Seção

Feiras e Eventos

Confira os principais produtos para o mercado vidreiro apresentados na Fesqua 2018

Com lançamentos e a inclusão do setor de serviços, feira recebe público qualificado em busca de soluções inovadoras para o setor de esquadrias

06/11/2018

A movimentação de uma das principais feiras do mercado vidreiro, a Fesqua (Feira Internacional da Indústria de Esquadrias), refletiu em um novo ânimo para os setores de vidros e de esquadrias. 45 mil visitantes da feira, que ocorreu simultaneamente aos eventos Ebrats (16º Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície) e a Feitintas (11ª Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos), lotaram os estande e corredores.
 

O resultado foi novos negócios fechados e conhecimento sobre as novas soluções das 400 marcas expositoras. A Adere Fitas Adesivas fechou o fornecimento de fita de aplicação para vidros em esquadrias para duas obras, segundo Bárbara Silva, gerente de Marketing da marca. "Também recebemos muitos clientes em busca de novidades e fizemos novos contatos".

 

Erico Miguel, diretor de marketing da Ideia Glass, disse que seu maior objetivo com a feira é fazer relacionamento, trazendo sempre novidades. “Apostamos no crescimento do setor e temos percebido uma aquecida do mercado desde meados deste ano e que suas expectativas são positivas e de melhoria, ainda que o segmento esteja contido”.  Fábio da Brasvetro compartilha da opinião e ressalta que a feira deste ano está melhor que a de 2016, com um número maior de expositores. “A expectativa é boa, mas as eleições estão segurando um pouco o crescimento”.

 

Os expositores destacaram, além das expectativas de reaquecimento do setor, o alto nível do público, realmente interessado em conhecer as novidades. “A feira superou as expectativas. A visitação foi fantástica, com clientes qualificados buscando informações, querendo saber mais sobre produtos de maior valor agregado”, ressaltou Leandro Gonçalves, gerente de Projetos da Divinal Vidros.

 

De acordo com Luis Henrique Tavares, diretor da Contramarco, realizadora do evento em parceria com a Cipa Fiera Milano, "o alto índice de renovação de contratos para a próxima edição, ainda durante a Fesqua, a qualificação do comprador e o alto nível de acabamento dos estandes, demonstram a confiança do mercado". Para o presidente da AFEAL (Associação Nacional das Empresas de Esquadrias de Alumínio), Antônio Antunes, o caráter internacional da feira se consolida com a implantação de mais serviços. "Participamos de feiras do setor no exterior e posso garantir que a Fesqua é superior, com um público dez vezes mais qualificado".  

 

Diante do sucesso da Fesqua,  Rimantas Sipas, diretor da Cipa Fiera Milano, organizadora dos eventos em parceria com as entidades setoriais, projeta novidades para a próxima edição, em 2020. "Neste ano a feira evoluiu, trazendo para o pavilhão o setor de serviços. E vamos evoluir mais, agregando novas áreas que têm sinergia com o mercado de esquadrias", garante. A próxima edição da Fesqua acontece de 16 a 19 de setembro de 2020, no São Paulo Expo.

 

 

Qualificação de profissionais

A Fesqua 2018 foi além dos lançamentos de produtos e serviços expostos no pavilhão. Durante o evento profissionais do setor, entre arquitetos, serralheiros, instaladores e fabricantes participaram do VidroSom - 11º Seminário Soluções Acústicas em Vidro e do Sebraser – XVI Seminário Brasileiro de Serralheria, com apresentação de temas da atualidade, oportunidade para troca de informações e qualificação profissional.

 

“A preocupação com o isolamento acústico é um movimento muito forte no mercado brasileiro e ganha adeptos na construção civil”, afirma Edson Claro de Moraes, presidente da Proacústica (Associação Brasileira de Qualidade Acústica) que assina o apoio institucional da Fesqua 2018. Moraes lembra que a Universidade do Som junto com a AFEAL (Associação Brasileira dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) vem preparando o segmento para o avanço do cuidado acústico. “O mercado terá grandes novidades em breve e o setor de esquadrias precisa se adequar a essa nova realidade”, alerta. “Hoje, a construção civil está muito mais adiantada que o segmento de esquadrias e isso precisa mudar”, acredita Moraes.

