Seção

Fique por Dentro

ANAVIDRO debate o tema fiscalização de obras com conselhos de arquitetura e engenharia

Em busca de soluções para as ações propostas no 1º Fórum União dos Vidraceiros, a Associação Nacional das Vidraçarias se reúne com representantes do CREA e CAU

16/05/2017

Buscando parcerias eficientes para aprimorar a aplicação de vidros na construção, assim como o trabalho dos profissionais da área, a ANAVIDRO se reuniu com duas importantes entidade do setor de arquitetura e engenharia – CREA (Conselho de Engenharia e Agronomia) e CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) a fim de firmar parcerias para fortalecer e viabilizar as fiscalizações das obras, tema do 1º Fórum União dos Vidraceiros.

Hoje as fiscalizações somente acontecem quando é feita alguma denúncia de uma obra irregular. Agora, a partir da reunião entre a ANAVIDRO E CREA, órgão que recebe as denúncias e fiscaliza as obras, foi sugerida a criação de uma norma, a ser estabelecida nas próximas reuniões e posteriormente divulgada e popularizada, para que as obras sejam automaticamente fiscalizadas, assim que surgir uma ART com o serviço determinado, tornando obrigatório o processo de fiscalização.

O desenvolvimento desta norma vai depender da avaliação de um conselheiro e, posteriormente, será aberta para câmara de engenharia uma normatização, a ser determinada por um grupo de trabalho criado pelo conselho ou pela própria câmara. Ficou definido também o desenvolvimento de um canal de relacionamento direto para os associados da ANAVIDRO acionarem o CREA para informar quando houver alguma irregularidade.

Outro ponto, definido também no encontro com o CAU, é que, antes da etapa de fiscalização, é importante primeiro capacitar os profissionais, levando até eles um conhecimento maior sobre os tipos de vidro e suas aplicações. A parceria entre a ANAVIDRO e o CAU se daria para capacitação de profissionais, uma vez que quem especifica o produto na maioria das obras é o arquiteto. O CAU já está com um projeto piloto chamado “Capacita Arquiteto e Urbanista”. O CREA visita as universidades através da Comissão de Relações Públicas-CRP.

 

Sobre a ANAVIDRO

A ANAVIDRO – Associação Nacional das Vidraçarias foi criada em 2006 para representar e defender os interesses das vidraçarias, qualificar e orientar seus gestores e ser o elo entre fabricantes, transformadores e consumidor final. Periodicamente são realizados comitês e debates para levantar as necessidades e desafios do mercado do vidro e encontrar soluções para as questões levantadas junto a fabricantes e órgãos regulamentadores.

Durante estes dez anos, implantou uma série de outras ações e benefícios para atuar em prol do desenvolvimento e profissionalização do segmento, como a realização de cursos de qualificação profissional. Para incentivar a qualidade e boas práticas na indústria fornecedora, a associação criou o PRÊMIO DESTAQUE ANAVIDRO, que reconhece as empresas que oferecem os melhores produtos e hoje é referência no setor vidreiro.

Deixe seu comentário