Aposta na tecnologia

Aposta na tecnologia

Capa: Aposta na tecnologia

Contribuir para o pleno desenvolvimento do mercado vi­dreiro nacional, por meio de uma produção interna am­parada pelo que há de mais moderno em equipamentos, recursos e tecnologias. Esse tem sido o foco da Cebrace, que no mês de junho reuniu parceiros, clientes, arquitetos, membros de associações e imprensa para a inauguração oficial de três importantes investimentos da empresa: a pri­meira linha de espelhos da América Latina, capaz de pro­duzir em chapas jumbo; o maior coater dos grupos NSG/ Pilkington e Saint-Gobain; e o forno C5, unidade que está em produção desde 2012. Principal aposta dos fabricantes, os vidros de alto valor agre­gado estão sendo fabricados em escalas cada vez maiores. “A demanda por produtos como os vidros de proteção solar e seletivos está aumentando. De olho nessa tendência e em busca de aprimoramento constante, a Cebrace trouxe para o Brasil o maior e mais moderno coater dos grupos NSG/ Pilkington e Saint-Gobain, que será responsável pela produ­ção de vidros que chegam a reduzir em até 80% a entrada de calor”, a.rma o gerente de marketing da empresa,Carlos Henrique Mattar. Cerca de 300 convidados estiveram presentes na ocasião pa­ra celebrar e conferir de perto as tecnologias de ponta que a empresa está trazendo para o Brasil, capazes de viabilizar a fabricação interna de produtos inéditos no mercado nacio­nal, além de outros que até então eram importados. O even­to incluiu uma visita técnica à nova linha de coating e ao C5, ambos em Jacareí, e às linhas de espelhos da Cebrace localizadas em Caçapava, no interior de São Paulo. Na nova linha de espelhos, os visitantes puderam acompanhar a produção do espelho jumbo.

 

Na avaliação de Mattar, o jumbo é outra demanda que está em evidência no mercado por possibilitar aos processadores um maior aproveitamento da chapa, reduzindo o desperdício no corte. “Produzir no Brasil em uma grande dimensão como essa é uma forma oferecer novas possibilidades de uso para os arquitetos, que podem ter maior liberdade de criação”, diz o gerente. As soluções e equipamentos de última geração implantados no novo coater, bem como seu funcionamento e processos produtivos, também puderam ser conferidos de perto. Os convidados conheceram a máquina que deposita microcamadas de óxido metálico na superfície do vidro, formando as camadas metalizadas que garantem a seletividade do produto. O gerente da Cebrace informa que o novo coater será responsável pela produção de vidros de proteção solar e seletivos de 3 a 12 mm, como o Cool Lite ST/STB, o Cool Lite KNT e o Cool Lite SKN, que chegam a reduzir o gasto energético em até 80%. Tais produtos são responsáveis por oferecer conforto térmico e proteção contra raios UV, além de contribuir para a obtenção da certificação Leed. A nova linha de coating produzirá também vidros para o mercado industrial, principalmente de refrigeração, como a linha Planitherm (baixo-emissivo). Outra novidade Mattar, será a possibilidade de produzir em medidas customizáveis e em tamanho jumbo. “Com esse novo investimento, vidros de valor agregado que anteriormente eram importados podem ser fabricados no País, ampliando mais de seis vezes a nossa capacidade produtiva atual.

 
Após as visitas, os diretores executivos da Cebrace realizaram a abertura da cerimônia de inauguração na unidade fabril de Jacareí. Na oportunidade, os diretores Renato Holzheim e Leopoldo Castiella ressaltaram as iniciativas da empresa nos últimos dois anos, entre elas a reforma do C3, a construção do C5, a aquisição de um coater de tecnologia de ponta e a criação de uma nova linha de espelhos, totalizando mais de R$ 1 bilhão, o maior investimento já realizado no setor vidreiro no país nesse período.

 

Para o gerente de marketing da Cebrace, o evento celebrou “um crescimento que é resultado de um esforço contínuo para a excelência em serviços, em consolidação de parcerias e também da fabricação de produtos adaptados ao mercado nacional com a mais moderna tecnologia disponível no mundo.” Desde o acendimento do C5, em 2012, e da retomada do C3, no início deste ano, a empresa testemunhou um crescimento contínuo do mercado e manteve sua estratégia de investir em conformidade com esse crescimento, de modo a atender a demanda impulsionada pelos arrojados projetos que despontam no cenário arquitetônico nacional. Após a cerimônia, os parceiros se reuniram em um almoço e foram surpreendidos por uma apresentação da escola de samba Mocidade Alegre.