 

Já o ciclo de palestras da AFEAL/Contramarco debateu temas como a reforma trabalhista e análise de normas reguladoras, além de destacar as tendências e novas aplicações de produtos. A associação também organizou o 3º Encontro Nacional da Indústria de Esquadrias de Alumínio, que contou com apresentações de especialistas em diversos setores que atingem os fabricantes de esquadria, como o economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Gesner Oliveira, que falou sobre "As perspectivas econômicas dos principais candidatos à Presidência da República". E no último da feira aconteceu o Simpósio do Acrílico, promovido pelo IDAC (Instituto Nacional para o Desenvolvimento do Acrílico) focado no mercado de construção e esquadrias.

 

 

 

Novidades e soluções

A ACKIT lançou uma fechadura adesiva para envidraçamento de sacada em nylon com fibra, desenvolvida com materiais de alta resistência que garantem vedação e durabilidade. De fácil Instalação, pois dispensa a furação, é fixada com fita adesiva 3M. Tem miolo anti-corrosivo da Stam e parafusos em aço inox. Os clientes que comprarem acima de 120 unidades, ganham ainda um expositor.

 

 

A ADERE Fitas Adesivas chamou a atenção do público com o Alicate de Pressionamento Semi-Automático. O equipamento automatiza a aplicação de fita adesiva e a fixação do vidro na esquadria eliminando a necessidade de uso do alicate manual. O equipamento é destinado para o sistema stick, quando é montado quadro a quadro de uma faixa envidraçada.

“Desenvolvemos o equipamento em conjunto com o setor e fizemos teste em uma obra onde eram aplicados 60 quadros por dia no sistema tradicional. No primeiro dia aplicamos 150 quadros”, revela Leonardo Ramos, da área comercial. “Agora estamos projetando um equipamento para sistema unitizado, quando são fixados seis quadros ao mesmo tempo”, antecipa.

 

 

A BL GLASS apresentou seu recente lançamento, através da parceria com a empresa Gaviota, um sistema de persiana feito em alumínio e polietileno. O produto possui uma grande variedade de cores, entre elas branco, preto, bege, marrom, verde e cinza. A empresa também destacou o sistema de mola para piso com dobradiça integrada e uma mola hidráulica para piso que suporta portas até 100kg e passou por mais de 500 mil ciclos em seus testes.

Com corpo compacto, tampa em aço inox e amortecedor incorporado, tem ainda duas velocidades de fechamento ajustável por duas válvulas independentes. A Bl Glass ainda expôs toda sua linha de acessórios e ferragens para vidro, entre eles diversos modelos de ventosas, ferramentas, toda linha de dobradiças, fechaduras e puxadores.

 

 

A BRASVETRO Vidros destacou a tecnologia dos vidros curvos em seu estande na Fesqua com a exposição de um guarda-corpo, uma sacada e um box/porta de correr em vidro curvo. A empresa conta que também prepara novidades. A Brasvetro aposta em uma nova linha de serigrafia e na produção do vidro temperado laminado com EVA, tanto para o vidro plano como curvo.

 

A DISAFE expôs as barras antipânico da linha Durati, que podem ser instaladas em portas de vidro novos ou vidros já temperados. Com acionamento leve e silencioso, atendem portas de até 250 x 130 x 8cm, em ambos os sentidos de abertura, são moduláveis e indicadas para um peso máximo de 200 kgs por folha.

Feitas em caixa de aço carbono, têm linguetas, tubos e alojadoreas em aço inox, tampas e acabamentos em pintura epoxi. As barras são fabricadas 100% no Brasil e possuem três anos de garantia. O diferencial da linha Durati é que as barras podem ser colocadas em portas de vidros já instaladas.



A DIVINAL destacou alguns de seus produtos, como o Cool light da Cebrace, com os modelos BRN148 e BRS131, feitos exclusivamente para o mercado brasileiro, atendendo a uma demanda não atendida, antes suprida com outros produtos similares produzidos para outros climas. Outro destaque foi a linha de vidros Habitat, reforçando este produto de alto valor agregado, e os vidros Blindex, uma aposta da empresa pela segurança proporcionada.

