Seção

Arquitetura e Vidro

Claraboias iluminadas

Oito aberturas de quatro metros de diâmetro trazem muita iluminação ao empreendimento que foi todo pensado para proporcionar conforto aos usuários. O design do átrio lembra ainda as engrenagens do interior de um relógio, em tamanho gigante, constituí

21/12/2016

Sustentável e funcional, o destaque do empreendimento Lansingerland, localizado no sul da Holanda, composto por dois edifícios interligados, são as claraboias no lobby central. São oito claraboias de quatro metros de diâmetro fechadas em vidro com PVB laminado crystal clear 16mm. Uma das claraboias forma um eixo que abriga um elevador panorâmico e é contornada por uma escada em caracol, tudo em vidro, formando um design surpreendente e trazendo muita luz de fora. A escada é estruturada com quatro placas de vidro isolante cuja folha externa é laminada e tem serigrafia antiderrapante. A estrutura é contornada por vidro de segurança laminado curvo com raio de curvatura de 3,9 metros e 10mm de espessura. 

Feito para ser sustentável

O objetivo dos arquitetos do escritório holandês Hans van Heeswijk Architects era fazer um edifício durável que, apesar da entrada de luz, não consuma excessivamente energia e equipamentos de refrigeração. Tudo foi pensado para dar conforto aos usuários. Paredes de vidro são utilizadas em todo edifício dando a maior transparência possível e integração entre as partes. As janelas são verticais com vidro duplo de 250 a 400 mm de cavidade com película acústica que isola o som. Além disso, foram instaladas com leve inclinação para abafar ainda mais o som, que no teto é silenciado. Apesar dos painéis de vidro que oferecem a sensação de total transparência, as salas de reuniões ganham mais privacidade com placas de madeira espaçadas, tanto na vertical como na horizontal, que formam a engrenagem de um relógio em grande dimensão para quem observa da entrada. 

Mais de cinco mil m2 de fachada de vidro

A fachada feita em estrutural glazing é completamente lisa, formada por cerca de 200 chapas de vidro de controle solar, instaladas pelo sistema de envidraçamento Schüco com esquadrias em aço inoxidável tensionado. São dois edifícios interligados, um espaço público e uma parte de escritórios. O edifício público tem 2.700 m2 de vidro Pilkington Insulight Sun 50/25 de controle solar duplo e o edifício de escritórios tem 2.500 m2 de Pilkington Insulight Sun 60/31 de controle solar. 

Paredes de vidro são utilizadas em todo edifício, proporcionando a maior transparência possível e integração entre as partes

Vidros por todos lados garantem a claridade e integração dos ambientes

 

 

Deixe seu comentário