Seção

Arquitetura e Vidro

A onda de vidro

Arquitetura polonesa emula as formas da natureza

30/09/1949

Arquitetura polonesa emula as formas da natureza

Eleito em 2009 o melhor projeto de shopping do mundo no Prêmio Internacional de Projeto e Desenvolvimento, realizado nos Estados Unidos durante o Center Build Conference, o shopping polonês Zlote Tarasy (Terraços Dourados) ostenta uma das mais impressionantes coberturas de vidro já executadas. Localizado no distrito de Varsóvia, o empreendimento é parte de moderno e gigantesco complexo comercial multiuso projetado para renovar a identidade urbana da região. Aberto em 2007, o Zlote Tarasy já é um marco da arquitetura local, tendo se transformado em paradigma para o desenvolvimento urbanístico da cidade.

 


Situado atrás da estação central de Varsóvia, o complexo é inspirado nos históricos parques urbanos da cidade, poupados da destruição que arrasou o País na Segunda Guerra Mundial. “O projeto do Zlote Tarasy reinterpreta os antigos parques ao criar vívidos ambientes externos e internos, com amplos espaços abertos que remetem aos tradicionais espaços de lazer da cidade”, afirma Marcin Berendt, gerente de marketing do complexo. “Pedras de arenito e granito, aliadas a vegetação e água, criam um ambiente interno muito próximo à natureza”.

 


Projetado como uma extensão do parque ao redor, o shopping é fechado por uma inovadora cobertura de vidro ondulada de 10 mil metros quadrados, inspirada no desenho formado pelas copas das árvores quando vistas de cima. Com uma extensão de 120 metros e vãos individuais de mais de 30 metros, a fina camada de vidro cria a sensação de um espaço externo, ao mesmo tempo em que garante proteção contra as baixíssimas temperaturas na região durante o inverno.

Deixe seu comentário