 

 

A DORMAKABA destacou em seu estande as soluções Uniquin e HSW Easy, voltadas ao segmento de esquadrias. O Unquin é um sistema de perfis de alumínio e vidros para interiores utilizado como divisórias de salas com portas acionadas por fechadura com controle de acesso e que também permitem a utilização de molas hidráulicas embutidas e sistemas deslizantes. Tratam-se de perfis discretos dotados de isolamento acústico, instalação elétrica integrada e controle de acesso flexível. O perfil Uniquin aceita vidro temperado, transparente, fosco, laminado, assim como madeira e outros materiais de até 20 mm.

Já o HSW Easy é um sistema de perfis de alumínio composto por painéis deslizantes para abertura e fechamento de grandes vãos. Os painéis possuem travas e fechaduras mecânicas que deslizam recolhendo a um estacionamento, sem, contudo, utilizar trilhos inferiores. Essa solução atende agências bancárias, fachadas de lojas, seja em comércio local ou shopping centers e lojas "Duty Free" localizadas em aeroportos ou salas de embarque/desembarque, isolando voos domésticos ou internacionais.

 

A Revista Vidro Impresso mais uma vez marcou presença na Fesqua para estreitar o relacionamento com seus leitores, que puderam receber exemplares da última edição da publicação. O público também pode conhecer a novidade da Vidro Impresso, o Meu Vidraceiro (meuvidraceiro.com.br), uma ferramenta que conecta o consumidor que busca serviços de vidraçaria pela internet aos vidraceiros, aumentando assim as possibilidades de pedidos de orçamentos dos profissionais.




A FVT lançou o Kit Platinum para instalação de portas, uma exclusividade da empresa que traz um acabamento diferenciado com um design inovador. De fácil instalação, pois não precisa quebrar o piso para colocar a mola, gera ainda economia. É resistente a portas maiores, pode ser usado interna e externamente, possui fechadura com chave tetra, parafusos resistentes e maçaneta reta e curva, ou seja, não precisa comprar o puxador, mais um benefício que traz economia. O kit Platinum está disponível em cinco cores, preto, branco, natural fosco, cromado e bronze.
 


A GDS fez uma releitura dos modelos padrão do mercado de suportes para prateleiras e lançou o Suporte Fenda Flex para prateleiras ajustável a vidros de 4, 6, 8 e 10mm de espessura. O produto inédito traz flexibilidade para atender a todos os projetos, pois proporciona o ajuste de espessura, substituindo os suportes fendas convencionais. Além de ser mais compacto, o suporte fenda flex ocupa menos espaço e traz mais praticidade ao atender quatro medidas em uma só peça.

A empresa ainda pretende lançar novos tamanhos na versão flex, que facilita o processo de estocagem pois não precisa estocar uma peça de cada tamanho, em uma só já resolve quatro tamanhos. Apesar de mais compacta, ocupando menor espaço e sendo mais discreta na instalação, tem a mesma resistência dos suportes tradicionais e inclusive tem um recuo maior para o vidro. A fabricação nacional, com patente da GDS.

A GLASS PARTS destaca o cortador da coreana Toyo, que por ter um sistema revolucionário de mini roldanas em sua lâmina corta com mais flexibilidade sem deixar o vidro craquelado, cortando uma linha reta e contínua. A empresa também expôs, em estande conjunto com a GDS, os esquadros sem juntas da Leponitt e a Cola UV de alta aderência e resistência comprovada.

 

 

O grande destaque da GUSMÃO foi a Lavadora Vertical Open Top lx 1600, que lava e seca o vidro e ficou exposta na frente do estande da empresa. O equipamento possui 1,60m de altura e por ser Open Top, ou seja, é aberto na parte superior, conseguindo lavar o dobro da altura do equipamento, o que seria uma chapa de até 3,20m. A máquina é fabricada em aço carbono e possui sistema de aquecimento, rolos duplos, sistema de engrenagem, painel de comando e foi construída dentro das normas NR12 e NR10.

 

Outro produto em destaque foi a Ventosa Elétrica, equipamento 100% nacional, que possui sistema de giro de 360º e basculamento 180º vertical ou horizontal, sistema de segurança antiqueda e sistema automático para reconhecimento do vidro, braço de içamento, sistema digital de pressão e garantia de fabricação de 12 meses. A empresa ainda apresentou toda sua linha de máquinas, equipamentos e insumos para processamento de vidro.


