Construção aquecida

Construção aquecida

Capa: Construção aquecida

Maior e mais tradicional evento da construção no País, a Feicon Batimat encerrou sua edição de 2014 com um balanço que superou todas as expectativas, confirmando sua posição de principal mostra do setor na América Latina. Entre os dias 18 e 22 de março, cerca de mil marcas expositoras apresentaram seus produtos às mais de 130 mil pessoas que circularam pelos corredores do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, em uma área de 85 mil m². 
“A Feicon Batimat foi um sucesso pelo ângulo do número de expositores, da qualidade dos materiais expostos e da qualificação do público: engenheiros, arquitetos, designers e profissionais do setor, além de consumidores. Também apresentou inovações voltadas à economia de água e energia, temas importantes no momento do Brasil”, avaliou Walter Cover, presidente da Abramat – Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção.

 

Ao abrir a cerimônia de inauguração, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges, ressaltou o desempenho do setor. “A construção civil responde por 50% da movimentação do crédito no País. Ou seja, R$ 110 bilhões entre janeiro de 2013 e janeiro de 2014, o que só pode representar uma indústria que vai bem. O nosso desafio agora é a qualificação da mão de obra”, declarou.

 

Para Liliane Bortoluci, diretora da Feicon Batimat, um dos destaques do evento foi demonstrar a mudança no perfil do consumidor brasileiro. “Nesta vigésima edição, pudemos comprovar a tendência do mercado em oferecer ao consumidor produtos de uso fácil e que também ofereçam economia, tanto de recursos naturais quanto de tempo”, afirma. E acrescenta: “A diversidade de produtos expostos evidenciou que o evento consegue reunir as principais marcas do mercado, tendo como alvo desde grandes construtoras até aquela pessoa que se propõe, sozinha, a reformar sua casa, além de engenheiros, arquitetos e varejistas que desejam oferecer em suas lojas as principais novidades do mercado”.

 

feicon 2014

 

Novidades 

 

Representantes da cadeia vidreira de variados segmentos marcaram presença como expositores. Principal nome do setor, a Cebrace deu destaque à sua linha Habitat de vidros de proteção solar para residências. Com uma inovação: seu estande tinha como proposta central oferecer ao visitante experiências interativas, para evidenciar o conforto propiciado pelos vidros de alto desempenho. A “termomáquina”, por exemplo, era um equipamento composto por um monitor de TV e um display térmico que convidava o visitante a sentir com as mãos o conforto oferecido pelos vidros Habitat. “Apresentamos uma sessão de fotos em um cenário que simulava o Saara, para mostrar que até uma casa no deserto poderia ter uma temperatura agradável com vidros Habitat”, diz Luciana Teixeira, coordenadora da Rede Habitat.

No segmento de ferragens, destaque para a participação da Glass Vetro, que lançou o Botton retangular FG SS 30 para guarda-corpo, feito em aço inox escovado, que empresta um visual limpo ao ambiente, atendendo aos desenhos mais sóbrios e que pedem linha reta. O estande da empresa também destacou as escadas modulares Do-up e os sistemas pré-montados Roll Glass de portas de correr, da espanhola Klein. Outro nome do ramo de ferragens, a Pado apresentou a nova linha Pado Glass, composta por fechaduras de alta segurança para portas e janelas de vidro. Já a Tecno Cast expôs o AutoBox, um sistema de acabamento para fechamento de banheiros, com dobradiças de retorno automático. No estande da Assa Abloy figuravam os puxadores em aço inox Arches e Inclinée e a mola de piso 7500, lançamentos da La Fonte, e as fechaduras digitais YDG 213, da Yale, para portas de vidro.

No ramo de abrasivos, a linha Classic da Norton Sain-Gobain expunha as útimas novidades em discos de corte, diamantados, flap discs, rebolos e fita isolante. Selantes de silicone acético e neutro, para vedação de vidro comum e laminado, eram destaque no estande da Walsywa, enquanto a cola Fixa Tudo MS, indicada para colar, selar e vedar os mais diversos tipos de materiais, como espelho, cubas, pias, calhas, vidro, concreto e madeira, era um dos lançamentos apresentados pelo Grupo Amazonas.

Glass vetro Feicon 2014

Lançamento de botton para guarda-corpo e uma ampla variedade de produtos marcaram a participação da Glass Vetro

Os visitantes da mostra conheceram também a MC Evolution Pro, nova linha de coletores solares, que ao lado da MC Evolution, são as únicas no mercado nacional fabricadas em chapa única com soldagem por ultrassom. A grande novidade da linha Pro é o vidro temperado de alta transparência, que oferece cinco vezes mais resistência a impactos como chuvas de granizo e variações extremas de temperatura. 

Novas tecnologias em janelas que primam pelo conforto térmico e acústico foram apresentadas pelos expositores desse segmento. No estande da Trishopping figurava uma série de janelas acústicas com desempenho e configurações específicas para diferentes demandas. Entre as inovações apresentadas na mostra figurava a janela acústica ventilada: um protótipo que oferece atenuação do ruído e ventilação ao mesmo tempo. O conceito consiste em um painel com furos que arejam o ambiente sem permitir a passagem de ruído.