Seção

Arquitetura e Vidro

Casa de praia une leveza do vidro com elementos rústicos

Transparência foi utilizada para ressaltar as belezas naturais do local

11/05/1947

Os arquitetos João Conrado e Gabriel Ceravolo, de São Paulo, realizaram um projeto de 624 m² em condomínio na praia do Espelho, em Trancoso, na Bahia. O ponto de partida foi um terreno com declive. “Desde a primeira visita, sugeri que a casa tivesse uma piscina de fundo infinito que se confundisse com o horizonte com vista para o campo de golfe”, conta Gabriel.

 

No piso térreo da casa fica a parte social, com a integração da varanda às salas de estar, de jantar e de jogos. Na entrada, grandes portas pivotantes de vidro controlam o vento e proporcionar ventilação natural. Materiais naturais permeiam a construção, como as madeiras Tatajuba e Massaranduba, presentes nos pilares da varanda, esquadrias e batentes, além da estrutura do telhado.

Os profissionais optaram por vidro para fechar a área da escada, assim a transparência traz a melhor vista da casa: o mar. “O bloco ficou leve e aproveitou a luz natural”, conta Gabriel. Paredes pintadas de cal branco e piso de cimento queimado arrematam o projeto com a informalidade inerente à praia.

 

Fonte: Casa e Jardim

Deixe seu comentário