Seção

Arquitetura e Vidro

Cobertura iluminada

O vidro está presente em todos os ambientes desta cobertura em São Paulo, dos vãos e divisórias aos revestimentos e móveis, criando amplitude a um apartamento de dimensões reduzidas e sinergia com a paisagem urbana, além de trazer iluminação natural

18/08/2016

O uso do vidro na arquitetura vai muito além do ar de sofisticação. É conceitual. Em grandes centros urbanos, como São Paulo, especialmente em prédios, a transparência e aberturas permitem o contato entre o externo e interno, uma ligação entre o espaço pessoal e o âmbito geográfico. Além disso, o vidro ainda permite uma estrutura mais natural, deixando que a luz invada o ambiente e quebre a barreira existente entre o apartamento e o mundo. 

 


Fechamento das janelas foi feito em sistema deslizante

 

Esse duplex de 190m², localizado na Zona Norte de São Paulo, foi projetado pela arquiteta Pammela Resende Menezes, que, segundo as orientações do seu cliente, priorizou a iluminação e a explorou em todos os seus campos. Para que isso fosse possível, o vidro se tornou peça-chave essencial. A primeira aparição evidente da peça é no guarda-corpo da escada que dá acesso ao segundo andar, projetado em vidro temperado de 12mm. “A escada aparece em quase todos os lugares, então não queria um guarda-corpo que fosse pesado”, justifica. 

 

A arquiteta, segundo as orientações do seu cliente, priorizou a iluminação e a explorou em todos os seus campos. Para que isso fosse possível, o vidro se tornou peça-chave essencial

 

Ainda seguindo o conceito de iluminação, a cobertura da área de churrasqueira foi feita inteira com vidro temperado 12mm, com a composição de uma cortina para ser utilizada em dias de muito de sol. No mesmo espaço, há o fechamento das janelas em sistema deslizante localizado no Deck da jacuzzi. Neste, foram utilizados vidros laminados de 10mm. “A ampliação de varandas e fechamento de sacada com vidro teve, como objetivo principal, a entrada de mais luminosidade”, conta Pammela. No andar superior há a ampliação de uma varanda que também conta com portas e sacada em vidro. 

 


Guarda-corpo em vidro garantiu mais leveza à escada, que pode ser vista por quase todos os cantos da casa

 

 

Outro uso comum do vidro temperado foi no box dos banheiros aplicado em conjunto com ferragens da Roll.it. Os ambientes também possuem espelhos, assim como a sala de jantar, que conta com uma parede inteira envidraçada com vidro espelhado. As portas dos armários também são feitas de vidro preto basculante. Já no quarto, também há um armário inteiro espelhado, refletindo todos os outros móveis do cômodo. 

 


Quarto conta com armário espelhado. No banheiro, o espelho trouxe amplitude

 

Vidro por todos os lados

 

O apartamento evidencia o vidro de forma ampla e em estruturas relativamente bastante aparentes para quem visita o espaço pela primeira vez. No entanto, os detalhes do uso do vidro também trazem graciosidade e reforçam o quesito iluminação sem utilizar o material de forma agressiva. Na sala do primeiro piso, por exemplo, foi colocada uma mesinha de centro espelhada. Já no andar superior, abaixo da TV foi inserida uma espécie de prateleira feita, em partes, de vidro. Na parte da adega, a arquiteta usou vidro para fazer detalhes com fitas de led, que ficam atrás da prateleira.  

 


Detalhes em vidro foram utilizados para fazer a parte de LED

 

O projeto também faz bastante uso das pastilhas de vidro. Elas foram inseridas na área de churrasqueira, onde há uma mesa com tampo de vidro, e também estão presentes nos banheiros e na cozinha. Na sala de jantar, a mesa possui tampo de vidro. Até mesmo vários vasos de flores que estão espalhados pelo apartamento são feitos do material. 

 


Churrasqueira foi envolta com pastilhas de vidro


Segundo a arquiteta, foram utilizados no projeto pelo menos 85,30m² de vidro, através dos espelhos, box, prateleiras de vidro, guarda-corpo e sacada, cobertura da churrasqueira, fechamento das varandas, janelas externas e pastilhas de vidro. Os materiais foram fornecidos por três empresas: a Decoralar, que contribuiu com todos os espelhos, box, prateleiras da marcenaria e o guarda-corpo. Já o fechamento da cobertura e as sacadas foram realizados pela Vetro System. As pastilhas de vidro foram adquiridas na Tropobella. O investimento total em vidro no projeto foi de R$61 mil. 

 

Foram utilizados no projeto pelo menos 85,30m² de vidro, através dos espelhos, box, prateleiras de vidro, guarda-corpo e sacada, cobertura da churrasqueira, fechamento das varandas, janelas externas e pastilhas de vidro

 


Janelas contam com vidros laminados em 10mm

 


Varanda do piso superior também revcebeu envidraçamento

 


Cobertura de vidro em churrasqueira traz iluminação natural ao ambiente

 


Box foi instalado com ferragens Roll.it

 


Espelho faz parte da composição do banheiro

 


Sala de jantar possui parede espelhada e tampo da mesa de vidro. Armários da cozinha também possuem portas de vidro

 


Vidro aparece sutilmente em outros lugares, como no caso da mesa de centro

 


Prateleiras do rack também são feitas de vidro

 


Foram utilizados aproximadamente 85,30m²de vidro na obra 

Deixe seu comentário