Seção

Arquitetura e Vidro

Cebrace fornece vidros para restaurante comunitário no Rio

A fabricante apoia projeto que oferece uma alimentação saudável e acessível para a população vulnerável

16/08/2016

Refettorio, em latim Reficere, significa refazer ou restaurar. Concretizando esse princípio de restauração, a ONG Gastromotiva e o projeto Food For Soul recriaram um modelo de restaurante comunitário no Brasil: o Refettorio Gastromotiva. Assinado pelo arquiteto Gustavo Cedroni, da METRO Arquiteto, a Cebrace forneceu para a construção do restaurante chapas do vidro laminado incolor, com a espessura de 8 mm. O vidro laminado é composto por uma ou mais chapas de vidro intercaladas por uma película de alta resistência. Ele é obrigatório para garantir a segurança em locais como pisos, coberturas, guarda-corpos e em divisórias de vidro por reter os cacos em caso de quebra, evitando acidentes. Usada no Reffetorio para separar um dos escritórios da varanda, a área envidraçada ofereceu, além de segurança, integração entre os ambientes, favorecendo a transparência.

 

Co-organizado pela jornalista Alexandra Forbes, o projeto leva a sério a responsabilidade de não desperdiçar alimentos e possibilitar maior inclusão social para pessoas em situações de vulnerabilidade. Além de oferecer também, especialização gastronômica para os jovens e palestras que estimulem uma alimentação saudável e acessível.

 

 

O Refettorio Gastromotiva está sendo lançado durante os Jogos Olímpicos e funcionará como um restaurante-escola, onde grandes chefs da gastronomia mundial e jovens talentos vão cozinhar com ingredientes excedentes. O Comitê Rio 2016 é responsável em garantir o bom procedimento dos alimentos e a produção sustentável. No período dos jogos, serão servidos jantares gratuitos para população carente e, a partir de outubro, almoços para o público em geral com o conceito “pague o almoço e deixe o jantar”, ou seja, uma refeição paga garante outra gratuita.

 

Para o projeto acontecer, os apoiadores foram essenciais. O terreno para o funcionamento, por exemplo, foi cedido pela Prefeitura do Rio de Janeiro e tem alvará de permissão para os próximos 10 anos. A iniciativa Rio Alimentação Sustentável, uma rede de 30 instituições comprometidas em apoiar o Comitê Rio 2016 na viabilização da oferta de alimentos saudáveis e, a ONG Visão Mundial, que luta pelos direitos da criança e adolescente, também estão oferecendo o suporte necessário para que o Refettorio Gastromotiva realize o impacto e diferença social que propõe.

Deixe seu comentário