09 ideias de negócios para quem quer empreender em 2016

09 ideias de negócios para quem quer empreender em 2016

Capa: 09 ideias de negócios para quem quer empreender em 2016

Para quem pensa em começar uma startup, o horizonte também é sombrio. “Acredito que os investimentos em 2016 serão bastante seletivos, principalmente em early stage”, diz Fernando de la Riva, CEO da Concrete Solutions.

 

Mesmo diante de más perspectivas, as oportunidades ainda existem e muitos vão escolher o empreendedorismo em 2016. “Precisamos de empreendedores que mostrem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos”, diz Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemísia. 

 

Veja abaixo as indicações para quem quer começar um negócio em 2016:

1.    Fintech

A associação das palavras finanças e tecnologia resultou no termo fintech, usado principalmente para se referir a startups. Esta é uma das áreas que pode crescer no próximo ano, seguindo um movimento que começou em 2015.

 

2.    Economia compartilhada

Outra área que faz bastante sentido em um contexto de crise é a de economia compartilhada. 

 

3.    Carreira e emprego

Mais uma vez, é de uma consequência da crise que aparece a oportunidade. O desemprego pode impulsionar negócios ligados à carreira e capacitação.

 

4.    Negócios com potencial de exportação

 

O dólar alto abriu novas possibilidades para as empresas com potencial de exportação. Artesanato, pequenas confecções e até serviços de programação podem ter maiores chances de serem mais exportados com o dólar valorizado.

 

5.    Soluções para crise hídrica

A crise hídrica atinge, hoje, boa parte do Brasil. Por isso, soluções para limpeza da água, reaproveitamento e economia serão bem vistas.

 

6. Negócios digitais

 

O mercado digital deve continuar crescendo, especialmente em serviços e apps que agilizem a vida e reduzam o custo de um determinado tipo de serviço.

 

7.    Manutenção ou reformas

 

Se economizar é a ordem do dia, empresas que ajudem na manutenção de bens podem ter sucesso. Ao invés de comprar um item novo, o consumidor deve optar por modernizar ou consertar o que já tem.

 

8.    Soluções mais baratas

Não é preciso ser especialista em economia para entender que, em ano de crise, todo mundo quer gastar menos. Por isso, negócios que permitam economizar estão em alta.

 

9. Microfranquias

 

O desemprego deve gerar uma onda de novos empreendedores, alguns por necessidade e outros por oportunidade. Com pouco capital, muitos devem escolher o formato das microfranquias. 

          

 

 

Fonte: PEGN