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Compromisso com o cliente é o segredo do crescimento da Mettallfleck

A fabricante de ferragens para vidro temperado Mettallfleck cresceu em cem vezes sua área de trabalho em pouco mais de 10 anos de atuação

19/05/2017

A fabricante de ferragens para vidro temperado que começou, há 11 anos, com três profissionais apenas revendendo em uma área de menos de 50m2, hoje tem mais de 100 colaboradores em uma extensão de cerca de 5 mil m2 com desenvolvimento e produção próprios e uma capacidade produtiva para atender muitos clientes grandes ao mesmo tempo, podendo ampliar em até 70% a produção para fabricar um pedido extenso a toque de caixa e ainda garantir prazo. Aliás, este foi o caminho que fez a empresa conquistar o mercado em tão pouco tempo: entregar o combinado. 

“Nosso segredo é fazer coisas simples, atender a expectativa do cliente.  Não tem cliente que resista a um não cumprimento das coisas. Se você não entrega o distribuidor também não vai atender o vidraceiro, que atrasará a obra. Cumprir o combinado é uma questão de respeito, não adianta ter coisas isoladas funcionando. Atendimento é cumprir o que prometeu, não paparicar o cliente. As experiências precisam ser positivas, de produto e serviço”, afirma  Rogério Fleck, diretor da Mettallfleck.

Como conseguem atender a essa demanda? A resposta é planejamento. A produção não começa somente quando o cliente pede. A empresa possui um grande estoque com produtos quase prontos que necessitam apenas de ajustes de acabamento. “Não precisamos iniciar toda a produção como na concorrência. Conseguimos assim ser rápidos para pedidos grandes, com milhares de peças. Entregamos em cinco dias úteis”, ressalta. A empresa também faz produtos personalizados de acordo com a necessidade do cliente, mas sempre com a intermediação do distribuidor, pois não vende direto para o vidraceiro. 

Líder executor e metas claras

 

Para o empresário, muitos executivos e suas empresas não deram certo porque, apesar das ideias fantásticas, não tiveram a capacidade de colocar em prática. Pode parecer óbvio, mas demanda uma gestão eficiente. O segredo neste caso, para o empreendedor, é ser um líder executor. “O gestor tem que conhecer a empresa e as pessoas. O líder tem que ter comando da equipe, saber extrair o melhor das pessoas, ser um estrategista e um operacionalizador. Cotidianamente ter um trabalho focado, estar com cada um na meta, corrigindo dificuldades”, explica.   

Um outro erro é colocar metas somente para o departamento de vendas. “Tem que ter meta para tudo. Todos têm que saber qual o seu papel e porquê está fazendo aquilo. É preciso trabalhar com objetivos claros, ter um caminho a perseguir, executar o que você traçou. E quando montar a estratégia tem que pensar como fazer o time jogar com vontade e nas ações que serão executadas”. 

O bate-fecha que mudou o mercado

A Mettallfleck desenvolveu o fecho que mudou o jeito de abrir e fechar janelas. Seu sistema traz mais segurança, abrindo suavemente por dentro, mas sendo impossível de abrir do lado de fora. Macho e fêmea grudam, trava e a janela não abre. O perfil passa por dentro e isola, é mais fácil de operar, é uma peça que não dá defeito e o cliente não volta para reclamar. Criado em 2011, o produto foi registrado no INPI e segue em processo de patente. Representa hoje 40% do faturamento da empresa. 

Sobre como nasce uma ideia e se cria uma inovação, Rogério Fleck diz que geralmente são os desafios do dia a dia que instigam a fazer mais e melhor, a buscar novas soluções. “A ideia nasce, amadurece e um projetista torna o pensamento realidade no 3D, permitindo que vejamos a peça funcionando. Conseguimos simular pelo sistema e fazemos a matriz. Esse processo demora de seis meses a dois anos. Depois avaliamos e recebemos o feedback”, conta.

Ampliação do mix e apoio ao distribuidor

Sediada em Curitiba, a Mettallfleck produz uma extensa variedade de puxadores e ferragens – bate-fecha, porta de giro, maxin-ar, basculante para vidro temperado, em alumínio ou zamac. A empresa não poupa investimentos em tecnologias e capacidade produtiva. Para ampliar ainda mais seu mix, há um ano e meio compraram a Vialtec, aperfeiçoando alguns modelos. 

A fabricante que atende todo o Brasil- sendo líder de mercado na região sul, e alguns países sul-americanos, possui um compromisso com seus distribuidores que vai além do fornecimento de produtos, promovendo também ações que estimulem seus negócios. No final de março, realizou o Mettallfleck Experience, que proporcionou uma experiência completa aos seus principais clientes, que desfrutaram no hotel resort Mabu de uma série de apresentações sobre vendas e resultados. 

 

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