 

Atendendo a uma necessidade do mercado, a IDEIA GLASS ampliou o mix de cores para todos os kits e ainda faz sob encomenda outras cores. Durante o evento, a empresa apresentou com exclusividade três novas cores de ferragens: dourado, rosê e branco nas linhas dos boxes Elegance e também para a linha de produtos Flex, que conta com kit para box e divisórias de ambientes. Outras outras cores podem ser feitas por encomenda, como azul e amarelo. Com as novas opções, as cores ficam padronizadas para todas as linhas e peças.

Érico Miguel, diretor de novos produtos, explica ainda que a escolha das cores é um item determinante no sucesso de um projeto. “Ter opções de cores é tudo que designers e decoradores procuram para incrementar projetos. Além disso, também nos preocupamos com a excelência da qualidade. O banho em nossas peças e acessórios passam por um rigoroso processo de fabricação, o que resulta em produtos extremamente elegantes, com brilho diferenciado e que garantem 100% de proteção à oxidação, já planejadas para ambientes mais úmidos”.

 

 

Tradicional na fabricação de kits para instalações de fechamento de sacadas, boxes e portas de vidro temperado, a LANDY KITS agora entra para o mercado de esquadrias de portas e janelas de alumínio com o lançamento de uma linha composta por mais de 40 itens para as linhas Suprema e Gold, entre roldanas, fechos, componentes, acessórios e peças plásticas para esquadrias de alumínio.
 


 

A novidade da LUDUFIX foi a rebitadeira elétrica ligada em corrente contínua de 220V, indicada para uso externo, em rebites de 3,2 a 4,8 em alumínio. Ao introduzir num furo, em um único golpe o mandril é expandido para frente. Agiliza muito o trabalho e aumenta a produtividade. Enquanto com uma rebitadeira manual aplica de 10 a 15 rebites em um minuto, com o elétrico são aplicados 100 por minuto.


 

A METTALLFLECK aposta no mercado de São Paulo e lançou na Fesqua uma releitura das fechaduras 1101, 1102. 1531, 3530 e 3534 com design no modelo paulista, fabricadas em zamac, com todos os diferenciais da empresa, como estrias para prender mais firmemente, parafusos embutidos, ângulo de aperto maior, desvio de passagem do perfil cadeirinha, evitando a necessidade de cortar o perfil. São releituras dos modelos tradicionais com as soluções da Mettallfleck agregadas.

 

 

A MM FECHADURAS lançou a 1070-S, uma fechadura para perfil estreito, principalmente para esquadrias de alumínio, compatível com a Linha Suprema e demais linhas similares, como Mega 25, Imperial 2.5, entre outras. A fechadura possui uma testeira de 17mm de largura, mais estreita que as similares do mercado, fazendo com que a maçaneta não enrosque no perfil que faz o quadro da porta. Outro lançamento foi a fechadura 1030-AS, que possui uma fechadura auxiliar tetra chave que tem a função de adicionar maior segurança também nas portas de alumínio, o que já acontece há mais tempo nas portas de madeira.

 

 

A MULTIMETAIS apresentou suas novidades na Fesqua. Entre elas está a nova linha de puxadores em polímero. A empresa também ampliou seu mix de ferragens e acessórios em zamac e lança modelos de fechaduras em nova cor.

 

 

A PKO DO BRASIL destacou em seu estande seu mais recente lançamento, o Blind Glass, um vidro que permite a alternância entre transparência e opacidade do vidro, de forma parcial ou total. O novo vidro tecnológico é um produto que lamina dois vidros extraclear com uma película especial de LCD que, por meio de acionamento do produto ligado na energia, permite o controle da opacidade e transparência do vidro, podendo ser parcial ou total.  

A tecnologia é semelhante à utilizada no Privacy Glass, mas com variações que permitem que o vidro se torne opaco de forma gradual, além de ser possível criar qualquer tipo de desenho na peça e alternar entre as formas desenhadas. O produto é indicado para salas de reunião, Data Centers, hospitais, clínicas, restaurantes, residências e qualquer ambiente que requer privacidade ou limitação da visão.

