Cinco passos para não errar no brinde de final de ano

Cinco passos para não errar no brinde de final de ano

Capa: Cinco passos para não errar no brinde de final de ano

 

Os brindes promocionais já são presentes clássicos para agradecer clientes, parceiros e colaboradores no final do ano. Para não errar na escolha do mimo – e correr o risco de espantar ao invés de disseminar a marca –, a Redd Promocional, empresa especializada em brindes corporativos, criou um manual com algumas dicas:

 

 

 

1. Que brinde escolher?

O brinde precisa ser facilmente associado à marca e ser útil para quem o recebe. Antes de sair pesquisando presentes corporativos por aí, pense nos pilares da empresa que devem ser reforçados com a ação. Relacionar a cor do logotipo da companhia com o brinde ajuda reforçar a mensagem que se quer passar com a ação. Uma companhia do segmento de bebidas, por exemplo, pode optar por coolers, bolsas térmicas ou abridores de bebida. Já para uma empresa do setor automobilístico, é interessante distribuir chaveiros em formato de volante, adaptadores de tomadas para veículos, entre outros.

 

 

 

2. Para quem dar?

Um dos erros mais comuns é o mapeamento incorreto das pessoas que irão receber o brinde. Isso pode gerar uma situação chata dentro da companhia e desgastar o relacionamento interpessoal e com a marca. Se o agrado for direcionado aos clientes, a recomendação é eleger aqueles que foram importantes durante o ano e também os que a empresa deseja se aproximar.

 

 

 

3. Que valor investir?

Não existe um valor mínimo ou máximo indicado para o presente. A questão depende apenas do planejamento financeiro de cada companhia, mas a recomendação é que o produto não seja extremamente caro, para evitar algum tipo de constrangimento. O mais importante é agradar o público-alvo e fazer com que a marca seja lembrada com o pequeno gesto, com opções que vão de materiais de escritório e produtos eletrônicos até vinhos em kits personalizados.

 

 

 

4. Quando presentear?

Por mais que o final do ano seja uma época comum para enviar presentes, é preciso avaliar se o momento é oportuno. Se o cliente, parceiro ou fornecedor estiver prestes a renovar o contrato, por exemplo, pode pegar mal o brinde. É possível que as pessoas entendam isso de maneira errada, achando que a companhia quer influenciar o negócio. Vale dar o mimo em épocas especiais, como a celebração de aniversário da empresa. E não deixe para a última hora: são necessários pelo menos 10 dias desde a escolha até a entrega, passando pelas provas e produção.

 

 

 

5. Como não errar?

Fatores como sexo, idade e localização geográfica precisam ser analisados para traçar o perfil correto do público alvo. Uma empresa de cosméticos voltada para mulheres, dificilmente terá sucesso com um kit de ferramentas como brinde. Para não errar nessa hora, uma alternativa é recorrer aos profissionais da área.

 

 

 

Fonte: Canal Executivo