Casa sugere transparência e contemplação

Casa sugere transparência e contemplação

Capa: Casa sugere transparência e contemplação

São Paulo, 3/12/2013 — Erguida no sopé da montanha de Blue Ridge, na Carolina do Norte, Estados Unidos, a Piedmont Residence é composta por uma série de volumes conectados entre si. Com amplas superfícies envidraçadas em todos os fechamentos, os blocos são orientados de modo a proporcionar visão panorâmica das diferentes paisagens dos arredores.

 

Projetada pelos arquitetos da Carlton Architecture+Design, a residência conta com amplas janelas e paredes de vidro em toda sua extensão, conferindo à estrutura uma sensação de transparência e amplitude, unindo-a visualmente ao entorno verde. “As amplas folhas de vidro foram estrategicamente posicionadas de modo a intensificar a capacidade de experimentar casa e natureza simultaneamente”, diz o arquiteto Rob Carlton, que assina o projeto em parceria com Chad Harding.

 

 

De fato, o projeto foi concebido de forma a capturar a essência da natureza circundante. Distribuídos em três níveis, os ambientes também são interligados de forma inteligente e funcional. A garagem e o depósito estão dispostos no porão, enquanto o dormitório principal é separado do restante da casa por meio de um corredor de vidro, proporcionando privacidade e acesso ao terraço, aos jardins e à piscina.

 

As grandes aberturas envidraçadas tornaram-se um componente crucial para o desenho da fachada, presentes sob a forma de paredes, com janelas de alto desempenho, instaladas pela Americana Marvin Windows and Doors. “Trata-se de uma casa com uma proposta moderna, simples e objetiva”, comenta o diretor da empresa, David Furman.

Segundo Furman, os sistemas especiais fornecidos para o projeto garantiram conforto, proteção e continuidade visual na medida certa, tornando-se essenciais para reforçar a conexão com a paisagem. “As janelas padrão foram personalizadas para garantirem, dentro do orçamento previsto, uma extensão contínua de vidro, o que normalmente não é possível por meio de sistemas convencionais para residências.”

 

Receba a Revista Vidro Impresso, acesse o link.