Seção

Arte em Vidro

A academia DO VIDRO

Um mergulho na história, na arte e na técnica vidreira

09/11/2013

Peça anglo-saxônica (alemã), datada de 1710-1720

Uma oportunidade única de tocar, manipular e explorar o vidro em suas mais diversas possibilidades artísticas e tecnológicas. A visita ao Corning Museum of Glass, localizado na cidade de Corning, Estado de Nova York, não se resume em conhecer de perto o mais completo acervo histórico de obras de arte em vidro do mundo. A proposta do espaço é ampla e oferece atividades multidisciplinares diárias, que permitem o contato com o vidro de todas as formas possíveis. “Além das exposições que contam a história da ciência e da tecnologia, traçando um paralelo com as descobertas e inovações do vidro, o museu desenvolve oficinas em que são ensinadas as mais complexas técnicas de manipulação do vidro a alta temperatura”, conta Yvette Sterbenk, gerente de comunicação do Museu.

 


Durante todo o ano, um estúdio especialmente equipado para a confecção de peças em vidro oferece cursos diários de “Make your own glass” (Faça seu próprio vidro), voltados para todos os níveis de produção vidreira. “Os visitantes têm a oportunidade de criar seu próprio objeto de vidro ao lado dos mais qualificados profissionais da área”, afirma Yvette. O museu também conta com workshops e cursos intensivos, ministrados por grandes artistas vidreiros
internacionais, para alunos de todos os níveis. Para os interessados em pesquisas, vale um mergulho nos arquivos da Rakow Research Library, uma biblioteca onde estão dispostos os mais importantes registros e referências sobre a história da arte e da indústria vidreira.

 

 


Depois de viajar por milênios de história do vidro pelas galerias do Corning Museum, o visitante depara com o GlassMarket, uma extensa galeria dividida em oito lojas, onde relíquias do mundo do vidro estão disponíveis para venda. “São mais de 15 mil itens, que vão de obras produzidas por mais de 200 artistas, entre nomes emergentes e consagrados, a utilidades domésticas, jóias e acessórios, além de peças de coleções raras, de todas as faixas de preço”, informa a gerente, lembrando que o GlassMarket conta, ainda, com o maior acervo de livros, vídeos e imagens sobre a história da indústria do vidro.

Deixe seu comentário