Últimas Notícias

Notícia

ABNT publica norma para envidraçamento de sacada

Projeto entra em vigor a partir de 16 de fevereiro

21/01/2014

Em fevereiro, a NBR 16259:2014 estará em vigor

Estimulado tanto em cidades onde o inverno é rigoroso, como Porto Alegre e municípios serranos da Região Sul, como em regiões mais quentes, como Salvador e Recife, o envidraçamento de sacadas tem sido cada vez mais empregados como forma de controlar de proteger os ambientes e ao mesmo tempo controlar a temperatura interna.

 

Tendo em vista que o procedimento se prolifera em todas as regiões do País, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de publicar a norma NBR 16259:2014 Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio, que regulamenta este tipo de instalação em diversos requisitos. O texto está disponível para consulta no link http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=309046# e entrará em vigor no dia 16 de fevereiro.

 

Sacadas envidraçadas devem obedecer à nova Norma da ABNT

 

Inédito no mundo, o projeto estava em elaboração por uma comissão formada no âmbito do Comitê CB-37, desde março de 2009. A inexistência de uma referência internacional foi um dos fatores que dificultou a tarefa, que foi dividida em duas partes: o desenvolvimento do projeto com base na norma ABNT-NBR 10821 – Esquadrias Externas para Edificações; e a obtenção de dados técnicos reais, com apoio de laboratórios que permitam ao Comitê ABNT/CB-37 realizar ensaios, para verificar se os valores propostos são exequíveis e se trazem benefício ao sistema.

 

Ao longo do processo, foram realizados diversos testes de reforços verticais e de manuseio em laboratórios especializados, que remeteram aos parâmetros para o ensaio da norma. Fixação, ancoragem, resistência e desempenho são aspectos de fundamental importância para o sistema de envidraçamento de sacadas, tanto quando o vidro, e estão entre os procedimentos abordados pela norma.

 

Receba a Revista Vidro Impresso, acesse o link.

 

Deixe seu comentário