 

 

A Q-RAILING expôs o sistema de iluminação inteligente de LED para guarda-corpos de vidro. A linha exclusiva inclui soluções de iluminação focal e linear, o que a torna ideal para qualquer tipo de projeto. A linha Q-lights Spotlight apresenta uma tecnologia extremamente prática de ‘1 clique’, permitindo que as lâmpadas pré-preparadas para instalação sejam facilmente colocadas no corrimão. Outro destaque é a Q-lights Linear Light, com revestimentos para corrimões, cubos de encaixe e perfis de base de guarda-corpos de vidro que podem ser fornecidos com uma linha contínua de luz LED em diversas cores”

A empresa também levou para a feira o Easy Glass Hybrid, com perfis de base de alumínio praticamente invisíveis (apenas 43 mm de altura) e um preço muito atrativo; e o robusto Easy Glass Max, guarda-corpos auto-portante mais robusto para cargas até 5kN, com 4 perfis de base diferentes (2 para montagem superior e 2 para montagem lateral), ideal para estádios, aeroportos e shopping centers.

 

 

A REHAU apresentou sua nova linha de perfis de PVC, a Exelis. Desenvolvida especialmente para atender as demandas da América Latina, em especial do Brasil, a linha se destaca pelo perfil de PVC mais fino e mais leve, mas sem perder as características de isolamento térmico e acústico característicos dos perfis em PVC.  nova linha Exelis é uma inovação do uso de PVC para a construção de perfis, podendo chegar a até 50mm de espessura. O novo produto atenderá principalmente as construções verticais e pequenas reformas onde se busca aliar bom preço e estética diferenciada.

 

 

A SAINT GOBAIN expôs na Fesqua o centro de colagem TAS 1417-SX, que possui um completo sistema de operação e controle de gestão dos processos de aplicação para structural glazing. O equipamento se ajusta a cada medida de peça a ser aplicada e executa com precisão a aplicação de fitas dupla face, sem deixar bolhas e com adesão perfeita ao substrato.

 

 

A SOPRANO trouxe novas soluções que se destacam pela flexibilidade. A empresa lança uma linha de fecho concha de embutir e ampla linha de composição, um produto que a empresa ainda não oferecia e ampliou o leque de opções para atender a seus clientes. Um dos diferenciais é a altura menor do fecho, atingindo modelos de perfis estreitos e largos. Lançamento na linha tetra com fechaduras com cilindro tetra de embutir. Uma das novidades é o cilindro removível, trazendo flexibilidade para trocar o cilindro apenas. Esta é uma exclusividade patenteada da Soprano. Outro lançamento é a fechadura da mesma linha com cilindro híbrido, tanto para porta de giro, como pivotante e de correr, proporcionando também flexibilidade e facilitando a gestão do estoque por ser um produto 3 em 1.

 

 

A UDINESE levou em primeira mão na Fesqua o Udiconnect®, um app gratuito para com conectividade aos sistemas, possibilitando programar e acionar remoto o fechamento da janela, vidro ou persiana integrada. A tecnologia permite múltiplos acessos quando liberados previamente via registro. A empresa destacou ainda as molas aéreas embutidas para portas de giro UD45, que suportam cargas mais leves de até 45kg, um importante diferencial.

Outra novidade da Udinese na feira foi a Fechadura Biométrica YDF40, fabricada pela Yale, também marca do Grupo ASSA ABLOY. Indicada para ambientes residenciais ou corporativos, garante mais segurança no acesso aos cômodos e salas, permite a geração de acessos ilimitados por senha ou impressão digital. A Fechadura Biométrica YDF40 descarta o uso de chaves e não necessita de energia elétrica para funcionar, bastando apenas o uso de pilhas.

 

 

A WR GLASS apresentou o produto Slide Back, idealizado pela PERX, um sistema de fechamento automático para portas de correr. Ele providencia o fechamento das portas automaticamente de maneira suave, sem fazer barulhos. O produto ainda possui fácil instalação e chamou a atenção dos visitantes que passaram no estande da empresa. A empresa ainda apresentou o Box Frontal, com fabricação própria da WR Glass em aço inox, a empresa ainda destacou toda linha de acessórios e ferragens em zamac, que podem ser escolhidos com ou sem acabamento. Os visitantes também puderam conferir toda tradicional linha de acessórios e ferragens, com fabricação própria em aço inox.

Deixe seu comentário