimentos impulsionam beneficiadora Conlumi no mercado nacional

30/10/2012

Processo de produção do vidro na Conlumi

Há mais de uma década atuando no beneficiamento de vidros planos, a Conlumi comemora um salto de produção histórico em sua trajetória: em um ano, a produção da empresa aumentou cerca de 800 toneladas, passando de 3700, em 2009, para 4500, ao final de 2010. Com o atual índice de crescimento em torno de 8% ao ano, a empresa se prepara para um 2011 de expansão ainda maior. “A Conlumi tem capacidade para processar aproximadamente 1000 toneladas de vidro por mês. Em 2011, a produção tem estado próxima a 700 toneladas/mês, e o atual cenário indica um quadro de evolução nos próximos 3 anos, o que provavelmente nos levará, em breve, à nossa capacidade máxima”, afirma o diretor da empresa, Claudio Passi.

 

As estratégias de investimento da Conlumi nos últimos anos têm-se pautado pela confiança em um mercado que se mostra aquecido e em plena expansão. “Nossos investimentos tiveram como foco a ampliação da fábrica e a aquisição de modernos equipamentos, com tecnologia de ponta”, informa Passi. Entre 2008 e 2009, a empresa aplicou R$ 3,5 milhões na aquisição de um imóvel para ampliação de sua fábrica e na compra de equipamentos, entre eles um novo forno para vidros serigrafados, uma lapidadora, uma nova ponte rolante e uma nova mesa automática de corte.

 

Segundo Passi, a empresa também tem concentrado esforços em seus principais diferenciais estratégicos: atender seus clientes respeitando fielmente seus projetos, garantir uma logística eficiente e disponibilidade imediata de matéria-prima, além de preços competitivos. “A Conlumi cresceu em seu ramo tendo como regra a padronização no atendimento, seguindo à risca o projeto e entregando o serviço com pontualidade. Essas atitudes acabam por fidelizar os clientes”, revela o diretor. Fundada em maio de 1992, a Conlumi iniciou sua atuação no mercado oferecendo acabamentos diferenciados, como o bisotê, para tampos de mesa, e espelhos com jateamento para decoração. “Nosso foco era nos firmar como empresa beneficiadora de vidros, e nosso grande desafio era superar as grandes barreiras da concorrência, existentes até hoje no mercado”, ressalta Passi.

 

De lá para cá, a empresa acumulou a experiência e o conhecimento técnico necessários para garantir seu espaço e ampliar seu portfólio de produtos. Atualmente, a Conlumi oferece vidros para as mais diversas finalidades, voltados tanto para o mercado de arquitetura e construção civil quanto para a indústria moveleira, e é pioneira na adoção do processo de laminação com a resina Uvekol. 

 

Entre os desafios a serem superados pelo mercado vidreiro, Passi ressalta a formação e treinamento de mão-de-obra especializada. “Nossa estratégia de crescimento deve ter em vista oferecer apoio e estabilidade à mão-de-obra contratada”, conclui o diretor.

Deixe seu comentário